Você sabia que os processos de alfabetização e letramento são distintos, mas complementares? Alfabetizar e letrar é inserir as crianças no universo da leitura e da escrita.
Aprender a ler é o objetivo do processo da alfabetização. Uma criança alfabetizada adquiriu habilidades que a permitem ler e escrever, pois é capaz de codificar fonemas em grafemas e decodificar grafemas em fonemas.
Veja neste artigo as vantagens das atividades de alfabetização e letramento.
Alfabetização e letramento
Esses processos ocorrem juntos e são contínuos. É importante estimular a oralidade das crianças, pois isso favorece esses processos. As crianças aprendem a ler e escrever na alfabetização e se tornam letradas quando aprendem a relacionar a leitura e a escrita com o contexto social.
Quando está sendo alfabetizada, a criança adquire essas habilidades à medida que aprende a memorizar o alfabeto, reconhecer sílabas e letras e decodificar os elementos da escrita. No entanto, é preciso também que ela aprenda a interpretar o que lê.
Essa aprendizagem se dá através do letramento, até que a criança seja capaz de interpretar e aplicar esse conhecimento no contexto em que está inserida. Portanto, letrar não é apenas ensinar a decodificar a nossa língua, mas a interpretá-la.
A criança alfabetizada e letrada adquiriu a habilidade de compreensão da escrita e da leitura, assim como a capacidade de usar essas habilidades diante as demandas sociais. Dessa forma, as atividades de alfabetização e letramento são essenciais para que a criança aprenda a ler, escrever, interpretar textos, pensar sobre o que leu e organizar discursos.
Vantagens das atividades de alfabetização e letramento
O papel do professor no processo de alfabetização e letramento é desenvolver as habilidades de escrita e leitura em seus alunos. Dessa forma, é preciso planejar as atividades com muita clareza sobre seus objetivos.
As atividades de alfabetização e letramento oferecem oportunidades às crianças de desenvolver habilidades como interpretar textos e aumentar vocabulário, desde que estejam relacionadas com o cotidiano delas.
Contação de histórias, com ou sem debate (dependendo da idade das crianças), leitura e análise de jornais, atividades de culinária, brincadeiras e jogos são atividades que favorecem a alfabetização e o letramento.
Essas atividades devem ter como foco não somente o ensino da leitura e da escrita, mas também em como usá-las diariamente. Para isso, é fundamental que o próprio ambiente da sala de aula seja estimulante e alfabetizador, com livros e materiais que promovam essas habilidades.
A partir das atividades de alfabetização e letramento, as crianças aprendem como se dá a comunicação e se apropriam desse processo. Elas promovem a aprendizagem da leitura, da escrita e da interpretação dos textos.
Embora a alfabetização ocorra de forma sistemática nas escolas, o processo, assim como o de letramento, se concretiza em sua vida em sociedade. Dessa forma, é preciso sempre considerar aspectos como a cultura e o tempo de aprendizagem de cada criança.
Alfabetizar letrando é oferecer atividades que envolvam os interesses e se relacionem com o cotidiano das crianças, para que elas possam aprender a ler e escrever, mas também a usar essas habilidades em suas vidas.
Dicas de atividades:
Vimos que a grande vantagem das atividades de alfabetização e letramento é que elas permitem o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e interpretação. Os jogos e brincadeiras, assim como a contação de histórias e a música são os principais meios para tornar essas atividades eficazes.
Brincar é fundamental na aprendizagem, é brincando que as crianças aprendem. Por isso os jogos, brincadeiras e atividades lúdicas favorecem a alfabetização e o letramento.
Dessa forma, as crianças aprendem habilidades como consciência fonética e fonêmica, ampliam seu vocabulário e aprendem a ler, escrever e a interpretar. Ou seja, tornam-se alfabetizadas e letradas.
Atividades com música, por exemplo, ajudam a desenvolver a linguagem. Cantar para os bebês e também inserir as canções e cantigas de roda na educação é fundamental para prepará-los para a alfabetização.
Da mesma forma, contar histórias e ler livros para as crianças são atividades que devem fazer parte do cotidiano escolar e familiar. Além disso, é importante chamar a participação das crianças nessas atividades, fazendo perguntas para elas, como o que mais gostaram na história, qual seu personagem favorito, etc.
A partir das atividades de alfabetização e letramento, as crianças aprendem habilidades essenciais não só para a aprendizagem, mas para interagir e compreender o mundo ao seu redor.
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Referências:
GOULART, Cecília M. A. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. https://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a04v9n2.pdf
MARTINS,Edson.Luana Cristine Spechela. A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO. http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n3/6%20ARTIGO%20LUANA.pdf
10 respostas em “Atividades de alfabetização e letramento: quais as vantagens?”
Olá instituto neuro saber, artigo muito bom e completo. Tenho aqui uma dica para você que quer ajudar e agilizar o processo de alfabetização de seu filho. O projeto LIÇÃOZINHA traz benefícios como: Redução das Dificuldades Escolares, Aumento da Autoestima, Redução do Vício em Eletrônicos, Aumento da Capacidade Cognitiva, Introdução ao ambiente Escolar e Serve também como Reforço Escolar.
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Texto bastante esclarecedor! Grata!
Uau !!muito bom mesmo parabéns, estou pesquisando sobre meu tema do meu TCC, e confesso que esse assunto é um dos que estou pensando .obgd
Achei bem interessante esse texto sobre alfabetizacao e lentramento, apredir muito. Gostaria de ser uma alfabetizadora.
leitura estimulante e pertinente.
Texto bem explicado, muito bom
Excelente artigo
É muito bom poder contar com vocês da Neurosaber
O conteúdo desta texto é bastante enriquecedor para nossa pratica pedagógica.
contribuiu muito para trabalhar a alfabetização.
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