Voltar

O que é instrução fônica sistemática?

A instrução fônica sistemática é um método de alfabetização que ensina através da associação entre o símbolo (letra) e seu som (fonema). 

A instrução fônica sistemática faz parte do método fônico, considerado pelo governo federal, no decreto da Política Nacional de Alfabetização (PNA), como o principal sistema para alfabetizar as crianças.

A instrução fônica sistemática é o ensino explícito e organizado de um conjunto de relações entre os símbolos da linguagem escrita (grafemas) e os sons da linguagem falada (fonemas). Saiba mais, neste artigo

O que é o Método fônico

O método fônico ensina a leitura e a escrita através da associação entre som (fonema) e letra (grafema). O objetivo é que a criança aprenda, a partir do reconhecimento do sons das letras e da combinação dos grafemas e fonemas, a formar palavras. 

A aprendizagem da consciência fonológica acontece através do método fônico, uma metodologia de alfabetização que tem como foco os processos fonéticos. Os princípios do método fônico descritos no PNA – Política Nacional de Alfabetização, são:

  1. Consciência fonêmica — constituição do conhecimento dos símbolos da fala e da habilidade de manipular esses elementos.
  2. Instrução fônica sistemática — processo de ensino explícito e organizado da combinação dos grafemas e fonemas.
  3. Fluência em leitura oral.
  4. Desenvolvimento de vocabulário.
  5. Compreensão de textos.
  6. Produção de escrita.

Instrução Fônica Sistemática e alfabetização

A instrução fônica sistemática, portanto, é uma etapa do processo de alfabetização, tão importante como a consciência fonêmica e os demais princípios do método fônico. Essas habilidades podem e devem ser desenvolvidas desde a educação infantil, pois são essenciais para a alfabetização.

A consciência fonêmica e o conhecimento alfabético são habilidades que facilitam o processo de alfabetização. A consciência fonêmica é a habilidade de identificar e manipular os sons da fala (fonemas), que, com o conhecimento alfabético, formam a base para o aprendizado da escrita e da leitura.

Aprender a ler não se trata apenas de decodificar as palavras, mas poder compreender o que se lê, ou seja, ter habilidade de reconhecer as palavras e a compreensão da linguagem oral.

Por isso, é importante que as crianças sejam estimuladas a ler desde a educação infantil, através da contação de histórias, o que contribui para o desenvolvimento de vocabulário e para a compreensão da linguagem oral.

É essencial que as crianças pequenas tenham contato com livros e materiais escritos apropriados a sua idade e capacidade de compreensão, pois assim praticam a decodificação que as levará ao reconhecimento das palavras. Isso se dá pela instrução fônica sistemática, que possibilita que elas possam aprender a compreender o que leem, futuramente.

Benefícios da instrução fônica sistemática

A instrução fônica sistemática introduz fonemas e grafemas de forma organizada, de maneira que as crianças aprendem a ter domínio sobre a combinação de ambos. A partir disso, se tornam aptas a aprender a ler. 

O grande benefício é que as crianças aprendem a analisar as palavras e se tornam capazes de usar essas habilidades na aprendizagem da leitura e da escrita.

Veja agora os principais benefícios da instrução fônica sistemática: 

  • Melhora o reconhecimento de palavras e ortografia das crianças em alfabetização.
  • Contribui para o aprendizado da leitura — as crianças que recebem instrução fônica sistemática são mais capazes de aprender a ler.
  • Melhora a compreensão da leitura — melhora a capacidade das crianças de compreender o que leem. 
  • É eficaz para crianças de diferentes níveis sociais e econômicos.
  • É benéfica para crianças com dificuldade de aprendizagem —  ajuda a prevenir dificuldades e a superá-las.
  • É mais eficaz quando introduzida na educação infantil — deve incluir o ensino dos grafemas, consciência fonêmica e as principais relações entre letras e sons para garantir que as crianças aprendam essas habilidades.

A instrução fônica sistemática permite que as crianças solidifiquem seu processo de alfabetização. No entanto, também são importantes atividades de consciência fonêmica e o constante contato com o mundo das letras, como contação de histórias, participação em situações cotidianas que envolvam a escrita, como escrever bilhetes, ler receitas com os pais, ter contato com jornais e revistas, entre outras.

Instrução Fônica Explícita x Instrução Fônica Sistemática

As dificuldades de memória afetam a maneira como os alunos interpretam os sons e suas representações gráficas. Por isso, é importante que eles recebam instruções que se iniciam com conceitos simples até os mais complexos. 

Isso é instrução fônica explícita — começar com o som mais simples de uma palavra e, em seguida, construir, através dos padrões a sílabas, a palavra inteira. A instrução fônica explícita é essencial na abordagem mais ampla da alfabetização estruturada.

Alunos com dificuldade de leitura têm problemas de memória operacional – portanto, a capacidade de filtrar, categorizar e priorizar as informações é muito difícil para eles. Por esse motivo, a instrução deve filtrar, categorizar e priorizar as informações, já que os alunos precisam de uma instrução sistemática que os oriente nas habilidades fonéticas e de decodificação usando uma sequência lógica passo a passo.

Agora que você já sabe o que é instrução fônica sistemática e sua importância na alfabetização, compartilhe este artigo em suas redes e ajude outras pessoas!

Referências:

SEBRA, Alessandra Gotuzo  e  DIAS, Natália Martins. Métodos de alfabetização: delimitação de procedimentos e considerações para uma prática eficaz. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.87 [citado  2021-05-03], pp. 306-320 .

NUNES, Liana Garcia; NAVATTA, Anna Carolina Rufino  e  MIOTTO, Eliane Correa. Instrução fônica como intervenção no processo da leitura e escrita em estudantes com deficiência intelectual. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.103 [citado  2021-05-03], pp. 65-74 .

Você também pode se interessar...

3 respostas em “O que é instrução fônica sistemática?”

Estou encantada com todas essas informações! Obrigada por vcs compartilharem essas informações. Acompanho tudo.

Sempre bom ler e rever conteúdos sobre o que importante saber para transmitir para as crianças na alfabetização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *