Skip to content Skip to footer

TDAH E DIFICULDADES DE ESCRITA

É comum crianças com TDAH apresentarem dificuldades com a escrita. Conheça mais sobre estas dificuldades e como lidar com elas.

Antes de mais nada, é preciso entender que o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) apresenta déficits em atenção, hiperatividade e impulsividade, o que impacta na autorregulação. Ou seja, as crianças com TDAH apresentam muitas dificuldades em organizar e regular seus pensamentos, comportamentos e movimentos, por exemplo.

PROCESSO DE ESCRITA

A escrita é um processo extremamente complexo para o nosso cérebro. Seu desenvolvimento depende de diversas habilidades, tais como atenção, memória, consciência fonológica, ritmo e grafomotricidade. Frequentemente, essas e outras habilidades apresentam prejuízos em crianças que têm TDAH, por isso elas podem ter tanta resistência ao processo de alfabetização e, algumas vezes, podem não gostar de escrever.

O ato de escrever sobrecarrega significativamente o sistema cognitivo das crianças com TDAH. Atividades que envolvem escrita podem ser extremamente cansativas para elas. Os erros são frequentes. Quando erram, é comum que apresentem resistência para apagar e refazer a atividade. Podem surgir comportamentos como quebrar o lápis ao escrever, seja por não conseguirem controlar sua força, seja por não terem paciência para realizar as atividades.

PRINCIPAIS DESAFIOS DO TDAH QUE DIFICULTAM A ESCRITA

Conheça alguns aspectos que podem estar relacionados às dificuldades que crianças com TDAH têm para escreverem textos bem elaborados e organizados:

  1. Dificuldade em manter as ideias em mente por tempo suficiente para lembrar o que deseja descrever;
  2. Desafio para se manter dentro do tema, seguindo uma linha de pensamento para que o conteúdo da escrita não se desvie do foco;
  3. Necessidade de maior tempo para concluir as atividades, não sobrando tempo ou energia para revisar a escrita, identificar erros e fazer as correções necessárias;
  4. Problemas com atenção aos detalhes, sendo comum erros de ortografia, gramática ou pontuação;
  5. Impulsividade e pressa para finalizar os trabalhos escolares, sendo comum que os textos apresentem erros ocasionados por descuido;
  6. Devido ao processo de escrita ser bastante cansativo e tedioso para as crianças com TDAH, é comum que, ao tentar revisar o trabalho, haja perda do interesse e do foco facilmente.
  7. Os desafios com coordenação motora fina e grafomotricidade podem complicar ainda mais as atividades de escrita, visto que, em decorrência disso, a caligrafia torna-se confusa e, consequentemente, a leitura posterior seja dificultada;
  8. Sustentar a atenção e a energia mental necessárias para escrever pode ser uma luta para alguém com TDAH.

DICAS PARA TORNAR ESSA ATIVIDADE MENOS CANSATIVA E MAIS PRAZEROSA

– Primeiramente, busque trabalhar atividades de coordenação motora fina e grafomotricidade, por exemplo: brincar de massinha, rasgar papel, brincadeiras de montar, entre outras. Dessa forma, você estará trabalhando a força, organização e dissociação dos dedos da criança, e a escrita ocorrerá de forma mais automática no que refere ao desenho das letras.

– Da mesma forma, estimule atividades de percepção visual, por exemplo, estimulando a criança a identificar figuras, montar quebra-cabeça, ou perceber mudanças na decoração da sala. Isso ajudará a criança no momento de discriminar os traçados de letra para copiá-los na escrita.

– Incentive constantemente a escrita de coisas interessantes para a criança, isto é, incentive-a a escrever sobre o que gosta, como carros, moda, histórias ou qualquer outro assunto que chame a sua atenção. 

– Definitivamente, é importante priorizar a qualidade, e não a quantidade. Dessa forma, em vez de pedir que a criança escreva muitas palavras, prefira que ele uma quantidade menor, mas que sejam bem escritas, de modo que não seja cansativo para ela. Então, é preferível que se tenha um número reduzido, mas que seja feito com qualidade e de modo estimulante para a criança.

REFERÊNCIAS

CARVALHO, G. dos S. B.; PAZ, C. T. do N. O processo de aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: As contribuições de recursos tecnológicos facilitadores / The learning process of reading and writing in students with attention deficit hyperactivity disorder: the contributions of technological resources facilitators. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 8, p. 78647–78663, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n8-200. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34151. Acesso em: 14 nov. 2022.

SOUZA, A. P. L. DE; CASAGRANDE, S. O PROCESSO DE LETRAMENTO DE UM ALUNO COM TDAH NO 3o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Saberes Pedagógicos, v. 3, n. 2, p. 108–129, 24 maio 2019. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/pedag/article/view/5114. Acesso em: 14 nov. 2022.

Writing Problems Common for Students With ADHD. Verywell Mind’s, 2020. Disponível em: https://www.verywellmind.com/writing-and-adhd-20821.  Acesso em: 14 nov. 2022.

5 Comments

  • rosane soares moreira
    Posted 20/01/2023 at 4:44 pm

    Eu tenho prazer em ler e pesquisar, aqui no NeuraSaber , sacia minhas duvidas e me traz segurança , muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos .

    • Solange
      Posted 21/01/2023 at 6:51 pm

      Olá Rosane, tudo bem?

      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-la!
      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando !

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Trackback: TDAH: o que precisamos saber para uma intervenção precoce
  • Evandro Silva
    Posted 28/03/2023 at 6:59 am

    Gostaria de indicações de material para ajudar a escrita de criança com tdha! Vocês poderiam indicar algum material?!
    Att . Evandro Silva

    • Solange
      Posted 28/03/2023 at 12:03 pm

      Olá Evandro, tudo bem?

      Entre em contato conosco pelo chat, clique aqui: https://bit.ly/Movidesk-chat ou Whatsapp: wa.me/5543991852129 📲

      Lá iremos te informar as nossas opções.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5