Voltar

TDAH e dificuldades de escrita

As crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) frequentemente enfrentam obstáculos no processo de escrita.

Antes de falarmos sobre os detalhes da escrita para crianças com TDAH, é crucial compreendermos os aspectos fundamentais desse transtorno, que abrange déficits em atenção, hiperatividade e impulsividade, afetando diretamente a autorregulação.

Neste texto, exploraremos em detalhes os principais desafios enfrentados por crianças com TDAH no processo de escrita e compartilharemos dicas valiosas para tornar essa atividade mais acessível e prazerosa para elas.

PROCESSO DE ESCRITA

Escrever é um processo desafiador para o cérebro, pois requer diversas habilidades, como atenção, memória e coordenação motora.

Além disso, crianças com TDAH geralmente enfrentam dificuldades nessas áreas, o que pode tornar a escrita uma tarefa árdua e desagradável para elas. Já que o ato de escrever sobrecarrega o sistema cognitivo dessas crianças, levando a frequentes erros e resistência em refazer as atividades.

Consequentemente, elas podem demonstrar impaciência e até mesmo comportamentos impulsivos, como quebrar lápis, devido à dificuldade em controlar suas emoções e focar na tarefa.

Portanto, essas dificuldades podem afetar negativamente a autoestima e o interesse das crianças pela escrita, tornando essencial o desenvolvimento de estratégias específicas para apoiá-las nesse processo.

PRINCIPAIS DESAFIOS DO TDAH QUE DIFICULTAM A ESCRITA

Conheça alguns aspectos que podem estar relacionados às dificuldades que crianças com TDAH têm para escreverem textos bem elaborados e organizados:

  1. Dificuldade em manter as ideias em mente por tempo suficiente para lembrar o que deseja descrever;
  2. Desafio para se manter dentro do tema, seguindo uma linha de pensamento para que o conteúdo da escrita não se desvie do foco;
  3. Necessidade de maior tempo para concluir as atividades, não sobrando tempo ou energia para revisar a escrita, identificar erros e fazer as correções necessárias;
  4. Problemas com atenção aos detalhes, sendo comum erros de ortografia, gramática ou pontuação;
  5. Impulsividade e pressa para finalizar os trabalhos escolares, sendo comum que os textos apresentem erros ocasionados por descuido;
  6. Devido ao processo de escrita ser bastante cansativo e tedioso para as crianças com TDAH, é comum que, ao tentar revisar o trabalho, haja perda do interesse e do foco facilmente.
  7. Os desafios com coordenação motora fina e grafomotricidade podem complicar ainda mais as atividades de escrita, visto que, em decorrência disso, a caligrafia torna-se confusa e, consequentemente, a leitura posterior seja dificultada;
  8. Sustentar a atenção e a energia mental necessárias para escrever pode ser uma luta para alguém com TDAH.

DICAS PARA TORNAR ESSA ATIVIDADE MENOS CANSATIVA E MAIS PRAZEROSA


Dicas para tornar a atividade de escrita mais acessível e agradável para crianças com TDAH:

Trabalhar atividades de coordenação motora fina e grafomotricidade:

Como brincadeiras de montar e desenhar, é possível fortalecer os músculos das mãos e desenvolver habilidades necessárias para a escrita, tornando-a mais fluida e automática.

Estimular a percepção visual:

Pode ser feita por meio de atividades como identificação de figuras e jogos de quebra-cabeça pode ajudar a criança a reconhecer e memorizar os traçados das letras, facilitando o processo de escrita.

Incentivar a escrita sobre temas de interesse da criança:

Esse ponto é fundamental para mantê-la motivada e engajada. Permitir que ela escolha os assuntos sobre os quais deseja escrever pode aumentar sua disposição para realizar a atividade.

Em suma, mesmo a escrita sendo um desafio para crianças com TDAH, entender suas dificuldades específicas e implementar estratégias adequadas pode ajudar a tornar o processo mais eficiente e prazeroso.

Portanto, ao proporcionarmos um ambiente de aprendizagem que valorize as habilidades individuais de cada criança, podemos promover o desenvolvimento acadêmico e emocional delas de maneira positiva.

Para mais dicas e informações sobre como apoiar crianças com TDAH na escrita, não deixe de conferir nosso canal do YouTube.


REFERÊNCIAS

CARVALHO, G. dos S. B.; PAZ, C. T. do N. O processo de aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: As contribuições de recursos tecnológicos facilitadores / The learning process of reading and writing in students with attention deficit hyperactivity disorder: the contributions of technological resources facilitators. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 8, p. 78647–78663, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n8-200. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34151. Acesso em: 14 nov. 2022.

SOUZA, A. P. L. DE; CASAGRANDE, S. O PROCESSO DE LETRAMENTO DE UM ALUNO COM TDAH NO 3o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Saberes Pedagógicos, v. 3, n. 2, p. 108–129, 24 maio 2019. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/pedag/article/view/5114. Acesso em: 14 nov. 2022.

Writing Problems Common for Students With ADHD. Verywell Mind’s, 2020. Disponível em: https://www.verywellmind.com/writing-and-adhd-20821.  Acesso em: 14 nov. 2022.

Você também pode se interessar...

5 respostas em “TDAH e dificuldades de escrita”

Eu tenho prazer em ler e pesquisar, aqui no NeuraSaber , sacia minhas duvidas e me traz segurança , muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos .

Olá Rosane, tudo bem?

Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-la!
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando !

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Gostaria de indicações de material para ajudar a escrita de criança com tdha! Vocês poderiam indicar algum material?!
Att . Evandro Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *