Skip to content Skip to footer

Como analisar a evolução escolar da criança com TDAH?

Como analisar a evolução escolar da criança com TDAH

Como analisar a evolução escolar da criança com TDAH – Antes de mais nada, um artigo de revisão publicado na Creative Education, diz que a pessoa com TDAH tem mais riscos de não conseguir ter uma boa evolução na escola.

Em resumo, neste artigo foram avaliados 376 artigos que relacionam os fatores que influenciam a evolução e o sucesso acadêmico em pacientes com TDAH.

Dessa forma, os autores decidiram que dentre os sinais do transtorno, o Déficit de Atenção é o sintoma do TDAH que mais restringe e aumenta o risco de fracasso na escola.

Como analisar a evolução escolar da criança com TDAH

Assim sendo, dentre avaliações,  a desorganização global e os repetidos fracassos pelos jovens na realização de atividades escolares.

Por exemplo, déficits em habilidades específicas, pouca capacidade de adquirir novas habilidades. Também baixo autoconceito e baixa autoestima.

Além disto, tem maior risco de desenvolver sintomas depressivos. Sendo assim, isso é um fator que intensificaria a baixa performance e prejudica a interação social.

Por outro lado, essa evidência contrasta com a ideia geral de que a hiperatividade do TDAH seria o “vilão” principal. Também ressalta a importância de se identificar precocemente o Déficit de Atenção.

Sob o mesmo ponto de vista, vários trabalhos vêm também cada vez mais colocando esta medida como uma importante prevenção frente à evasão escolar.

Então… Quer aprender mais sobre esse assunto? Antes de mais nada acesse e aprenda mais.

Fonte: A Systematic Review of Literatures on Factors Associated with Educational and Academic Performance in Attention Deficit Hyperactivity Disorder

Adams, R., Finn, P., Moes, E., Flannery, K., & Rizzo, A. S. (2009). Distractibility in Attention/Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD): The Virtual Reality Classroom. Child Neuropsychology, 15, 120-135.
http://dx.doi.org/10.1080/09297040802169077

Advokat, C., Lane, S. M., & Luo, C. (2011). College Students with and without ADHD: Comparison of Self-Report of Medication Usage, Study Habits, and Academic Achievement. Journal of Attention Disorders, 15, 656-666.
http://dx.doi.org/10.1177/1087054710371168

2 Comments

Leave a comment

0.0/5