Como analisar a evolução escolar da criança com TDAH – Antes de mais nada, um artigo de revisão publicado na Creative Education, diz que a pessoa com TDAH tem mais riscos de não conseguir ter uma boa evolução na escola.
Em resumo, neste artigo foram avaliados 376 artigos que relacionam os fatores que influenciam a evolução e o sucesso acadêmico em pacientes com TDAH.
Dessa forma, os autores decidiram que dentre os sinais do transtorno, o Déficit de Atenção é o sintoma do TDAH que mais restringe e aumenta o risco de fracasso na escola.
Como analisar a evolução escolar da criança com TDAH
Assim sendo, dentre avaliações, a desorganização global e os repetidos fracassos pelos jovens na realização de atividades escolares.
Por exemplo, déficits em habilidades específicas, pouca capacidade de adquirir novas habilidades. Também baixo autoconceito e baixa autoestima.
Além disto, tem maior risco de desenvolver sintomas depressivos. Sendo assim, isso é um fator que intensificaria a baixa performance e prejudica a interação social.
Por outro lado, essa evidência contrasta com a ideia geral de que a hiperatividade do TDAH seria o “vilão” principal. Também ressalta a importância de se identificar precocemente o Déficit de Atenção.
Sob o mesmo ponto de vista, vários trabalhos vêm também cada vez mais colocando esta medida como uma importante prevenção frente à evasão escolar.
Então… Quer aprender mais sobre esse assunto? Antes de mais nada acesse e aprenda mais.
Fonte: A Systematic Review of Literatures on Factors Associated with Educational and Academic Performance in Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Adams, R., Finn, P., Moes, E., Flannery, K., & Rizzo, A. S. (2009). Distractibility in Attention/Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD): The Virtual Reality Classroom. Child Neuropsychology, 15, 120-135.
http://dx.doi.org/10.1080/09297040802169077
Advokat, C., Lane, S. M., & Luo, C. (2011). College Students with and without ADHD: Comparison of Self-Report of Medication Usage, Study Habits, and Academic Achievement. Journal of Attention Disorders, 15, 656-666.
http://dx.doi.org/10.1177/1087054710371168
2 respostas em “Como analisar a evolução escolar da criança com TDAH?”
Sou professora de um 4° ano e na turma tenho um aluno de 8 anos com TDAH. Tenho realizado muitas dicas daqui com ele, a situação é que ele não dá conta de copiar do quadro atividades. Seus cadernos estão ficando incompletos, na oralidade é um e na hora de registrar não consegue. Na maioria das vezes o que copia faz fora da linha. A dúvida é a seguinte: dígito, copio as atividades ou ele terá que aprender a registrar?
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
http://www.neurosaber.com.br
http://www.neurosaber.com.br/artigos
http://www.neurosaber.com.br/videos
https://institutoneurosaber.com.br/cursos/
https://www.facebook.com/institutoneurosaber/
https://www.facebook.com/neurosaber/
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-A
FanPage : Neurosaber