Voltar

Como as atividades multissensoriais aprimoram as habilidades de leitura

Ensinar as crianças a lerem por meio de atividades multissensoriais, é baseado na ideia de que alguns alunos aprendem melhor quando o material que recebem é apresentado em uma variedade de modalidades.

Este método usa o movimento e toque, juntamente com o que vemos e que ouvimos para ajudar um estudante a aprender a ler, escrever e soletrar.

As atividades multissensoriais favorecem a integração de informações de várias rotas, favorecendo a integração na memória de longo prazo. Para saber mais sobre isso, continue lendo o artigo. 

Os benefícios das atividades multissensoriais

Nem todos os alunos processam as informações da mesma maneira. A maioria dos alunos tem um tipo de aprendizagem ou uma forma de receber informações que é ideal para sua personalidade e cognição.

Alguns alunos são bons ouvintes e podem entender conceitos ouvindo uma explicação, enquanto outros podem precisar desenhar com lápis e papel.

Outros alunos podem ser excelentes em rastrear informações com os olhos e preferem assistir a uma peça, enquanto outros aprendem melhor encenando a peça fisicamente.

No entanto, mesmo os alunos que respondem bem à técnica de assistir e ouvir, por exemplo, podem não estar processando informações tão bem quanto poderiam. 

O ensino multissensorial garante que cada aluno, independentemente do tipo de aprendizagem, tenha um meio de compreender a informação.

Por isso, ambientes de aprendizagem multissensorial aumentam a função cerebral. Cada sistema sensorial tem alvos no cérebro que estimulam a função cognitiva:

As técnicas de ensino multissensorial estimulam o cérebro de várias maneiras, para que cada sistema sensorial se torne mais desenvolvido e funcione melhor. Isso melhora as funções essenciais do cérebro, como habilidades de escuta, movimento, visão, reconhecimento tátil e conceituação.

Deixe as crianças mais envolvidas no processo de aprendizagem da leitura

É fácil para a criança se perder durante uma explicação. É difícil para eles prestarem atenção a cada informação que lhes chega da mesma forma, aula após aula, dia após dia.

Por isso, quando técnicas de ensino multissensoriais são usadas e a criança acaba fazendo algo taticamente e fisicamente, enquanto ouve instruções e vê informações, então não há muita oportunidade para a atenção do aluno se desviar.

Ensinar de uma forma que força vários sentidos a trabalharem juntos não apenas permite que os alunos estabeleçam conexões mais fortes com as informações, mas exige mais foco de uma forma agradável.

As atividades multissensoriais aprimoram as habilidades de leitura

Já vimos que o ensino multissensorial é aquele que usa mais de um sentido para aprender algo. 

Para ensinar leitura a crianças com dificuldades, a partir do ensino explícito das conexões entre letras e sons (consciência fonológica) com uma abordagem multissensorial, usando visão, audição, toque e movimento para ajudar as crianças a conectar sons com letras e palavras. 

Seu principal objetivo é ensinar a ler, decodificar palavras. A criança aprende as letras olhando para elas, dizendo seu som, tocando-as e usando vários materiais para traçá-las, como creme de barbear, areia, sal, etc. 

Essa abordagem é amplamente utilizada em alunos com dislexia. Hoje, muitos métodos de ensino da leitura são baseados nesta abordagem.

As metodologias multissensoriais podem ser utilizadas com todos os alunos, tenham ou não dificuldades, pois permitem  atender à diversidade de formas de aprendizagem das crianças. 

Facilita o trabalho da forma que melhor se adapta à sua forma de aprender, reduzindo as desigualdades. Portanto, todas as crianças em idade escolar se beneficiaram com seu uso em salas de aula.

Quer saber mais sobre o assunto? Então veja esse vídeo com a Lu 

Referências 

Waterford.org. Why Multisensory Learning is an Effective Strategy for Teaching Students How To Read. Disponível em <https://www.waterford.org/education/why-multisensory-learning-is-an-effective-strategy-for-teaching-students-how-to-read/> Acesso em 26 out. 2021. 

Você também pode se interessar...

2 respostas em “Como as atividades multissensoriais aprimoram as habilidades de leitura”

Oiee, Iraceli

Que honra em ter você aqui com a gente. Fazemos tudo com muito AMOR para vocês! 🥰

Agradecemos pelo seu carinho 😍

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *