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HABILIDADES SOCIAIS PARA CRIANÇAS AUTISTAS

Você já ouviu falar da falta de habilidades sociais das crianças autistas? Isso é algo importante para todas as crianças, para que elas possam brincar, fazer amigos e aprender coisas novas, mas com as crianças autistas isso às vezes se torna diferente.

Imagine se uma criança não sabe como falar com os coleguinhas na escola ou não entende como compartilhar brinquedos. Isso pode ser difícil, não é?

Neste texto, vamos entender a importância das habilidades e falar sobre como as crianças com autismo podem aprender isso de maneira simples e divertida.

Você sabe a importância das habilidades sociais?

O desenvolvimento das habilidades sociais é um fator importante para que as crianças saibam agir em diversas ocasiões do cotidiano, desde interações mais simples, como conversar com os avós e brincar com os amigos na escola, até atividades mais complexas, como apresentar um trabalho na frente de toda turma.

Essas habilidades podem ajudar seu filho a criar laços de amizade, aprender com as outras pessoas, se interessar por alguma atividade ou se identificar com determinado assunto. Dessa forma, o aperfeiçoamento social é fundamental para ajudar nas relações familiares e possibilitar que seu filho crie sua própria identidade, dando a ele um sentimento de pertencimento.

Nesse sentido, o bom convívio social é indispensável para a qualidade de vida e, consequentemente, para a manutenção da saúde mental.

As habilidades sociais para crianças podem ser divididas em:

  • Habilidades de jogo ou brincadeira – capacidade de dividir o espaço com outros colegas em jogos e compartilhar brinquedos;
  • Habilidades de conversação – capacidade de escolher sobre o que falar ou qual linguagem corporal usar;
  • Habilidades emocionais – saber como lidar com suas emoções e compreender como os outros se sentem através da empatia;
  • Habilidades de resolução de problemas saber administrar e lidar com conflitos ou tomar decisões em situações sociais.

AS HABILIDADES SOCIAIS E O AUTISMO

Na maioria das vezes, o indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tende a sentir dificuldades em socializar de maneira geral. Por isso, agir em determinadas situações que requerem certas convivências sociais se torna uma barreira na vida da criança autista, enquanto para as pessoas neurotípicas o desenvolvimento dessas habilidades ocorre de forma natural, apenas com a convivência em sociedade.

Portanto, os pequenos com TEA precisam de suporte para desenvolver de forma efetiva as habilidades sociais, levando em consideração suas necessidades pessoais e seu futuro.

COMO AJUDAR CRIANÇAS COM TEA A DESENVOLVER HABILIDADES SOCIAIS

  • Brincar: Brincadeiras e jogos são ótimos para ajudar as crianças a aprender, pois esses jogos ensinam coisas como compartilhar, seguir regras e lidar com vitórias e derrotas.

Por exemplo: em um jogo, o seu filho pode vencer ou perder e isso promove o espírito esportivo de saber lidar com o resultado, algo importante não só para jogos, como também para várias situações da vida.

  • Elogiar: Elogie as crianças quando elas interagirem bem com os outros, pois isso as incentiva a continuar agindo de maneira positiva.

Se o seu filho está brincando e você percebe que ele está compartilhando o brinquedo com outra criança, lhe parabenize pelo ato.

  • Encenar: Pratique situações sociais com as crianças para ajudar-las e prepará-las para situações do dia a dia.

Em uma determinada situação em que duas pessoas querem comer bolo, mas só tem apenas uma fatia, você pode ensinar o pequeno que a solução será dividir a fatia

  • Suportes Visuais: Use imagens ou cartões para mostrar ações sociais positivas e negativas. Isso ajuda as crianças a entender o que é certo e errado.

Você pode utilizar palavras e/ou imagens por meio de cartões, ou cartazes que ilustram ações positivas de convivência, como: conversar com os colegas, dividir o brinquedo, ajudar nas atividades de casa, entre outros.

PROMOVER O USO DAS HABILIDADES SOCIAIS EM DIFERENTES AMBIENTES

Talvez seu filho tenha aprendido a ter uma boa convivência quando está em casa, com seu irmão, seus pais e familiares. Entretanto, em alguns casos, a criança não mantém o comportamento ideal na escola. Em vista disso, é essencial conversar com o professor para alinhar as abordagens, de modo que as mesmas instruções sejam dadas nos dois ambientes.

Ademais, cada criança com TEA possui características próprias. Portanto, é imprescindível que ela tenha sua singularidade respeitada, como também é relevante que ela receba acompanhamento de profissionais capacitados.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o autismo? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.


 REFERÊNCIAS

 MARANHAO, Samantha Santos de Albuquerque; PIRES, Izabel Augusta Hazin. Funções executivas e habilidades sociais no espectro autista: um estudo multicasos. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv., São Paulo, v. 17, n. 1, p. 100-113, jun.  2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-03072017000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:  09 ago.  2022.

 Social skills for autistic children. Raising Children, 2021. Disponível em: https://raisingchildren.net.au/autism/communicating-relationships/connecting/social-skills-for-children-with-asd. Acesso em: 09 ago. 2022.

4 Comments

  • Maria Antônia Silva Pereira
    Posted 16/09/2022 at 11:27 pm

    Quero participar da aula

    • Solange
      Posted 19/09/2022 at 2:04 pm

      Olá Maria, tudo bem?

      Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais! 💙

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

      • Iraildes santos Silva
        Posted 24/09/2022 at 4:36 pm

        Eu amei esse conteúdo
        Vai mim ajudar muito mim deu uma luz no que acrescenta nas atividades e brincadeira com meu filho
        Obrigada

        • Solange
          Posted 26/09/2022 at 2:24 pm

          Olá Iraildes, tudo bem?

          Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!

          Sol,
          Equipe NeuroSaber 💙

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