Voltar

Qual o impacto do autismo no desenvolvimento de uma criança?

O impacto do autismo no desenvolvimento das crianças atinge as habilidades cognitivas, comportamentais, de comunicação e interação social. Saiba mais neste artigo.

As crianças com TEA — Transtorno do Espectro Autista — manifestam sintomas do transtorno ainda no primeiro ano de vida. Os pais percebem pouco contato visual e pouca reação as outras pessoas que interagem com o bebê. Quando começam a falar, podem repetir palavras soltas e aprendem novas em um tempo distinto das crianças com desenvolvimento típico.

O diagnóstico precoce do autismo contribui muito para o desenvolvimento da criança. Embora seja um momento difícil para a família, quanto antes os pais perceberem sinais do TEA em seus filhos, melhores serão as intervenções e seus resultados. 

Conhecer os impactos do autismo no desenvolvimento da criança ajuda pais e profissionais a entender as necessidades dessas crianças, suas habilidades e desafios. Pensando nisso, escrevemos esse artigo falando sobre o tema. Confira!

Diagnóstico do TEA — Transtorno do Espectro Autista

Antes de falarmos sobre os impactos do autismo no desenvolvimento, vamos falar sobre os sinais que os pais podem perceber precocemente. Geralmente, as condutas do bebê não condizem com as dos outros da mesma faixa etária.

O bebê pode não atender aos chamados da mãe, não interagir com ela ao mamar, pelo olhar, dentre outros sinais. Quando começa a falar, fica mais fácil de perceber as alterações, pois a fala pode vir atrasada e a criança não interage muito com as outras pessoas.

Por volta dos dois anos, caso os pais percebam esses sinais, podem levar a criança a um médico especialista. Quanto antes for feito o diagnóstico, menor será a gravidade dos impactos do autismo no desenvolvimento.

Impactos do autismo no desenvolvimento

O Transtorno do Espectro Autístico causa impactos significativos no desenvolvimento infantil. Quanto mais falarmos sobre isso, fizermos pesquisas e divulgarmos esses conhecimentos, mais poderemos ajudar as famílias, as crianças e os profissionais que trabalham com autismo.

Comunicação e Interação Social

A comunicação e a interação social das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são os aspectos do desenvolvimento que sofrem mais impacto. As crianças com autismo podem não responder quando chamam seus nomes, sorrir para as pessoas, cumprimentar e se despedir. Costumam evitar o contato visual e apontam com os dedos para se comunicar.

Todas essas características requerem uma nova forma de se comunicar e o acompanhamento com fonoaudiólogos e psicólogos ajuda a trabalhar esses aspectos para melhorar a interação social das crianças.

A dificuldade de interação dificulta o desenvolvimento de habilidades de comunicação e linguagem nas crianças com autismo. Isso afeta o aprendizado e requer um planejamento pedagógico que engloba suas necessidades, habilidades e demandas na escola.

Compreensão

As crianças com autismo têm dificuldade de ver as coisas pela perspectiva de outras pessoas. Podem não entender e ter dificuldade em prever o comportamento dos outros e isso ser motivo de ansiedade para as crianças.

Ver as coisas pela perspectiva de outras pessoas é uma habilidade social importante e essa inabilidade social é um dos maiores impactos do autismo no desenvolvimento da criança. Ela pode ter dificuldade em entender as emoções das outras pessoas, quando estão chateadas ou tristes, por exemplo.

Controle e regulação

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ter dificuldades em focar a atenção, na organização, memória, gerenciamento de tempo, controle emocional e com a frustração. Essas habilidades nos ajudam a realizar muitas tarefas diárias, como trabalhar em conjunto e priorizar atividades.

Dificuldades com essas habilidades podem afetar o aprendizado das crianças. Por exemplo, ao tentar resolver um problema de matemática na escola, a criança pode até conhecer as operações, mas não conseguir encontrar uma solução. Isso ocorre porque tem dificuldade em organizar as ideias e reunir todas as informações para resolver o problema.

Visão do todo

As crianças com Transtorno do Espectro Autista têm dificuldade em enxergar o todo. Podem se perder nos detalhes, não conseguir reunir diferentes fontes de informação e ver a situação de uma forma ampla.

A dificuldade nessa área pode afetar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças com autismo. Por exemplo, depois de ler uma história, uma criança pode se lembrar dos detalhes, mas esquecer o significado geral da história. Ela pode olhar um livro ilustrado e focar nos detalhes em segundo plano, e não nos personagens e enredo principal.

Intervenções para diminuir os impactos do autismo no desenvolvimento

Como dissemos, o diagnóstico precoce do autismo é muito importante para que as intervenções também possam ser. O progresso da criança é muito favorecido pelas intervenções precoces, que irão impactar no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e comportamentais.

Gostou de saber um pouco mais sobre os impactos do autismo no desenvolvimento infantil? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e ajude outras famílias e profissionais.

 

Referências:

PINTO, Rayssa Naftaly Muniz et al. Autismo infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2016, vol.37, n.3 [cited  2020-05-19], e61572.

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *