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Qual a diferença entre autismo leve e autismo de alto funcionamento?

No novo DSM V — Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders — a condição autismo de alto funcionamento foi englobada no Transtorno de Espectro Autista. Em contrapartida, no manual revisado, são descritos os diferentes níveis do TEA: leve, moderado e grave. 

Muitas pessoas consideram que autismo leve e autismo de alto funcionamento significam a mesma coisa, o que nem sempre é verdade. É muito importante entender essa diferença, para que os profissionais que atendem a criança com autismo possam encontrar as melhores estratégias de intervenções e tratamento.

O autismo leve é um quadro onde a criança tem menos prejuízos sociais e cognitivos. No autismo de alto funcionamento, geralmente, ela apresenta alta habilidade em alguma área, mas tem prejuízos significativos em outras. Entenda melhor a diferença entre autismo leve e autismo de alto funcionamento, neste artigo.

Autismo de Alto Funcionamento

O autismo de alto funcionamento, como próprio nome diz, é um quadro autístico onde a criança apresenta altas habilidades comportamentais — de organização e gestão — e, por outro lado, determinadas habilidades do cotidiano estão comprometidas.

Ou seja, são pessoas com algumas habilidades fantásticas mesmo apresentando uma dificuldade enorme de se comunicar, de usar a fala e os meios de comunicação com as pessoas. 

O indivíduo com autismo de alto funcionamento pode ter graves prejuízos cognitivos, linguísticos, dificuldades de aprendizagem escolar — como problemas de leitura e escrita — coordenação motora e outras alterações. Por outro lado, pode apresentar grandes habilidades executivas ou uma memória excepcional. 

Dessa forma, o autismo de alto funcionamento, geralmente, é um autismo moderado ou severo e não leve, como a Síndrome de Asperger, então a gravidade do quadro é maior. Em contrapartida, as pessoas com autismo de alto funcionamento têm determinadas habilidades excepcionais e, até mesmo, superiores.

Algumas crianças apresentam um atraso importante de fala e dos processos de comunicação: conseguem compreender o outro, mas têm dificuldade de se expressar. É comum que usem meios linguísticos inadequados, como jargão, ecolalia e inversão pronominal ao se comunicarem.

Autismo leve e Síndrome de Asperger

Por outro lado, temos o nível leve do autismo, como a Síndrome de Asperger, que é a forma mais branda do espectro autista. O quadro não apresenta atrasos ou prejuízos significativos, mas sim grandes habilidades verbais e possíveis dificuldades nas interações sociais.

As crianças com Asperger podem apresentar comportamentos repetitivos e interesses restritos, como em outros níveis do autismo. Como têm inteligência acima da média — em sua maioria — alguns especialistas nomeiam o quadro como autismo de alto funcionamento.

Na escola, as crianças com Asperger conseguem se desenvolver e aprender. Por causa disso, o diagnóstico pode ser difícil e até tardio, pois os pais ficam confusos diante as grandes habilidades de seus filhos em contraste com algumas dificuldades e características peculiares, que se assemelham a quadros de autismo mais graves. 

As crianças com Asperger são capazes de cumprir tarefas e acatar regras, por isso passam a impressão de que são apenas “excêntricas”, já que podem ter comportamentos antissociais e dificuldade de perceber demandas do cotidiano social. Ainda assim, conseguem se expressar bem e usar sua inteligência na rotina da vida cotidiana. 

Diferença entre autismo de alto funcionamento e autismo leve

O autista de alto funcionamento tem um comprometimento importante da linguagem e da fala, alterações cognitivas, portanto, um quadro de autismo moderado ou até severo. Para você ter uma ideia, muitos pacientes com autismo de alto funcionamento têm deficiência intelectual.

Já a criança com autismo leve, como a Síndrome de Asperger, não tem esses comprometimentos, ainda que possa apresentar dificuldades na interação e comportamentos restritos. Essa é a principal diferença e é importante que ela esteja clara, porque é muito diferente conduzir um criança com autismo de alto funcionamento e uma criança com Asperger, seja na clínica ou na escola.

Não tem como esperar que a criança com autismo de alto funcionamento tenha a mesma autonomia no cotidiano daquela com Asperger. Por mais que ela tenha habilidades excepcionais em algumas áreas, também tem prejuízos cognitivos, sociais e linguísticos importantes que requerem formas diferentes de intervenções e tratamento.

Restou alguma dúvida sobre a diferença entre autismo leve e autismo de alto funcionamento? Deixe nos comentários.

Referências:

KLIN, Ami. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, suppl.1 [citado  2020-07-23], pp.s3-s11. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462006000500002&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1809-452X.  https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500002.

ASSUMPÇÃO, Francisco Baptista, Marília Penna Bernal, Qualidade de vida e Autismo de Alto funcionamento. Percepção da criança, família e educador. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bapp/v38n94/v38n94a10.pdf

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14 respostas em “Qual a diferença entre autismo leve e autismo de alto funcionamento?”

Acho que sou autista leve, mas nunca fui diagnosticada. Já suspeitaram do meu filho na escola, até um psiquiatra levantou a suspeita. Como vou saber. Pra mim meu filho não tem nada de errado, ele é parecido comigo.

Olá Eleide,
O diagnóstico para o Tea na idade adulta é feita a avaliação com um psiquiatra ou neurologista.
Crianças é com Neurologista Infantil ou especialista em Tea.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Bem comum no autismo. Pais se descobrem ao perceber características em sí, vendo seus filhos com traços autistas. Ñ existe nada de errado nisso. Apenas somos diferentes em alguns aspectos. Sou feliz assim…

Descobri que estou n espectro depois que a minha filha teve suspeita. Comum a todo autista, debrucei em livros por meses até entender o transtorno e descobrir que quem tem o TEA era eu e não minha filha. Me sinto feliz, pois após mais de 40 anos, enfim descobri o que tenho e posso tratar da forma correta.

Meu filho fez 3 anos este mês. Foi diagnosticado após alguns meses de investigação com equipe multiprofissional e alguns destes profissionais não concordam com o diagnóstico. Aplicamos terapia baseada em ABA por alguns meses, mas há tempos não faz este acompanhamento e seu desenvolvimento só evolui. Aprende com muita facilidade, imita, adora brincar com adultos e crianças, aborda outras crianças para brincar, fala oi para todo mundo que vê na rua, sabe expressar-se e portar-se corretamente em cada contexto (até mais que neurotípicos) come de tudo, na escola interage, participa, obedece regas… enfim, sua dificuldade está em falar as palavras corretamente devido a apraxia de fala, mas há comunicação mesmo assim (por fala, gestos, apontamentos). Não sei onde ele se enquadra. A propósito, vcs conhecem algum profissional na região de Campinas/Piracicaba/São Paulo que aplique ADOS 2? Obrigada

Olá Ana. Meu filho fará 3 anos em outubro. Já procuramos na baixada santista os melhores indicados na área (neuros). Fomos em 2. Inclusive o pediatra e a Neuro negativam os idéia do TEA. Porém, o João tem todas as características de um AUTISMO AUTO FUNCIONAL OU ATÍPICO. Inteligência acima do normal com alfabetos, palavras em inglês, números, etc… Ele esta na fono há meses e tem melhorado. Mas ainda muito atrasado na fala pela idade. Nao constitui frase alguma, etc. Gostaria de trocar experiencias/ideia com vc por wsap para entender melhor este caso. Se quiser pode me chamar no wsap. Muito obrigado pela atenção.

Dr Clay….então o autista de alto funcionamento pode ser classificado como nível 2?
Meu filho teve atraso de fala….começou formar frases com 2 anos e 6 meses…….agora com 3 anos e 2 meses está falando frases bem mais complexas…..aponta….fala oi para pessoas….já desfraldou….na escolinha interage super bem e tem autonomia….não apresenta altas habilidades…
A fono acha que ele é alto funcionamento, a neuro acha que é Asperger…..tem hiperfoco em motores e fica falando disso o dia todo….
Gostaria de ouvir uma opinião!! Obrigada

Olá, tudo bem? Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.
Também é indicado que faça um acompanhamento com um especialista!

Olá, meu filho foi diagnósticado com autismo moderado alto com 2 anos e 8 meses , agora ele tem 3 anos e ainda nao fala nenhuma palavra , tem ecolalia e é bastante ativo , tem se relacionado cada vez mais , porém apesar do desenvolvimento notável e algumas características excepcionais é um processo de regressos e progressos constante, o mundo deles sempre será um mistério aos nossos olhos , e o que eu posso deixar de mensagem é que a único desejo seja que eles sejam felizes. E nós buscarmos conhecimento constantemente para podermos ajudá-los ao máximo.

Olá. Meu filho foi diagnosticado em primeira mão com TDAH, anos depois foi concluído que ele e autista alto funcional . É uma criança inteligente demais , aprende com muita facilidade. Começou a ler sem ser alfabetizado e seu vocabulário é perfeito. Hoje ele tem 12 anos , faz provas na escola , sem estudar e tira notas excelentes. Só não se socializa muito bem . Não entendo , que ele foi diagnosticado como autista alto funcional .

Olá Elizete, tudo bem?

Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu neto de sete anos foi diagnosticado com autismo moderado,ele tem um ótimo vocabulário porém troca muito as palavras,e na escola briga todos os dias não consegue se relacionar diz não gostar da maioria das pessoas, é muito agitado fala o tempo todo não consegue cumprir regras,se irrita quando perde nas brincadeiras

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