Psicomotricidade de 0 a 3 anos: Como avaliar o progresso da criança?
Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento infantil, e a psicomotricidade desempenha um papel crucial nesse processo.
Dos 0 aos 3 anos de idade, as crianças passam por uma série de marcos importantes em sua jornada de aprendizado e crescimento motor, emocional e cognitivo. E por isso, avaliar o progresso nessa fase inicial é essencial para identificar possíveis áreas de desenvolvimento e garantir que cada criança alcance seu potencial máximo.
Neste artigo, exploraremos a importância da psicomotricidade na primeira infância e forneceremos orientações práticas sobre como avaliar o progresso psicomotor de crianças nessa faixa etária.
Conteúdo
Entenda como educadores podem usar os principais elementos da Psicomotricidade
A Psicomotricidade abrange os aspectos físicos, emocionais e mentais do desenvolvimento infantil, desempenhando um papel crucial na promoção do bem-estar e da aprendizagem das crianças.
Além disso, ela é amplamente utilizada na terapia para auxiliar no acompanhamento de transtornos como Autismo e TDAH, a psicomotricidade também tem aplicação na escola, oferecendo aos educadores uma ferramenta valiosa para avaliar o desenvolvimento de seus alunos. O próprio nome da psicomotricidade revela sua essência, relacionando-se à mente, ao coração, ao movimento e às habilidades motoras, bem como à idade da criança.
Portanto, em um ambiente acolhedor e seguro, as crianças têm a oportunidade de se expressar livremente, desenvolvendo-se de forma integral e aproveitando o potencial de seu corpo por meio de atividades lúdicas. Ao compreender os elementos essenciais da psicomotricidade, os educadores podem identificar áreas de desenvolvimento e criar atividades adequadas para estimular o progresso de seus alunos.
Elementos que você precisa conhecer
Separamos alguns elementos da psicomotricidade que vão fazer com que você compreenda de forma abrangente o que consta na psicomotricidade, vamos lá?
Esquema Corporal
Está relacionada à consciência corporal das crianças, numa forma de saber adquirido na interação com outras pessoas, os objetos e espaços à sua volta. As descobertas vão sendo armazenadas como informações proprioceptivas (noção corporal sem o uso da visão ou da razão) e sinestésicas, que envolvem vários sentidos.
Portanto, o esquema corporal de cada criança irá se ajustar e modificar à medida que ela cresce e estabelece novas relações.
Imagem Corporal
As primeiras representações mentais que a criança faz em relação ao seu próprio corpo surgem da observação e interação com o ambiente ao seu redor. Por exemplo, ao observar outras pessoas, ela aprende a identificar partes do corpo como olhos e boca.
Além disso, é por meio do uso de espelhos, ela pode enxergar a tonalidade do cabelo e da pele, além de compará-las com outros membros da família.
Portanto, esse conhecimento gradual e quase inconsciente das características corporais permite à criança começar a explorar seus sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), o que contribui para que ela perceba o mundo externo.
Motricidade fina
Essa é a mais conhecida da maioria dos educadores, pois está diretamente ligada à coordenação fina, e por meio dela, a criança consegue coordenar movimentos utilizando grupos musculares específicos dos braços, mãos e dedos.
Isso significa que ela adquire as habilidades necessárias para manipular objetos, como um lápis durante a escrita, utilizando a mão e os dedos de maneira precisa, de acordo com as demandas da atividade. Sendo a realização de exercícios específicos auxiliantes na identificação de possíveis dificuldades ou habilidades latentes.
Tônus Muscular
É um dos fatores avaliados assim que o bebê nasce e segue sendo um ponto importante de observação. O tônus muscular é a tensão fisiológica exercida pelos músculos em suas atividades, fundamental para a coordenação, equilíbrio e postura.
Além disso, a falta de tônus em crianças muito pequenas, por exemplo, pode dificultar a sustentação em determinada posição, como manter-se sentada. Já um enrijecimento muscular pode sugerir tensão.
Por isso, avaliar o tônus muscular ajuda inclusive a identificar características emocionais e físicas, como ansiedade, raiva, timidez, hábitos ou manias.
Organização espaço-temporal
Uma criança com organização espaço-temporal bem desenvolvida consegue se movimentar e se orientar adequadamente, conforme esperado para sua idade. Isso inclui habilidades como alcançar um objeto, entrar ou sair de um local, entre outros.
Assim, o desenvolvimento dessa habilidade é fundamental e envolve o trabalho com noções como perto e longe, dentro e fora, antes e depois, em cima e embaixo, entre outras.
Lateralidade
Desenvolver a habilidade de usar ambos os lados do corpo simultaneamente, enquanto se mantém consciente de esquerda e direita, é crucial para o desenvolvimento de outras habilidades, como coordenação motora grossa e fina, e até mesmo escrita.
Além disso, a noção de lateralidade contrasta com a de dominância lateral, na qual a criança adquire habilidade em apenas um lado do corpo.
Em suma, desde a compreensão dos elementos essenciais da psicomotricidade até a aplicação de atividades específicas, os educadores podem desempenhar um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento motor, emocional e cognitivo dos pequenos.
Portanto, é essencial lembrar que cada criança é única e desenvolve-se em seu próprio ritmo, e que ao implementar práticas de avaliação contínua e adaptar as atividades conforme necessário, os educadores podem ajudar as crianças a alcançar seus marcos de desenvolvimento de maneira eficaz e satisfatória.
Na NeuroSaber, você encontrará um artigo repleto de sugestões de jogos e brincadeiras que promovem a psicomotricidade na educação. Quer aprender mais? Confira nosso canal do YouTube para vídeos exclusivos sobre esse tema!
REFERÊNCIAS:
ABP – Associação Brasileira de Psicomotricidade – https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/ Acesso em: 19/03/2022
XISTO, Patricia Baldecera, eLuciana Borba Benetti — A PSICOMOTRICIDADE: UMA FERRAMENTA DE AJUDA AOS PROFESSORES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6190
SERRANO, Paulo e LUQUE, Cira de. A criança e a motricidade fina. Introdução. Editora Papaletras. 2ª edição/2016.
3 Comments
Bem, eu gostei muito das aulas iniciais de demostração, fiz minha incrição paguei e depois continuaram me cobrando, fiquei preocupada porque apareceus outros valores tão insignificativos que me deixou confusa se realmente era da Neurosaber.
Olá! Sinto muito pela confusão.
Para entender melhor sua situação e resolver essa questão, você poderia nos fornecer mais detalhes sobre as cobranças adicionais que está enfrentando?
Assim, consigo verificar o que está acontecendo e resolver essa questão para você.
Equipe NeuroSaber 💙