As crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) frequentemente enfrentam obstáculos no processo de escrita.
Antes de falarmos sobre os detalhes da escrita para crianças com TDAH, é crucial compreendermos os aspectos fundamentais desse transtorno, que abrange déficits em atenção, hiperatividade e impulsividade, afetando diretamente a autorregulação.
Neste texto, exploraremos em detalhes os principais desafios enfrentados por crianças com TDAH no processo de escrita e compartilharemos dicas valiosas para tornar essa atividade mais acessível e prazerosa para elas.
Conteúdo
PROCESSO DE ESCRITA
Escrever é um processo desafiador para o cérebro, pois requer diversas habilidades, como atenção, memória e coordenação motora.
Além disso, crianças com TDAH geralmente enfrentam dificuldades nessas áreas, o que pode tornar a escrita uma tarefa árdua e desagradável para elas. Já que o ato de escrever sobrecarrega o sistema cognitivo dessas crianças, levando a frequentes erros e resistência em refazer as atividades.
Consequentemente, elas podem demonstrar impaciência e até mesmo comportamentos impulsivos, como quebrar lápis, devido à dificuldade em controlar suas emoções e focar na tarefa.
Portanto, essas dificuldades podem afetar negativamente a autoestima e o interesse das crianças pela escrita, tornando essencial o desenvolvimento de estratégias específicas para apoiá-las nesse processo.
PRINCIPAIS DESAFIOS DO TDAH QUE DIFICULTAM A ESCRITA
Conheça alguns aspectos que podem estar relacionados às dificuldades que crianças com TDAH têm para escreverem textos bem elaborados e organizados:
- Dificuldade em manter as ideias em mente por tempo suficiente para lembrar o que deseja descrever;
- Desafio para se manter dentro do tema, seguindo uma linha de pensamento para que o conteúdo da escrita não se desvie do foco;
- Necessidade de maior tempo para concluir as atividades, não sobrando tempo ou energia para revisar a escrita, identificar erros e fazer as correções necessárias;
- Problemas com atenção aos detalhes, sendo comum erros de ortografia, gramática ou pontuação;
- Impulsividade e pressa para finalizar os trabalhos escolares, sendo comum que os textos apresentem erros ocasionados por descuido;
- Devido ao processo de escrita ser bastante cansativo e tedioso para as crianças com TDAH, é comum que, ao tentar revisar o trabalho, haja perda do interesse e do foco facilmente.
- Os desafios com coordenação motora fina e grafomotricidade podem complicar ainda mais as atividades de escrita, visto que, em decorrência disso, a caligrafia torna-se confusa e, consequentemente, a leitura posterior seja dificultada;
- Sustentar a atenção e a energia mental necessárias para escrever pode ser uma luta para alguém com TDAH.
Dicas para tornar a atividade de escrita mais acessível e agradável para crianças com TDAH:
Trabalhar atividades de coordenação motora fina e grafomotricidade:
Como brincadeiras de montar e desenhar, é possível fortalecer os músculos das mãos e desenvolver habilidades necessárias para a escrita, tornando-a mais fluida e automática.
Estimular a percepção visual:
Pode ser feita por meio de atividades como identificação de figuras e jogos de quebra-cabeça pode ajudar a criança a reconhecer e memorizar os traçados das letras, facilitando o processo de escrita.
Incentivar a escrita sobre temas de interesse da criança:
Esse ponto é fundamental para mantê-la motivada e engajada. Permitir que ela escolha os assuntos sobre os quais deseja escrever pode aumentar sua disposição para realizar a atividade.
Em suma, mesmo a escrita sendo um desafio para crianças com TDAH, entender suas dificuldades específicas e implementar estratégias adequadas pode ajudar a tornar o processo mais eficiente e prazeroso.
Portanto, ao proporcionarmos um ambiente de aprendizagem que valorize as habilidades individuais de cada criança, podemos promover o desenvolvimento acadêmico e emocional delas de maneira positiva.
Para mais dicas e informações sobre como apoiar crianças com TDAH na escrita, não deixe de conferir nosso canal do YouTube.
REFERÊNCIAS
CARVALHO, G. dos S. B.; PAZ, C. T. do N. O processo de aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: As contribuições de recursos tecnológicos facilitadores / The learning process of reading and writing in students with attention deficit hyperactivity disorder: the contributions of technological resources facilitators. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 8, p. 78647–78663, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n8-200. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34151. Acesso em: 14 nov. 2022.
SOUZA, A. P. L. DE; CASAGRANDE, S. O PROCESSO DE LETRAMENTO DE UM ALUNO COM TDAH NO 3o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Saberes Pedagógicos, v. 3, n. 2, p. 108–129, 24 maio 2019. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/pedag/article/view/5114. Acesso em: 14 nov. 2022.
Writing Problems Common for Students With ADHD. Verywell Mind’s, 2020. Disponível em: https://www.verywellmind.com/writing-and-adhd-20821. Acesso em: 14 nov. 2022.
5 Comments
Eu tenho prazer em ler e pesquisar, aqui no NeuraSaber , sacia minhas duvidas e me traz segurança , muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos .
Olá Rosane, tudo bem?
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-la!
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando !
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Gostaria de indicações de material para ajudar a escrita de criança com tdha! Vocês poderiam indicar algum material?!
Att . Evandro Silva
Olá Evandro, tudo bem?
Entre em contato conosco pelo chat, clique aqui: https://bit.ly/Movidesk-chat ou Whatsapp: wa.me/5543991852129 📲
Lá iremos te informar as nossas opções.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙