Voltar

Promovendo a consciência fonológica em crianças atípicas: atividades divertidas e engajadoras

Promover a consciência fonológica em crianças atípicas pode ser uma tarefa desafiadora, mas também, de grandes recompensas. Existem várias atividades divertidas e engajadoras que podem ajudar a desenvolver a consciência fonológica das crianças.

Nesse texto, mostraremos como adaptar essas atividades para atender às necessidades individuais de cada criança, levando em consideração suas habilidades e interesses.

Entenda a importância da consciência fonológica:

Pode parecer que não, mas a consciência fonológica é vista desde a primeira infância, sabia? Quando os bebês começam a reconhecer e imitar os sons da fala, até a idade escolar, a consciência fonológica desempenha um papel crucial que irá impactar diretamente a aprendizagem da leitura e da escrita.

Além disso, ela envolve a compreensão e a manipulação dos sons da fala, como identificar rimas, segmentar palavras em sons individuais (sílabas e fonemas) e manipular esses sons para formar novas palavras. 

Ou seja, a consciência fonológica está intimamente ligada ao desenvolvimento da leitura, pois as crianças precisam reconhecer e manipular os sons das letras para decodificar palavras e compreender o significado do texto.

No entanto, muitas crianças atípicas podem apresentar dificuldades nessa área, devido a diferentes condições ou necessidades especiais.

Portanto, é importante fornecer oportunidades e atividades adequadas para desenvolver a consciência fonológica em cada fase do desenvolvimento, permitindo que as crianças fortaleçam suas habilidades linguísticas e se tornem ótimos leitores e escritores.

Atividades que vão contribuir para o desenvolvimento da consciência fonológica nas crianças:

  • Montando quebra-cabeças sonoros: Construindo palavras passo a passo:

Uma forma divertida e eficaz de promover a alfabetização e a consciência fonológica em crianças é através dos quebra-cabeças sonoros. Essa atividade estimula o reconhecimento dos sons das letras e a construção de palavras de forma progressiva. Vejamos como montar esse quebra-cabeça passo a passo:

  1. Escolha um conjunto de letras: Comece selecionando um conjunto de letras, como as vogais e algumas consoantes iniciais. Certifique-se de que as letras escolhidas sejam adequadas para a fase de desenvolvimento da criança.
  1. Introduza os sons: Apresente cada letra, dizendo o som correspondente de forma clara e enfatizada. Incentive a criança a repetir o som em voz alta e associá-lo a palavras que ela conhece.
  1. Monte palavras simples: Agora é hora de montar as palavras. Comece com palavras curtas e simples, usando apenas as letras selecionadas. Coloque as letras em uma superfície plana, como uma mesa, e chame a criança para montar as palavras, associando os sons às letras correspondentes.
  1. Expandindo o vocabulário: À medida que a criança ganha confiança na construção de palavras simples, você pode adicionar mais letras ao quebra-cabeça. Isso permitirá a criação de palavras mais complexas e aumentará o vocabulário da criança.

Aprendendo brincando: Letrinhas divertidas

A alfabetização pode ser uma jornada emocionante quando acompanhada de brincadeiras divertidas. E é por conta disso que a NeuroSaber criou o jogo “Letrinhas divertidas”. 

O intuito do Letrinhas é a estimulação de forma lúdica do conhecimento alfabético, isto é, a relação entre nomes, formas e sons das letras. Dessa forma, aproximando as crianças de um aprendizado leve e eficaz.

Além disso, esse brinquedo pedagógico junta a questão da ludicidade com a evidência científica, e é fabricado e idealizado pela NeuroSaber.

Letrinhas divertidas é totalmente seguro e possui o selo do INMETRO.

O diferencial do Letrinhas é o material, ele é feito com material imantado e feito com impressão em letras maiúsculas, com o tamanho adequado, para que as crianças não engulam ou tenham qualquer tipo de acidente. 

Podemos afirmar que esse brinquedo prende a atenção e estimula a aprendizagem de crianças e adultos, típicos ou atípicos. Com ele você tem liberdade para ensinar de diversas formas e ainda permite que o seu aluno interaja junto.

Promover a consciência fonológica e a alfabetização em crianças atípicas pode ser um desafio, e por isso é preciso estar atento às necessidades individuais de cada criança.

Com a implementação de atividades engajadoras no cotidiano das crianças, é possível alcançar mais eficácia no processo de alfabetização. Dessa forma, tente acrescentar no dia a dia as dicas que demos aqui, desde montar quebra-cabeças sonoros a utilizar recursos como as Letrinhas Divertidas da NeuroSaber.

Gostou das dicas? Então temos uma notícia para você.

Venha descobrir o passo a passo da neuro-alfabetização, com começo, meio e fim, através da nossa Imersão Alfabetizador. Inscreva-se aqui

Você também pode se interessar...

2 respostas em “Promovendo a consciência fonológica em crianças atípicas: atividades divertidas e engajadoras”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *