Skip to content Skip to footer

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Já considerou a relevância da psicomotricidade na educação infantil? Caso sim, você compreende sua importância no desenvolvimento completo das crianças. Se não, prepare-se para entender as habilidades motoras, cognitivas e emocionais desde os primeiros anos de vida. Essa área é fundamental para o progresso global dos pequenos.

Neste artigo, vamos explorar como a psicomotricidade desempenha um papel crucial no processo educacional infantil.

O que é psicomotricidade na educação infantil?

Trata-se de uma prática que usa a educação física como base para promover o desenvolvimento global do aluno através dos seus movimentos. Esse tipo de ação pedagógica é de extrema importância, pois a psicomotricidade diminui as chances de distúrbios de aprendizagem, além de auxiliar no avanço das questões motoras, cognitivas e afetivas.

Além disso, ela também pode ser definida como a integração de todas as funções psíquicas e motoras em virtude da maturidade do sistema nervoso. Ou seja, ela também significa a ciência que estuda o ser humano através dos movimentos, relacionando-os com as questões internas e externas.

Entenda a importância da psicomotricidade na educação infantil

A psicomotricidade, com enfoque na educação infantil, é indispensável para contribuir na formação dos esquemas corporais, uma vez que o estímulo dos movimentos decorre do desenvolvimento infantil. Dentre os incentivos, os principais ocorrem através de atividades lúdicas e brincadeiras, de modo que chame a atenção do infante. Ao praticar as atividades, ele aprende na prática as habilidades de como se portar e interagir no meio em que está inserido.

Portanto, fica evidente que, por mais que sejam atividades lúdicas e brincadeiras, o aprendizado vai muito além disso.

Dessa forma, quando o aluno desenvolve seu próprio senso de percepção, compreendendo as limitações no decorrer do processo de aprendizagem, ele consegue:

  • Adquirir habilidades e capacidades motoras que auxiliam no conhecimento do próprio corpo e são indispensáveis para que ele consiga se movimentar de forma consciente e segura;
  • Interagir com os seus pares de forma clara, expressando suas ideias precisamente;
  • Exteriorizar suas emoções, sentimentos e sensações, desenvolver a criatividade e iniciar a formação da sua personalidade;
  • Criar uma confiança em si mesmo e evoluir sua maturidade psicológica;
  • Desenvolver e amadurecer habilidades motoras finas que serão indispensáveis para a aprendizagem da escrita.

Como é o processo de aprendizagem e aproveitamento da psicomotricidade na educação infantil?

Não podemos esquecer que, para um desenvolvimento em ritmo e ganhos satisfatórios do processo de aprendizagem e aproveitamento da psicomotricidade, é essencial que o ambiente promova segurança para o infante. Se tratando de segurança, é preciso uma segurança física, mas não só ela, as seguranças emocionais e psicológicas também devem estar garantidas para que a criança se desenvolva com o mínimo de obstáculos possíveis.

Reforçando a importância da psicomotricidade infantil, é de conhecimento que ela está relacionada aos comportamentos e ações que correlacionam corpo, mente, espírito, natureza e a sociedade. Desse modo, através dessa importante conexão, a criança consegue expressar o que sente.

Dicas de atividades psicomotoras

A família e os profissionais envolvidos no desenvolvimento do pequeno podem incentivar a prática de algumas atividades psicomotoras, dependendo da idade e das condições gerais do indivíduo. As atividades podem ser feitas em grupos ou de forma individual, dentre elas estão:

Para melhorar a lateralidade:

Pular corda, brincar de pega-pega, dar cambalhotas e estrelinha, jogos de bola com apenas 1 mão (queimada), e pular amarelinha.

Para melhorar o equilíbrio corporal:

Pisar em cima de uma corda colocada no chão ou andar sobre as linhas do piso, andar/correr sobre diferentes tipos de piso -com texturas e formas diferentes: calçado, descalço, com meias no azulejo, no cimento, no gramado, na terra, na areia-, andar num labirinto, e brincar de dança das cadeiras.

Para melhorar a motricidade fina (importante para atividades como escrever e desenhar):

Use jogos de encaixe, empilhar objetos; brincar com massinha de modelar, e contar feijões.

Para melhorar a noção do próprio corpo:

Pintar as mãos com tinta guache e colocar sobre um papel, pintar partes do corpo com tinta, dançar em frente ao espelho, subir e descer rampas, e brincar de estátua.

Para melhorar o controle da respiração:

Fazer bolinhas de sabão, assoprar velas de aniversário, encher balões de festa.

Em conclusão, a psicomotricidade é crucial na educação infantil, ajudando no desenvolvimento global das crianças, desde habilidades motoras até capacidades cognitivas e emocionais. Portanto, Integrar práticas psicomotoras nas atividades educacionais,  enriquece a experiência de aprendizado e constroi bases sólidas para o futuro das crianças.


REFERÊNCIAS

FĂGĂRAŞ, P. S.; RUS, C. M.; VANVU, G. The Importance of Psychomotricity in Developing of Perceptual – Motor Structures. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 149, p. 317–320, set. 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042814049623. Acesso em: 16 out. 2022.

ROVERSSI, Tabata Tatiane Ramalho. FIER, José Rubens. Os benefícios da Psicomotricidade na Educação Infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 10, Vol. 01, pp. 49-62. Setembro de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/beneficios-da-psicomotricidade. Acesso em: 16 out. 2022.

What is the use of child psychomotricity. TAMDEM, 2018. Disponível em: https://www.tamdem.eu/what-is-the-use-of-child-psychomotricity.html. Acesso em: 16 out. 2022.

7 Comments

Leave a comment