Skip to content Skip to footer

Desenvolvimento motor e alfabetização: qual a relação?

Em seus primeiros anos de vida, a criança passa por inúmeras transformações, como nas áreas cognitivas e de desenvolvimento motor. Até os dois anos, os bebês aprendem habilidades motoras como sentar, engatinhar, andar e usar as mãos. Aprendem também a controlar e conectar seus movimentos.

O desenvolvimento motor é um processo de alterações complexas que se interligam. Além disso, fazem parte de todos os aspectos do crescimento e maturação.

Por isso, no texto de hoje falaremos sobre a importância que o desenvolvimento motor exerce no processo de alfabetização. 

Quais são as principais etapas do desenvolvimento motor no primeiro ano de vida do bebê?

O bebê está em constante desenvolvimento, começando ainda dentro da barriga da mãe. A primeira etapa que pode ser vista de seu desenvolvimento motor é conseguir controlar sua cabeça. Esta etapa vai do nascimento até três meses.

Rolar e sentar sem apoio também são desenvolvimentos importantes que devem acontecer até os seus seis meses de vida. Engatinhar aparece normalmente aos nove meses. Assim, aos 12 meses, a criança começa a dar seus primeiros passos.

É importante ressaltar que essas etapas e meses não são uma regra. Portanto, é comum que terem variações de bebê para bebê. Cada criança é única!

O que é motricidade?

A motricidade é a expressão da ação voluntária. Ela deve compreender as funções executivas, ritmo, persistência e controle inibitório para realizar uma tarefa. Elas auxiliam nas habilidades de segurar, soltar, pular, empurrar, entre outros. 

Na infância, ela assume um papel primordial. É nesta fase da vida que acontecem as tentativas de acerto por meio do erro na forma de realizar uma tarefa motora. São o principal meio de aprender e memorizar estratégias.

Desta forma, o bom desenvolvimento motor durante os primeiros anos de vida alicerçam e lapidam a coordenação motora da criança. É isso que as prepara para as etapas de aprendizagem que virão.

Qual a ligação do desenvolvimento motor com a alfabetização?

A alfabetização infantil é o desenvolvimento de habilidades essenciais para a aprendizagem da leitura e escrita. A alfabetização formal começa aos seis ou sete anos. Mas, desde quando o bebê está na barriga ele é inserido no mundo da linguagem. 

O processo de alfabetização é complexo. Por isso, é muito importante preparar as crianças para ele. No entanto, antes de chegar a fase de alfabetização, as crianças precisam desenvolver suas habilidades psicomotoras. 

A psicomotricidade é uma ciência que se concentra no desenvolvimento motor da criança. Procura estabelecer conexão entre três partes determinantes na nossa vida: emocional, física e cognitiva.

A busca por esse equilíbrio possibilita o aprendizado pedagógico, além das diversas situações internas e externas ao indivíduo. 

Ou seja, a contribuição da psicomotricidade no cotidiano da criança está na busca pela realização de atividades adequadas em cada etapa. A importância do viés psicomotricista na educação infantil pode ser visto também nas habilidades, devidamente trabalhadas em um tempo correto.

Atividades para desenvolver as habilidades motoras na infância

É importante ressaltar que, para desenvolver a habilidade motora, é necessário que as atividades envolvam por completo todos os aspectos motores. 

  1. Atividades de coordenação motora fina

Os estímulos para desenvolver a coordenação motora fina podem ocorrer por meio de desenhos, atividades de recorte e colagem, massinha, etc. 

  1. Coordenação motora global

Para essa parte importante do desenvolvimento motor, procure atividades que trabalhem com força. Assim sendo, busque atividade de pular, correr, saltar e dançar. É importante também desenvolver atividades de apropriação e reconhecimento corporal.

  1. Lateralidade

 A lateralidade é a área psicomotora associada à consciência de que o corpo tem dois lados. Além disso, trabalha a noção de externo e interno. Ou seja, as atividades que estimulam a lateralidade são as que trabalham os lados do corpo separadamente, como pular de um pé só. Também são usadas as atividades que envolvem equilíbrio.

Sempre que possível, procure desenvolver atividades que trabalhem com o desenvolvimento motor da criança, respeitando-a em todo momento. A criança precisa se sentir à vontade para que se desenvolva da melhor forma!


Referência:

XAVIER, Juliana. A importância do desenvolvimento motor na primeira infância. Fiocruz, 2018. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/importancia-do-desenvolvimento-motor-na-primeira-infancia> Acesso em: 28 de jan, 2022.
ENTENDA as áreas psicomotoras e como estimular cada uma delas na aprendizagem. Instituto Neurosaber, 2020. Disponível em: <https://institutoneurosaber.com.br/artigos/entenda-as-areas-psicomotoras-e-como-estimular-cada-uma-delas-na-aprendizagem/> Acesso em: 28 de jan, 2022.

5 Comments

  • Maria Milce dos Santos
    Posted 15/02/2022 at 12:12 pm

    Bom dia,meu nome e Maria Milce e estou passando para agradecer vcs tem contribuído infinitamente para que eu faça um trabalho especial com meus pequenos algumas coisas eu já fazia mais vcs mim deram uma visão bem mais apurada de tudo que os pequenos apresentam de aprendizado sou enfermeira babá a mais de 30 anos,amo o que faço e tenho aprendido muito com vcs, obrigado

    • Webster
      Posted 15/02/2022 at 1:04 pm

      Olá, Maria

      Muito obrigado pela confiança em nosso trabalho, continue nos acompanhando.
      Ficamos felizes em poder auxiliar você nessa questão, para nós é um prazer!

      Webster,
      Equipe NeuroSaber💙

  • Gislaine
    Posted 09/03/2023 at 1:42 pm

    Bom dia,
    Sou professora de educação infantil e tenho muito interesse em aprofundar o conhecimento em psicomotricidade. Na sala de aula noto algumas dificuldades dos alunos, mas tenho dificuldade em definir quais atividades devo propor para contribuir para o avanço das crianças.
    Vcs ofecem cursos ou poderiam , por gentileza, indicar cursos bons que tratem deste tema?

    • Solange
      Posted 09/03/2023 at 7:49 pm

      Olá Gislaine, tudo bem?

      Agradecemos o seu contato e carinho com a NeuroSaber. 🥰

      Temos o curso PEPI: Programa Especializado em Psicomotricidade Infantil, Totalmente baseado em evidências científicas, mas numa linguagem clara e correlacionando TEORIA A PRÁTICA, esse curso vem de encontro ao anseio daqueles que lidam com o desenvolvimento infantil, entendendo como ele acontece e trabalhando de maneira a estimular e otimizar o potencial da criança, caso queira mais informações entre em contato conosco pelo Whatsapp: wa.me/5543991852129 📲

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Trackback: Psicomotricidade: 5 atividades para estimular o tônus

Leave a comment

0.0/5