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Leitura e escrita: o que ensinar primeiro para as crianças?

capa leitura e escrita

Sabemos que o processo de alfabetização consiste nas de leitura e escrita. Mas em qual ordem começar?

Ambas as habilidades possuem diferentes níveis de complexidade, ou seja, requerem diferentes habilidades cognitivas, portanto há uma ordem em que começamos a ensiná-las.

Continue lendo para saber como e por que começar com um em vez do outro!

O que é a Leitura?

Ao contrário do que pensam, aprender a ler é algo que acontece naturalmente, sem a necessidade de orientação. No entanto, a realidade é bem diferente.

A leitura é um processo complexo que requer o devido ensino de várias habilidades e estratégias, e isso inclui entender a relação entre letras e sons, bem como desenvolver a consciência fonológica.

Embora nossos cérebros tenham afinidade natural com a linguagem falada, aprender a ler é uma tarefa muito mais desafiadora. E por isso, ensinar crianças a dominar a leitura e a escrita é uma tarefa que requer atenção e dedicação.

É essencial compreender a complexidade da leitura e o desafio que representa, especialmente para aqueles que estão iniciando essa jornada. É um trabalho árduo, mas os resultados são recompensadores. 

O que é a Escrita?

Às vezes, parece que a escrita das crianças evolui naturalmente. Mas, assim como aprender a ler, aprender a escrever não é um processo natural. 

Para garantir que todos os alunos se tornem escritores qualificados, precisamos fornecer instruções sistemáticas e explícitas, combinadas com muitas oportunidades para eles escreverem e receberem feedback.

Quando as crianças começam a escrever, elas adquirem consciência espacial, aprendem a escrita (e leitura) da esquerda para a direita e escrita (e leitura) de uma linha para a outra. Ao contrário do processamento de texto, eles aprendem as formas das letras não apenas visualmente, mas por meio de sua memória cinestésica (muscular). 

Quando juntam os sons das letras com a escrita, as formas das letras e como soam ficam mais claras e fáceis de entender.

Entretanto, escrever pode ser difícil para algumas crianças, e elas podem não gostar de pegar no lápis, outras podem escrever bem, mas apenas repetem as palavras que já sabem. Além disso, em alguns casos algumas podem escrever a mesma palavra várias vezes.

Muitas dessas crianças podem ter dificuldades com suas habilidades para segurar coisas pequenas e com o planejamento dos movimentos, o que torna a escrita mais desafiadora.

O que devemos ensinar primeiro?

Escrever está entre as coisas mais difíceis que os alunos aprendem na escola porque exige que eles apliquem o que aprenderam como leitores, ou seja a fonética, vocabulário e a estrutura do texto. Além de habilidades adicionais como as motoras, de planejamento, consideração do público, caligrafia e revisão, para gerar seu próprio trabalho. 

Portanto, devemos começar pelo ensino da leitura, por ser menos complexo do que a escrita, mas também porque a habilidade da escrita pressupõe habilidades de leitura.

Além disso, assim como a instrução explícita e sequencial pode ajudar a garantir que todos os alunos aprendam a ler, o mesmo se aplica à escrita.  Ou seja, para permitir que nossos alunos escrevam bem, precisamos ajudá-los, ensinando explicitamente os componentes de uma escrita eficaz.

Atividades para estimular a leitura

Aprender a ler é um processo de desenvolvimento que leva tempo, pois cada criança aprende de forma diferente. Por isso, é importante incorporar diferentes estratégias de ensino para prender sua atenção e mantê-los interessados ​​em aprender.

Aqui estão algumas ideias práticas que você pode incorporar em sala de aula para ajudar seus alunos a se tornarem leitores independentes:

  • Exiba letras e palavras pela sala de aula: Exibir palavras e letras diferentes pela sala de aula incentiva os alunos a fazer perguntas sobre as palavras e aprender, mesmo sem perceber que estão aprendendo. 

Experimente rotular os objetos ao redor da sala, como janelas, portas, cadeiras e quadros brancos, ou fixar palavras como “preto”, “vermelho” e “azul” na parede, com a fonte da palavra nessa cor. As crianças aprenderão a associar as palavras aos objetos que veem.

Mas tome cuidado com o excesso!

  • Crie famílias de palavras: Famílias de palavras são palavras que rimam. Ensinar os alunos sobre famílias de palavras os ajuda a ver padrões dentro de textos e os incentiva a começar a ler agrupando conjuntos de letras dentro de uma palavra.
  • Jogue jogos de decodificação: Depois que a criança aprender os sons que cada letra, ou grupo de letras faz, ela será capaz de começar a juntar as palavras. Aprender a decodificar é uma etapa importante para aprender, pois quanto mais os alunos decodificarem as palavras, mais rapidamente elas serão capazes de as identificar automaticamente.

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Então agora, para reforçar o conteúdo, que tal assistir esse vídeo da Luciana Brites falando sobre o assunto?  É só clicar aqui embaixo!


Referências: 

Communities Engaging Autism. n.d. Reading or Writing, Which Comes First? – Communities Engaging Autism. [online] Disponível em: <https://cea4autism.org/reading-writing-comes-first/> [Acesso em 24 agosto 2021].

Lam, K., 2021. Teaching Children to Read: 7 Creative Ideas for Your Classroom | LiteracyPlanet. [online] LiteracyPlanet. Disponível em: <https://www.literacyplanet.com/blog/teaching-children-read-7-creative-ideas-classroom/> [Acesso em 24 agosto 2021].

9 Comments

  • Rita Pereira da Silva
    Posted 30/08/2021 at 11:39 pm

    Sou muito grata a Neurosaber foi um divisor de águas na minha prática pedagógica. Tem contribuído muito na minha vida diária pois sou mãe tenho uma filha com diagnóstico de DI deficiência intelectual meu muito obrigada toda equipe Neurosaber !

  • JANAINA DA COSTA BARBOSA FERREIRA ROSA
    Posted 04/09/2021 at 1:37 pm

    Gostei muito do conteúdo. Estou trabalhando em ensino remoto, e angustiada porque alguns alunos ainda não conseguem ler. Gostaria de receber mais informações sobre este conteúdo, por favor. Minha turma é do segundo ano, sou aluna Proleia e Percepsom. Com muitos alunos eu consegui atingir o objetivo. Mas estes que ainda não lêem, tem me preocupado muito.

  • Marcio Oliva
    Posted 04/09/2021 at 4:27 pm

    Excelente explicação. Contextualizada e de forma clara nos faz entender como devemos trabalhar com os nossos alunos. A cada dia aprendendo mais… Gratidão!…🙌🏼

  • Maria Morgado Ferreira
    Posted 04/09/2021 at 7:25 pm

    Lu você é extraordinária ! Competente e muito expressiva!!!… Que belo trabalho faz com o seu marido e estão a ajudar tantos profissionais e pais… É uma aventura gigantesca que envolve muito estudo trabalho dedicação experiência cooperação amor entrega… mas que traz especialmente tanta gratificação!… Eu sou professora aposentada e a minha grande paixão foi a Leitura e Escrita, por isso adorar lecionar os 1os anos.Adoptei o método “Jean qui rit” é gestual e muito a base de fonomimica e é silábico.Como é muito alegre e contempla o movimento,

    estava indicado para aquelas idades e era muito inclusivo. então as criancas, mesmo as que apresentavam algumas dificuldades aprendiam a ler depressa.Foi muito gratificante . Fui uma professora feliz

  • Trackback: Dificuldades de Aprendizagem: A Importância do Diagnóstico Precoce - Instituto NeuroSaber
  • MARIA
    Posted 23/04/2023 at 11:51 pm

    Tenho uma criança de 5 anos não escreve , não desenha , não rabisca e nem tem interesse de pegar no lápis para escrever . Por favor me ajudem meu filho tem diagnóstico de PC leve e TEA . Não fala anda , está na escolinha segundo período. Preciso de ajuda

    • Livia
      Posted 25/04/2023 at 5:44 pm

      Olá Maria,

      Compreendemos sua preocupação com relação ao desenvolvimento de seu filho. É importante lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e que as condições de saúde podem afetar esse processo. Busque a orientação de profissionais capacitados, como um pediatra, um neuropediatra, um psicólogo infantil e um fonoaudiólogo. Esses profissionais podem avaliar o desenvolvimento da criança e identificar possíveis dificuldades que estejam afetando seu aprendizado e desempenho.

      Além disso, é importante oferecer atividades que estimulem a coordenação motora, a percepção visual e a cognição da criança, sempre de forma lúdica e prazerosa. Jogos educativos, brincadeiras com massinha de modelar, pintura com os dedos e atividades sensoriais podem ser úteis nesse processo. Estamos com o lançamento de um curso que trabalha com esses elementos, chama-se Do Desenha À Escrita. Entre agora mesmo no grupo de Whatsapp, as informações de vendas serão enviadas por lá: https://chat.whatsapp.com/DrsHyvlt2uQDBpVcyG41Y0

      Também é importante que a escola esteja ciente das dificuldades da criança e ofereça um acompanhamento individualizado e adaptado às suas necessidades. A escola pode contar com um professor de apoio ou com recursos especializados para auxiliar no processo de aprendizagem.

      Por fim, lembre-se de que o amor, o carinho e a paciência são fundamentais nesse processo de desenvolvimento da criança. Com o apoio adequado, seu filho poderá superar suas dificuldades e atingir seu potencial máximo!

  • Aparecida Gonçalves Barbosa
    Posted 24/04/2023 at 12:29 pm

    Parabéns a equipe, pelo excelente trabalho prestados aos profissionais da educação e todos aqueles que amam a educação. Adimiro tudo o que nos oferecem para nos capacitar.

    • Livia
      Posted 25/04/2023 at 5:35 pm

      Olá Aparecida, tudo bem?

      Agradecemos o carinho e confiança em nosso trabalho <3

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