Voltar

A preparação dos educadores e a sua formação continuada para uma alfabetização simplificada

Você sabe como a formação continuada e a preparação dos educadores podem impactar o dia a dia da população e das nossas crianças?

Quando falamos sobre educação, estamos falando sobre uma das áreas mais importantes para a formação geral da sociedade.

Além disso, por mais que o professor tenha se formado e se graduado, será que somente esse conhecimento é o suficiente?

Entendendo o cenário brasileiro atual de educação:

Segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2022 (SAEB), a pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios para a educação brasileira. A proporção de alunos com problemas de língua portuguesa passou de 15,5% em 2019 para 33,8% em 2021.

Com relação à educação básica, o Censo mostrou que o país teve 47,4 milhões de matrículas em 2022, somadas às realizadas nas redes privada e pública, a taxa em 2020 foi de 47,2 milhões, mas foi reduzida em 2021 para 46,6 milhões.

Além disso, a pesquisa mostra que mais de um milhão de brasileiros entre  4 e 17 anos não frequentaram a escola em 2022. 

Por conta desses dados alarmantes, o atual ministro da Educação anunciou um programa voltado para a alfabetização na idade certa durante a divulgação do Censo Escolar da Educação Básica 2022, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

“Precisamos fazer toda política a partir de evidências. Eu reforço a importância de todos os secretários, todas as nossas equipes do MEC, de estudarem o Censo Escolar, avaliarem os números para, a partir disso, construirmos as políticas”, destacou Camilo Santana, ministro da Educação.

Para acompanhar o movimento da Educação do país, a formação continuada de professores é mais do que necessária

Por definição, a formação contínua possui a função de atualizar e aumentar a área de competência dos professores. Dessa forma, tendo como objetivo suprir as necessidades do sistema de ensino por meio de melhorias no desempenho e no trabalho dos professores alfabetizadores.

No ambiente escolar, cada aluno é único, sendo assim, é preciso desenvolver técnicas e estratégias para aprender a lidar com essa diversidade.

Além disso, os educadores precisam estar preparados para adaptar os conteúdos e metodologias de ensino às necessidades e particularidades de cada aluno. Isso envolve uma análise individualizada do processo de aprendizagem, identificação das dificuldades enfrentadas pelo estudante e a elaboração de estratégias pedagógicas específicas para superá-las.

Portanto, estar em movimento, aplicando novas técnicas, seja por meio de cursos intensivos ou de curta duração, workshops, palestras, treinamentos, é uma forma de atualizar os professores e permanecer na formação contínua. 

Para o professor, o que isso influencia em sua trajetória profissional?

Quando falamos sobre prática docente de qualidade, é impossível não pensar na pessoa do professor e em sua formação, que não se dá apenas durante seu percurso nos cursos de formação de professores, mas durante seu caminho profissional.

Para começar, é importante que os educadores tenham um conhecimento sólido sobre as bases da alfabetização, incluindo o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, o processo de aquisição da leitura e da escrita, bem como as estratégias pedagógicas mais adequadas para lidar com alunos que apresentam dificuldades. 

Alfabetizar uma criança nem sempre é um processo fácil, mas é importante para que ela se desenvolva e para que seja inserida socialmente.

Além disso, ter acesso a boas capacitações permite que o professor entenda a importância das evidências científicas, os princípios chaves para alfabetização, trace estratégias mais direcionadas e avalie o processo de aprendizagem individualmente.

Como a alfabetização simplificada baseada em evidências pode ajudar a formação continuada?

A alfabetização simplificada é uma abordagem pedagógica que visa tornar o processo de aprendizagem da leitura e escrita mais acessível aos estudantes.

Além disso, essa abordagem tem como base as evidências científicas e elas são fundamentais para o avanço do conhecimento em todas as áreas, incluindo a educação.

Estudos, como o artigo “Transformando evidências de pesquisa em ação de ensino: as atitudes dos formadores de professores em relação ao ensino baseado em evidências”, publicado pela revista ScienceDirect, mostra que práticas educacionais baseadas em evidências são mais eficazes do que aquelas que não são.

Por exemplo, o artigo mostra que o uso de estratégias de ensino ativo, como a aprendizagem baseada em projetos e a colaboração entre os alunos, pode melhorar significativamente o desempenho acadêmico e o engajamento dos estudantes. 

Nesse sentido, a preparação dos professores é fundamental para que essa estratégia seja aplicada de forma efetiva e contribua para o sucesso educacional desses alunos.

Uma das estratégias mais eficazes para a alfabetização simplificada é o uso de recursos visuais, como cartazes, gravuras, desenhos e outras ilustrações que possam auxiliar o aluno a associar as letras às palavras e conceitos.

Portanto, para ilustrar isso, nós da NeuroSaber somos por definição um Ecossistema Educacional que age no presente para transformar o futuro das crianças por meio de uma educação de resultados.

Para que você permita que os seus alunos compreendam melhor os conceitos e retenham as informações por mais tempo, nossos cursos podem te ajudar. Dentre eles, temos:

  • PercepSom 2.0: Programa de Atividades Lúdicas para a Estimulação da Consciência Fonológica e do Princípio Alfabético;
  • Proleia: Formação de Leitura, Escrita, Interpretação e Aprendizagem;
  • Do Desenho à Escrita: Estimulação de grafomotricidade, coordenação motora e escrita;
  • Numera&Cia: Permite a estimulação de habilidades básicas de raciocínio lógico e matemático;
  • Letrinhas Divertidas: Estimulação de forma lúdica do conhecimento alfabético, isto é, a relação entre nomes, formas e sons das letras;

Além de todos esses programas enriquecedores, nós temos os livros “Educação Baseada em Evidências: o que todo professor precisa saber”,”Brincar é fundamental”, “Mentes Únicas”, “Como saber do que seu filho realmente precisa?”, “Crianças Desafiadoras” e o “Neurociências e Aprendizagem: alicerçando caminhos para a educação de resultados”.

Outras técnicas podem ser utilizadas para a formação contínua dos professores, os nossos programas de formação são divididos em três áreas de conhecimento: Educação infantil, Alfabetização e Inclusão.  

Portanto, você também pode acrescentar no seu currículo as nossas Palestras, Seminários, Cursos e Aperfeiçoamentos. 

4 benefícios que farão você investir na capacitação contínua de professores:

  • Melhora a qualidade do ensino
  • Atrai e fideliza alunos para a sua instituição
  • Cria um diferencial de mercado
  • Atualiza o conhecimento dos professores

Em resumo, a preparação dos educadores e sua formação continuada são fundamentais para garantir que os estudantes com dificuldades de aprendizagem possam se desenvolver plenamente e alcançar os objetivos educacionais. 

Além disso, a adoção de estratégias de alfabetização simplificada, combinada a uma prática pedagógica centrada nas necessidades individuais dos alunos, pode ajudar a promover uma educação mais inclusiva e efetiva para todos.

Gostou desse conteúdo? Acesse as nossas redes sociais e não perca a oportunidade de potencializar a sua formação com o Proleia.

Você também pode se interessar...

22 respostas em “A preparação dos educadores e a sua formação continuada para uma alfabetização simplificada”

Estou super interessada em todos os cursos e lives, ouço falar muito bem do NEUROSABER, sou professora é vejo de perto a necessidade de conhecimento.

Olá Margarida, tudo bem?

Que bom saber que você está interessada em buscar conhecimento e se atualizar sobre temas relacionados à educação e ao desenvolvimento infantil! O Neurosaber é uma plataforma que oferece cursos, webinários e materiais gratuitos e pagos sobre esses temas, além de contar com uma equipe de profissionais especializados em neuropsicologia e psicopedagogia.

Se você é professora e trabalha diretamente com crianças, é ainda mais importante estar atualizada sobre esses assuntos, pois pode ajudá-la a compreender melhor as necessidades e dificuldades dos seus alunos, bem como a desenvolver estratégias e recursos para auxiliá-los em seu processo de aprendizagem.

Recomendo que você explore a plataforma do Neurosaber e verifique quais cursos e materiais são mais relevantes para você e para o seu trabalho como professora. Além disso, você pode pesquisar outras fontes de conhecimento e informação na área, como livros, artigos científicos e outros profissionais especializados. O importante é estar sempre em busca de aprendizado e aprimoramento profissional!

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Elaine, tudo bem?

Você está convidada para participar da nossa Imersão em Alfabetização 2023! Nossa imersão é um evento online e totalmente gratuito, onde vamos abordar temas essenciais para o desenvolvimento da alfabetização, com a participação de renomados especialistas na área.

Além disso, durante o evento, teremos a abertura da nova turma do Proleia, nosso programa de formação em alfabetização que já ajudou centenas de professores a aprimorar suas práticas pedagógicas e obter resultados incríveis com seus alunos.

Não perca a oportunidade de se atualizar e se aprimorar na área de alfabetização, além de conhecer o Proleia e todas as suas vantagens.

Clique no link abaixo para se inscrever gratuitamente na Imersão em Alfabetização 2023 e garantir sua vaga na nova turma do Proleia:

https://proleia.com/imersao-alfabetizacao-2023/?lead=9901ffa15eec4f849ed181c7f6636073&utm_source=instagram&utm_medium=bio&utm_campaign=proleia-ia0523&utm_term=captura&utm_content=01_24.04.23

Esperamos por você!

Eu sou Elizia Vatrim Lima, fiz o PROLEIA, tenho dois filhos adultos autistas, grau 1, nos apaixonamos pelo programa de alfabetização. Estamos em processo de abertura do Instituto Olavo Vatrim (Arte Educação & Cultura), que engloba a alfabetização de crianças de 05 a 10 anos, que estão dentro do espectro, grau 1, aqui na cidade de Curitiba Paraná. Já estamos com tudo pronto para começar o programa de alfabetização. Vamos ao congresso temos pressa e muita sede de aprender mais e mais. Toda a nossa formação foi feita com a professora Luciana Brites e seu saudoso esposo Clay Brites. Há 9 anos que fazemos parte da família NeuroSaber. Começamos em 2015 a nos preparar, participamos do doutorado do Clay, da formação da doutora Luciana… E do primeiro congresso de alfabetização em 2021 (Alfabetização: da Ciência Cognitiva à Prática Escolar). Elizia Vatrim Lima e Olavo Vatrim Lima sao alunos da NeuroSaber. 100% do material que utilizaremos em nosso programa de alfabetização é da NeuroSaber.

Que maravilha Elizia!

É gratificante saber que a NeuroSaber faz parte de um projeto tão importante através dos nossos materiais e formações!

Te esperamos no Congresso de Alfabetização!
Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Eu gosto muito dessa formação continuada, que a Neuro. Saber, proporciona aos educadores! Devemos estar sempre nos atualizando, para enfrentar as demandas do mercado! Obrigada a todas equipe da Neuro, por estar sempre nos atualizando, principalmente, com embasamento científico!

Boa noite! Minha história com a NeuroSaber iniciou com o descaso de um neurologista, com meu filho e eu descobri as lives do Dr. Clay Brites e com a Luciana Brites. Vocês transformaram minha vida!!! Faço de tudo para aprender e tenho alguns materiais, que são meu orgulho!!!! Só tenho a agradecer a vocês e a todos da equipe!!!!!!

Estou cada vez mas encantada com o curso, as minhas expectativas é de aprender e poder compartilhar com meus netos.

Conheço o PROLEIA que foi adquirido pelo meu município Itajubá MG. Independente disso procuro aqui aprofundar meus conhecimentos, além de usar na prática as dicas tão valiosas que vocês nos passam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *