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ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA ALUNOS COM TEA NA ESCOLA

ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA ALUNOS COM TEA NA ESCOLA – Primeiramente, as atividades psicomotoras são excelentes aliadas na promoção de um desenvolvimento infantil saudável, e também podem ser benéficas para os alunos com TEA.

Por isso, quando os pais recebem o diagnóstico de que seu filho tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), é comum que surja a preocupação voltada para questões de seu desenvolvimento.

Dessa maneira, aprender sobre a psicomotricidade deve ser uma prioridade dos pais ou responsáveis, tendo em vista que atividades psicomotoras promovem o desenvolvimento de habilidades e competências que devem ser estimuladas desde cedo, ainda na educação infantil.

MAS COMO AS ATIVIDADES PSICOMOTORAS CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA?

De antemão, as atividades psicomotoras podem e devem ser implementadas dentro do âmbito terapêutico da criança com autismo, pois é comum que alguns déficits estejam presentes, como déficits no desenvolvimento motor, da linguagem e da socialização.

Ou seja, outro benefício das atividades psicomotoras é a estimulação do controle dos impulsos. Sendo esta uma dificuldade comum entre os indivíduos com TEA. Por isso, as atividades atuam ajudando a aprimorar as habilidades de noção do espaço e do próprio corpo.

Portanto, ao inserir atividades que estimulem a psicomotricidade no contexto da criança autista, você está beneficiando diretamente aspectos motores, cognitivos e comportamentais. Porém, é imprescindível que os profissionais envolvidos estejam bem preparados e capacitados a fim de promover uma intervenção bem-feita.

DICAS DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA ALUNOS COM TEA

É necessário que as atividades sejam planejadas e sistematizadas, implementadas de acordo com as estratégias estabelecidas, sempre baseadas em evidências. Sendo assim, o planejamento das intervenções deve levar em conta as particularidades e necessidades de cada criança, com o objetivo de promover o ganho da consciência sobre o esquema corporal e a interação com o meio externo.

– Pegadas no chão

Nessa atividade, o professor pode pedir ajuda dos seus alunos para pintar ou colar pegadas no chão, e eles podem colorir e enfeitar as pegadas como quiserem. Posteriormente, eles devem andar sobre as pegadas, sem pisar fora delas, alternando as passadas entre pé direito e pé esquerdo.

Durante a brincadeira, o docente pode interagir, pedindo que os educandos mudem de direção, façam os movimentos mais devagar ou mais rápido, entre outras ações.

Essa atividade trabalha o equilíbrio, estimula a identificação lateral, atua no reconhecimento dos lados direito e esquerdo e aciona a coordenação motora global.

– Música e ação

Pode ser utilizada a música como aliada do processo de estímulo psicomotor. Para promover esse exercício, serão necessários alguns instrumentos musicais, mas você também pode improvisar caso não tenha.

Então, a brincadeira funciona da seguinte forma: o som de cada instrumento representa uma ação, por exemplo, quando o professor tocar o tambor, os alunos devem pular; quando ele tocar o chocalho, eles devem dançar, e assim por diante.

Dessa forma, com a implementação dessa atividade, você estará estimulando a discriminação e percepção auditiva, inibição de impulsos, exercitando a identificação das ações, noção e percepção dos sons, orientação espacial, atenção, memorização e interação social com os colegas.

– Alfabeto da qualidade

Outra atividade muito legal para implementar em sala de aula é o alfabeto da qualidade, que consiste em uma brincadeira simples e bastante produtiva. A princípio, deve ser feito um círculo com todas as crianças presentes.

A partir disso, os pequenos devem seguir a mesma linha de raciocínio: cada criança vai dizer o nome do seu amigo e uma qualidade que começa com a mesma letra do nome do coleguinha. Por exemplo, a primeira criança começa com a seguinte frase “eu gosto do meu amigo André porque ele é atencioso”; a seguinte continua “eu gosto da minha amiga Bia porque ela é bacana”.

Logo, essa atividade estimula a atenção, a consciência fonológica, afetividade, imaginação, socialização, linguagem e, de certa forma, a coordenação espacial.

Jogo das mudanças

Para que essa tarefa fique mais divertida, podem ser utilizados acessórios, como óculos, boné, entre outros. Então, as crianças devem ser divididas em duplas e, em seguida, cada membro da dupla deve observar bem o seu parceiro, e vice-versa. Posteriormente, as duas crianças se viram de costas e mudam alguma coisa no seu visual, com a finalidade do seu colega descobrir o que foi alterado.

Outra opção que segue a mesma linha dessa atividade é fazer alterações em objetos ou ambientes da sala em vez de ser em si próprio.

O intuito da atividade é auxiliar no desenvolvimento da atenção, estímulo da afetividade, socialização, criatividade e expressão corporal. 

Há inúmeras brincadeiras que podem ser realizadas para a estimulação psicomotora. O essencial é conhecer os princípios da psicomotricidade, a fim de realizar a mediação adequada. Ao aplicar esses princípios em intervenções baseadas em evidências, todas as crianças podem ser beneficiadas, inclusive as crianças com TEA.

REFERÊNCIAS

LAUREANO, C. G.; FIORINI, M. L. S. POSSIBILIDADES DA PSICOMOTRICIDADE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, v. 22, n. 2, p. 317–332, 16 ago. 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/10402. Acesso em: 16 nov. 2022.

SOUZA NUNES, A. C. A psicomotricidade na educação física para estudantes com TEA: a atuação da educação física na educação especial. Conjecturas, [S. l.], v. 22, n. 11, p. 1012–1027, 2022. DOI: 10.53660/CONJ-1501-2B09. Disponível em: http://www.conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1501. Acesso em: 16 nov. 2022.

Dicas de atividades psicomotoras para alunos com TEA. Rhema Educação, 2022. Disponível em: https://blog.rhemaeducacao.com.br/dicas-de-atividades-psicomotoras-para-alunos-com-tea/. Acesso em: 16 nov. 2022.

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1 resposta em “ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA ALUNOS COM TEA NA ESCOLA”

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