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5 Estratégias para uma alfabetização eficaz: recomendações nacionais e internacionais

A alfabetização é um processo fundamental na formação de todos nós. Por isso, é importante entendermos os diversos tipos de programas de alfabetização.

Essa também é uma das tarefas mais difíceis ao longo da educação básica.

É preciso um olhar direcionado para as singularidades de cada aluno, levando em consideração o tempo de cada criança e as suas dificuldades.

De acordo com dados da ONU, em 2020, mais 101 milhões, ou 9% das crianças nas classes de 1º a 8º ano, “ficaram abaixo dos níveis mínimos de proficiência em leitura”.

Neste artigo, você verá recomendações nacionais e internacionais e as 5 estratégias eficazes para garantir uma alfabetização de qualidade.

A importância da alfabetização: mais que ler e escrever

Para começar, é importante entender que o processo de alfabetização envolve uma série de habilidades, incluindo a identificação de letras, a associação entre letras e sons, e a compreensão de palavras e frases. 

Para que as crianças se alfabetizem, é importante que elas tenham acesso a materiais de leitura e escrita, além de uma abordagem que leve em consideração as suas habilidades individuais.

Portanto, é indiscutível que a capacidade de ler e escrever é um fator importante na vida das crianças.

Dessa forma, elas podem crescer tendo acesso a mais oportunidades sociais, e para que isso ocorra é preciso que tenham uma educação básica consolidada e uma alfabetização eficaz.

Para crianças atípicas, a inclusão está diretamente ligada ao processo de alfabetização. Estimular o aprendizado dessas crianças traz inúmeros benefícios físicos, mentais e sociais. 

A alfabetização pode mudar o mundo?

A alfabetização é uma das principais ferramentas para a inclusão social, e é fundamental para garantir o acesso à informação e ao conhecimento. 

Segundo uma pesquisa da FGV EESP Clear, com o apoio da Fundação Lemann, a qualidade da educação está positivamente associada com maiores taxas de crescimento econômico. Ou seja, investir em educação de qualidade não é um benefício apenas pessoal, mas também é um benefício social.

Desde de sempre, as crianças já possuem contato com situações nas quais o letramento está presente. Sendo exemplos disso, as brincadeiras cantadas, a literatura infantil, os trabalhos com rimas e até mesmo a consciência de palavras.

Além disso, a inclusão é um processo de extrema importância e para que seja feito de forma natural, é preciso que a imersão seja feita na infância.

Fazer com que o ambiente escolar seja um ambiente diverso é uma grande conquista para os professores, para a escola e para as crianças atípicas.

Através da Educação Infantil, muitas portas são abertas às crianças, pois é  o primeiro contato com o ambiente escolar e um marco na vida acadêmica e social delas.

Esse marco deve ser positivo e inspirador aos alunos e familiares, pois é um espaço onde se oferece a oportunidade de se relacionar, se conhecer, de aprender, se desenvolver,  descobrir sua identidade e alcançar objetivos e competências diversas.

Programas de alfabetização: Recomendações nacionais e internacionais

A alfabetização é uma questão mundial, onde cada país e região possui suas particularidades e necessidades específicas. No entanto, existem algumas iniciativas que são consideradas referência em seus respectivos contextos, tais como:

  1. Método fônico de alfabetização, utilizado em países como Reino Unido e Estados Unidos, que enfatiza a associação entre sons e letras para a compreensão da escrita e da leitura.
  1. Programa “Ler e Escrever”, do governo do estado de São Paulo, no Brasil, que tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.
  1. Programa “Let’s Read”, da UNESCO, que tem como objetivo promover a leitura e a escrita em língua materna em países de língua não-inglesa, por meio de materiais didáticos e treinamento de professores.
  1. O programa brasileiro Literatura Acessível, do Instituto Include, que tem como objetivo produzir, reproduzir e lançar livros em vários formatos, que incluem leitura simples em braille, libras, audiodescrição e pictogramas.
  1. Proleia, do Instituto NeuroSaber, que tem como objetivo estimular e destravar o processo de alfabetização de crianças típicas ou atípicas, unindo teorias e práticas consagradas por evidências neurocientíficas.

Indo além dos programas de alfabetização: 5 estratégias eficazes

Para que uma criança seja alfabetizada com sucesso, é importante que os programas de alfabetização sejam eficazes e que ela seja exposta a uma variedade de práticas, tais como:

  1. Alfabetização Fonológica: Essa estratégia se concentra na associação entre sons e letras, e é considerada a base para a compreensão da escrita. A ideia é ensinar as crianças a reconhecer os sons que correspondem a cada letra, facilitando a leitura e a escrita.
  1. Leitura Compartilhada: Essa estratégia consiste em ler textos em voz alta para as crianças e discutir o conteúdo com elas. Dessa forma, as crianças aprendem a compreender e interpretar textos, além de serem incentivadas a ler por conta própria.
  1. Escrita Criativa: Essa estratégia incentiva as crianças a escreverem suas próprias histórias e textos, estimulando a criatividade e o interesse pela escrita. A ideia é que as crianças sintam prazer em escrever e vejam a escrita como algo divertido e prazeroso.
  1. Aprendizado Contextualizado: Essa estratégia consiste em ensinar a leitura e a escrita a partir de situações concretas do dia a dia das crianças, como a leitura de rótulos, placas e cartazes. Dessa forma, a alfabetização se torna mais significativa e relevante para as crianças.
  1. Avaliação Contínua: Essa estratégia consiste em avaliar o progresso das crianças de forma constante, identificando as dificuldades e adaptando as estratégias de ensino de acordo com as necessidades individuais. A ideia é garantir que todas as crianças tenham oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento.

Essas são apenas algumas das estratégias recomendadas por especialistas em alfabetização.

O importante é que as escolas e os educadores estejam sempre em busca de novas formas de ensinar e de adaptar as estratégias às necessidades dos alunos, garantindo uma alfabetização eficaz e de qualidade.

Em suma, os programas de alfabetização eficazes podem melhorar as habilidades de leitura e escrita das crianças e fornecer-lhes uma base sólida para o sucesso futuro. 

Portanto, todos os passos no letramento devem ser adaptados às necessidades individuais de cada uma e ao mesmo tempo serem prioridades de investimento da escola e dos órgãos públicos.

Além disso, é preciso que os professores recebam o suporte e os recursos necessários para implementá-los com sucesso, pois o sucesso de um programa depende não apenas de suas estratégias, mas também do engajamento da comunidade, dos recursos disponíveis e da qualidade do ensino oferecido.

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10 respostas em “5 Estratégias para uma alfabetização eficaz: recomendações nacionais e internacionais”

A criança alfabetizada e letrada adquiriu a habilidade de compreensão da escrita e da leitura, assim como a capacidade de usar essas habilidades diante as demandas sociais. Dessa forma, as atividades de alfabetização e letramento são essenciais para que a criança aprenda a ler, escrever, interpretar textos, pensar sobre o que leu e organizar discursos.

Valdete, verdade é uma realização pessoal. A gente sente uma satisfação tão grande, que quase não cabe dentro da gente.

Gosto muito de ler procuro sempre esta aprendendo e prestando muita atenção nos método de ensinamento

O artigo “Transformando evidências de pesquisa em ação de ensino: as atitudes dos formadores de professores em relação ao ensino baseado em evidências”, publicado pela revista ScienceDirect, mostra que práticas educacionais baseadas em evidências são mais eficazes do que aquelas que não são.

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