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Como estimular as habilidades de Consciência Fonológica

A consciência fonológica é uma habilidade fundamental na jornada das crianças para aprender a ler. Todas as línguas orais têm uma fonologia, ou sistema de sons, e para uma língua como o português, onde o sistema de escrita alfabética foi projetado em grande parte para representar o sistema da fala, estando ciente da relação entre os sons da fala (fonemas) e as letras ( grafemas) é essencial. 

E quando você tem crianças que estão aprendendo a ler, cada atividade deve ser diferenciada. Afinal, não queremos que as crianças fiquem sobrecarregadas ou entediadas, o que provavelmente é pior.

Neste artigo não inclui apenas algumas atividades, mas também algumas dicas que tornarão mais fácil incluir essas atividades em seu dia a dia. Porque, quanto mais você praticar essa habilidade, mais fácil será para o sucesso de seus alunos. Continue lendo para saber mais. 

Qual a importância da Consciência Fonológica

É um termo amplo, mas na verdade bastante básico: consciência fonológica é a capacidade de ouvir e identificar os vários sons nas palavras faladas.

Crianças com forte consciência fonológica podem fazer coisas como rimar, contar sílabas e misturar sons em palavras. E o mais importante de tudo, crianças com forte consciência fonológica aprendem a ler com muito mais facilidade, tornando suas primeiras tentativas de leitura mais bem-sucedidas. 

Essa vantagem inicial permanece com as crianças à medida que avançam em sua carreira escolar.

As crianças não saem do útero prontas para correr. Em vez disso, os bebês aprendem a esticar seus pequenos membros, virar-se sobre a barriga, engatinhar e andar – e então, por fim, começam a correr. Da mesma forma, a consciência fonológica se desenvolve gradualmente ao longo do tempo. 

As crianças começam com as habilidades mais fáceis – como entender que a linguagem falada contém palavras – e depois passam para habilidades como rimar. 

Eventualmente, eles desenvolvem habilidades mais avançadas, como a manipulação de sons, e são capazes de jogar jogos de palavras 

A consciência fonológica forte é um dos mais fortes preditores de sucesso de leitura posterior. Crianças com dificuldade de leitura, incluindo crianças com dislexia, geralmente têm problemas com consciência fonêmica, mas com o tipo certo de instrução podem ter sucesso.

Os pais podem fazer uma grande diferença ajudando seus filhos a se tornarem leitores, praticando essas habilidades orais pré-leitura em casa.

Quais os problemas em não desenvolver as habilidades de consciência fonológica?

As dificuldades de consciência fonológica vêm de atrasos no processamento da linguagem, exacerbados pelos desafios de aprender a língua.

Ser capaz de processar a linguagem é uma das funções mais desafiadoras do cérebro, uma vez que a linguagem natural é extremamente rápida. O processamento de palavras como sons inteiros para ouvir e falar não é tão difícil. 

São as habilidades adicionais de clareza de processamento. Muitas crianças não desenvolvem totalmente o chamado processamento natural da velocidade da linguagem antes da idade em que se espera que leiam.

E assim, a incapacidade de dominar a fonética, porque eles não estão biologicamente e cognitivamente prontos, coloca muitas crianças atrasadas na leitura desde o início. 

E no sistema padronizado de hoje, com marcos anuais de leitura, é um ponto de estresse para pais, professores e filhos.

Além disso, há uma razão pela qual muitos alunos têm dificuldade com o português. Sua chamada profundidade ortográfica torna uma língua difícil de ler com uma incidência maior de dislexia do que a maioria das outras línguas. 

Dicas de como estimular as habilidades de Consciência Fonológica

Na infância, habilidades de consciência fonológica certamente precisam ser ensinadas explicitamente, mas a prática extra e divertida pode ser feita a qualquer momento. Você pode conferir algumas dicas a seguir.

Pratique regularmente

Você não precisa passar horas por dia desenvolvendo a consciência fonológica. Deve ser introduzido no jardim de infância e na primeira série. Dedicar cerca de 15 minutos, alguns dias por semana, às atividades da classe inteira, com talvez mais 10 minutos em pequenos grupos diferenciados para aqueles que precisam de prática adicional. 

Em sua meta-análise de pesquisa relacionada a este tópico, o The National Reading Panel (2000) descobriu que apenas 18 horas de instrução no total são suficientes para a maioria dos alunos , e isso pode ser facilmente alcançado ao longo de vários meses.

Torne divertido

Começando no jardim de infância ou mesmo na pré-escola, educadores e pais podem introduzir jogos, músicas e atividades de forma lúdica e apropriada ao desenvolvimento. 

Concentre sua instrução

Para crianças com desenvolvimento típico, pode ser mais útil se concentrar em um ou dois tipos de manipulação de fonemas, como por exemplo, mistura e segmentação, pois estudos indicaram que crianças que aprenderam apenas um ou dois tipos de manipulação, em vez de três ou mais.

Torne multissensorial 

Há muitas maneiras de incorporar mais de uma modalidade em sua instrução: incorporando manipuladores como fichas de bingo ou contadores que os alunos podem “empurrar” enquanto segmentam ou manipulam fonemas; usando carrinhos de brinquedo ou até mesmo suportes de imagem para palavras direcionadas.

Não exagere

A consciência fonológica é um meio para um fim – para ajudar as crianças a ler e soletrar – e é possível exagerar. 

Os alunos só precisam demonstrar consistentemente sua consciência de que as palavras faladas são compostas de fonemas, que esses fonemas podem ser manipulados de diferentes maneiras e que podem aplicar esse conhecimento para decodificar e codificar palavras.

E por último, uma dica extra, é buscar compor um banco de atividades, para que assim você consiga ter de fato um aprendizado mais divertido. 

Para você saber mais sobre isso, assista esse vídeo com a Lu! 

Referências

The National Center on Improving Literacy. How We Learn to Read: The Critical Role of Phonological Awareness. Disponível em <https://improvingliteracy.org/brief/how-we-learn-read-critical-role-phonological-awareness> Acesso em: 27 SET 2021. 

State Government of Victoria. Phonological awareness. Austrália. Disponível em <https://www.education.vic.gov.au/school/teachers/teachingresources/discipline/english/literacy/readingviewing/Pages/litfocusphonological.aspx> Acesso em 27 SET 2021

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3 respostas em “Como estimular as habilidades de Consciência Fonológica”

Boa tarde, realmente é importante saber cada vez mais tudo sobre o desenvolvimento das crianças, vou assistir a live sim grata!

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