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Método de ensino baseado em evidências científicas: O que funciona?

Em um mundo cada vez mais dinâmico e tecnológico, a busca por método de ensino eficaz se torna crucial para promover um aprendizado significativo e de qualidade.

Você já parou para pensar quais são os métodos de ensino que realmente funcionam? Quais são as estratégias pedagógicas baseadas em evidências científicas que podem transformar a forma como aprendemos e ensinamos? 

Nesse contexto, vamos ver os métodos baseados em evidências científicas e entender como eles surgem como a resposta para uma educação mais efetiva.

Entenda o que são métodos de ensino :

Os métodos de ensino são estratégias utilizadas pelos educadores para transmitir conhecimentos e facilitar a aprendizagem dos alunos. São formas de abordar os conteúdos de maneira organizada e eficiente, buscando engajar os estudantes e promover um aprendizado significativo.

Além disso, existem os métodos de ensino baseados em evidências científicas que possuem respaldo em pesquisas rigorosas e comprovação científica. Ou seja, eles se baseiam em estudos e evidências sólidas sobre como as pessoas aprendem e quais abordagens são mais eficazes. 

Portanto, quando usamos os métodos com base científica temos como objetivo aprimorar a prática educacional, tornando-a mais eficiente e focada em resultados reais. 

Método de ensino que você precisa conhecer:

O conhecimento desse método de ensino nos permite questionar práticas ultrapassadas e promover uma educação mais atualizada e relevante, pois ao estarmos ciente dessas abordagens, podemos tomar decisões mais embasadas sobre as práticas pedagógicas a serem adotadas. Aqui estão alguns exemplos que você precisa conhecer:

  • Aprendizado Ativo: Ao contrário do modelo tradicional de ensino, em que os alunos apenas recebem informações, o aprendizado ativo envolve a participação ativa dos estudantes por meio de discussões, projetos práticos, resolução de problemas e atividades de grupo. 

Essa abordagem estimula a reflexão, a criatividade e o pensamento crítico, resultando em uma aprendizagem mais profunda e duradoura, e permite que crianças atípicas participem ativamente das atividades, explorando seus interesses e promovendo um engajamento mais significativo.

  • Feedback Construtivo: O feedback é uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho dos alunos. No entanto, nem todo tipo de feedback é eficaz e por isso é preciso usar o feedback construtivo.

Ele destaca os pontos fortes e oferece orientações específicas para melhorias, e contribui para que os alunos entendam exatamente no que estão acertando e quais áreas podem aprimorar. 

  • Ensino Multissensorial: As pessoas têm diferentes estilos de aprendizagem e processam informações de maneiras distintas. Por isso, os métodos de ensino que envolvem múltiplos sentidos, como a audição, a visão e o tato, são altamente eficazes. 

O ensino multissensorial é particularmente eficaz para crianças com deficiências sensoriais, permitindo que elas processem informações de maneiras adaptadas às suas necessidades individuais.

  • Metacognição: Refere-se à habilidade de refletir sobre o próprio processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas e monitorar o próprio desempenho. 

Sendo assim, é essencial que educadores e estudantes tenham conhecimento desses métodos. Para aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o assunto, a NeuroSaber possui a Coleção Práticas Pedagógicas Baseadas em Evidências, que aborda esses métodos de ensino. 

Essa coleção é uma ferramenta valiosa para educadores que buscam se atualizar e aprimorar suas práticas pedagógicas, garantindo que estejam adotando as estratégias mais eficazes para o sucesso educacional de seus alunos. 

Em resumo, esses métodos de ensino baseados em evidências científicas proporcionam uma educação inclusiva e personalizada, além de colocarem em prática estratégias que realmente funcionam, transformando a forma como aprendemos e ensinamos.

Portanto, ao adotar métodos de ensino baseados em evidências, os educadores podem oferecer aos alunos uma experiência de aprendizado mais sólida e eficaz, potencializando seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.


Referências:

SHAMS, Ladan; SEITZ, Aaron R.. Benefits of multisensory learning. Trends in Cognitive Sciences,  University of California, v. 12, n. 11, p. 411-417, nov./2008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1364661308002180. Acesso em: 7 jun. 2023.

PEPSIC. Metacognição como processo da aprendizagem. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862014000200007. Acesso em: 7 jun. 2023.

MARQUESALYCE, H. R. et al. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Innovation in teaching: a systematic review of active teaching-learning methodologies. Scielo, Campinas, set./2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/C9khps4n4BnGj6ZWkZvBk9z/. Acesso em: 7 jun. 2023.

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