Voltar

Atraso na fala pode se caracterizar como Autismo Leve?

Quando uma criança demonstra um possível atraso na fala, os pais ficam preocupados com as possibilidades que isso pode representar. Embora não seja algo considerado normal no desenvolvimento durante a infância, é preciso saber que existem três tipos de distúrbios ou problemas relacionados a esta faculdade humana. São eles: o atraso, a dissociação e o desvio.

O primeiro citado refere-se à progressão da fala, que acontece mais lentamente, deixando seu desempenho aquém do esperado. O segundo caso é quando o atraso ocorre mais intensamente em relação aos demais quesitos do desenvolvimento. No terceiro, por sua vez, nota-se uma anomalia na comunicação verbal. O desvio está associado ao Autismo.

Explicando a ligação

Importante ressaltar que o TEA (Transtorno do Espectro Autista) pode ser responsável por um déficit no desenvolvimento da fala da criança e no papel social que tal habilidade representa. Vale lembrar que o autista quando se comunica verbalmente, nem sempre ele o fará com clareza, podendo utilizar jargões, ecolalias e até inversões de pronomes (em vez de usar a primeira pessoa, ele usa a terceira, por exemplo).

Além disso, quando a fala é afetada, a criança que se comunica pode apresentar uma fluência engessada, sem distinguir os diferentes tons que utilizamos no dia a dia. Outra questão é o uso de palavras completamente rebuscadas em situações que não pedem tanto formalismo, como uma conversa com os pais, colegas, amigos, etc.

Essa situação pode ser considerada como um Autismo leve?

Na verdade, essa questão é bastante delicada tamanha a imprecisão que uma resposta sem a análise aguçada pode significar. A recomendação é que vocês, pais, procurem auxílio médico para que o profissional observe todos os sinais para informá-los se o TEA que sua criança apresenta é leve ou não.

Além disso, é temeroso classificar o Autismo de uma pessoa, tendo em vista que cada uma apresenta uma característica diferente, mesmo com alguns pontos em comum. Os casos de atrasos na fala (de um autista) podem ser tanto de um paciente com TEA leve ou médio, por exemplo. No entanto, existem situações de autistas (leves) que adotam a fala engessada (como mencionado anteriormente). Porém, a melhor opção é procurar ajuda profissional para o diagnóstico.

Existe uma causa para o atraso na fala?

Há uma série de possibilidades que levam uma criança a não desenvolver a fala em tempo considerado normal, mas nem sempre o Autismo está relacionado a isso.

Como os pais podem perceber?

O TEA só é percebido ao longo do crescimento dos filhos. Quando bebês, as crianças já começam a estabelecer comunicação visual e gestual com quem está à sua volta. A fala vem depois com a emissão de sons que ainda não formam sílabas. Situações corriqueiras como essas podem ser observadas pelos adultos, principalmente se os pequenos não respondem aos estímulos que recebem dos pais, se não houver troca de olhares como uma forma de se comunicar.

Fonoaudiólogos podem ajudar?

Sim. Inclusive, esses profissionais são imprescindíveis nas intervenções adotadas pela equipe responsável no tratamento dos autistas.

Assista também:

Você também pode se interessar...

19 respostas em “Atraso na fala pode se caracterizar como Autismo Leve?”

Amei esse arquivo, maravilhoso, vocês transmitem informações preciosas, pois ainda existe o conceito de que o autismo demora mais tempo pra ser diagnosticado, os pais não buscam informações no tempo certo daí forma aquela bola de neve. Professores sem saber como lidar com a situação, pais sem informações precisas, enfim.
Quanto mais vocês mostram esses temas mais nós aprendemos. Obrigada!

Atraso na fala é um sinal muito importante referente ao neurodesenvolvimento infantil, gerador de muita angústia/ansiedade para os familiares.
Caso concreto: tenho dois netos (3a 7m) que ainda não falam, receberam o diagnóstico de TEA aos 2a 3m e, apesar de todo o treinamento que vêm recebendo desde então (fono, TO, psicóloga, fisioterapeuta) ainda não falam.

Sou psicologa e coordeno uma instituição de abrigamento.
Na qual acolhe crianças e adolescentes, tem uma menina de dois anos e três meses que só dorme balançando o corpo tem a fala atrasada alias não fala frases completas não nomeá objetos ou alimentos.
Pode ser um sinal de autismo.

Excelentes esclarecimentos !!! Vou encaminhar para minha cunhada que está passando por algo semelhante com a minha sobrinha.

Eu fico muito preocupado com meu filho de 2anos e 10 meses, ele não entende quase nenhum comando que lhe damos e fala poucas palavras, já fui em 3 pediatras que disseram que ele vai desenvolver e um neuro que indicou fono e psicólogo. Mas não me acalmei, uma pediatra na emergência olhou ele e afirmou que ele e autista. Não consigo nem dormir direito .

Meu filho tem 5anos e tem dificuldade na fala hoje ao buscar no colégio ele estava com 3 brinquedo no braço e agachado mais de 20 minutos só consegui tirar pois disse que ia comprar um pra ele ,ao ser contrariado mostra resistente e hoje chegou morder uma das professoras não sei o que faço estou sem chão alguém pode me ajudar pode ajudar meu filho

Olá Joice, tudo bem?
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
Orientamos que procure um especialista pessoalmente (fonoaudiólogo ) para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso do seu filho.
Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos que podem te ajudar.
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

Boa noite, fica calma se você procurar ajuda médica com uma equipe multidisciplinar pode ter certeza que logo sua criança irá desenvolver habilidades e repertório que não foi adquirido por ela, quanto mais precoce for melhor para o desenvolvimento dela.

Aconteceu o mesmo comigo. O diagnóstico às vezes é tardio. Mas quando há suspeita sua é importante procurar um especialista em autismo infantil. Eu sabia mas só quando paguei por uma consulta particular e cara, no caso 400,00 reais, é que tive o laudo e aí ela deu já os encaminhamentos adequados e o laudo, que tem que ser bem feito, por alguém que conhece inclusive dos trâmites legais. Eu tenho um convênio do meu trabalho e não resolveram nada. Acredito que como eles não têm profissionais qualificados ficam empurrando o diagnóstico. Ou então os sinais não estão tão evidentes por algum motivo. Meu filho começou a fazer fino mesmo sem diagnóstico fechado. Demorou um pouco, era pela prefeitura, quando a fono percebeu que não estava evoluindo ela encaminhou para um centro mais forte de acordo com o caso. No entanto pelo estado e prefeitura é tão moroso que quando eu consegui conversar com a nova fono veio a pandemia e interrompeu tudo. Então decidi fazer plano particular porque o tratamento estava sendo protelada demais. Tb caro, 280,00 reais, com carência de 6 meses. Então continuei com a fono pelos 6 meses da carência em paralelo com o convênio. Agora está marcada a consulta para ele iniciar as terapias pelo convênio. Difícil amiga? É sim mas é com esse tipo de coisa que vc terá que lutar como uma leoa pelo seu filho. Força, no começo é complicado mas seu filho precisa.

Andréa meu filho tem 2 anos e 4 meses e não fala, esses dias ando tão angustiada por perceber que algo não está certo, seu depoimento me fez chorar de emoção e ao mesmo tempo força e fé para enfrentar o que precisar.

Existe médico que dá um diagnóstico desses sem enrolação ? Que entende mesmo de ver e diagnosticar ?
Sem Rodeios ? Se tiver qual é a espacialidade ?

Olá, Rodrigo

Sim, existem profissionais preparados para esses diagnósticos. O diagnóstico e acompanhamento requerem avaliação interdisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria.

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Bom dia eu me chamo Andrea tenho um sobrinho de 2 anos e 5 meses esta fazenfo tratamento como passando na fono, no psicólogo ele tem um atraso de fala por enquanto nao foi fechado ainda o diagnóstico dele ele Tem crises de agressividade incontrolavel como morder beliscar jogar objetos no chnão ao no momento da raiva, super inteligente nós familia estimulamos muito ele, como levar ele no parquinho moramos em um condominio ele sozinho entra nos brinquedos interage em todos só não brinca com as outras crianças mais ele beija as pessoas é carinhoso muito fofo mesmo. Falam que o autismo dele pode ser grau 1 leve porque ele quando levamos ele para passearem casa de familia não se esconde ele até vai com todos ha monentos que ele se irrita no meio das pessoas quer ficar no quarto

Olá Andrea, tudo bem?

Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *