Voltar

Papel da educação física no desenvolvimento infantil

Certamente, muitas vezes, consideramos a educação física diversão. Por outro lado, o valor deve ser maior, comparado aos benefícios.

Portanto, conheça a importante função dessa disciplina para o desenvolvimento infantil.

MAS O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA?

A princípio, a Educação Física é uma disciplina cujo intuito é promover o aprimoramento. Além disso, é responsável pelo controle e manutenção da saúde e bem-estar do corpo e da mente do ser humano.

Em suma, ela consiste em um conjunto de atividades físicas, estrategicamente planejadas e estruturadas. A fim de oferecer o condicionamento físico ideal para pessoas de qualquer idade através da prática esportiva.

MAS COMO A EDUCAÇÃO FÍSICA FAVORECE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?

Sobretudo, a prática esportiva ou qualquer tipo de atividade física é de grande valia saúde e bem-estar em qualquer faixa etária. Nesse sentido, a escola é o lugar ideal para iniciar essa prática.

Aliás, dentre os vários benefícios que a Educação Física traz para o desenvolvimento infantil, está a sua relação direta com a psicomotricidade. Ou seja, durante as aulas, trabalha-se aspectos importantes para o desenvolvimento psicomotor da criança. Por exemplo, a noção do esquema corporal, a lateralidade, coordenação, estruturação espacial, estruturação temporal, entre outros.

Sendo assim, conheça mais alguns dos benefícios da Educação Física para o desenvolvimento infantil:

Disciplina

Contudo, o ato de praticar esportes e outras atividades físicas a partir dos primeiros anos escolares auxilia a desenvolver habilidades. Sendo assim, essas habilidades são a percepção daquilo que é preciso para viver em sociedade. 

Certamente, o melhor período para aprender aspectos disciplinares e comportamentais é na infância. Pois é justamente quando o indivíduo começa a ter sua personalidade moldada e desenvolve as habilidades socioemocionais.

Sendo assim, por meio das regras presentes nas atividades de Educação Física, a criança aprende a respeitar o outro. Cumprir combinados e ter disciplina, por exemplo.

Posteriormente, a ideia é que esses ensinamentos permanecem e se consolidam durante a vida.

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Trabalho em equipe

Dessa forma, quando colocada em prática, essa disciplina promove, direta e indiretamente, momentos de socialização, algo fundamental para o desenvolvimento infantil.

Em outras palavras, os momentos de interação social na prática esportiva fazem com que os pequenos entrem em contato uns com os outros. Além disso trabalhem em equipe, aprimorando a solidariedade e empatia com o próximo, além de outras habilidades sociais.

Habilidades socioemocionais

Certamente, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais é algo bastante importante que inicia desde os primeiros anos de vida. Pois, é por meio delas, a criança aprende modos de pensar, sentir e agir para lidar com ela mesma e com os outros. 

Por isso, desenvolve-se aspectos importantes na educação física. Por exemplo: resiliência, determinação, autoconfiança e respeito. Ou seja, de maneira leve e divertida, a criança trabalha habilidades que são indispensáveis para um crescimento saudável em sociedade.

Desenvolvimento Físico

Todavia, além de fatores sociais e emocionais, essa disciplina se relaciona diretamente com a questão corporal e fisiológica dos pequenos.

Ou seja, definitivamente a Educação Física torna a pessoa mais saudável. Por outro lado, também livrando-a de diversos fatores de risco, a exemplo do sedentarismo, e atuando positivamente no desenvolvimento físico. Portanto, a Educação Física pode orientar uma criança sobre como manter uma vida saudável por meio da prática de atividades no cotidiano.

Desenvolvimento motor

Sobretudo, como foi visto, essa disciplina tem o potencial de promover o desenvolvimento de habilidades motoras, como a coordenação e o reflexo.

A fim de nesse contexto, ela também provoca uma significativa melhora nas condições posturais, acarretando diversos benefícios para a saúde. Esses ganhos acontecem principalmente nos primeiros anos de vida, isto é, na fase escolar.

DICAS DE COMO PROMOVER ATIVIDADES FÍSICAS

Sendo assim, os benefícios da Educação Física – e da prática de atividades físicas que ela propicia – são inúmeros. Por isso, essa prática é necessária na escola com o apoio de um profissional.

Portanto, existem três atividades utilizadas desde a educação infantil:

– Aquecimento: deve acontecer antes de todas as outras atividades. Porém, muitas vezes esquece-se, mesmo sendo necessário para preparar o corpo para os próximos exercícios e prevenir lesões. Além disso, o aquecimento traz benefícios como o aumento da capacidade respiratória e aceleração do metabolismo.

– Recreação: é outra forma de promover a Educação Física na escola utilizando brincadeiras, jogos e atividades em equipes. Consequentemente, esse tipo de atividade trabalha a cooperação entre as crianças.

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

– Jogos: dentre os diversos jogos, podemos citar os jogos competitivos e os cooperativos, pois ambos trazem ensinamentos para os pequenos. Primeiramente, nos jogos competitivos, eles aprendem a lidar com vitórias e derrotas. Em jogo cooperativo precisa-se de mais parceria e respeito, aliás existe uma dependência entre os envolvidos para o jogo ter bons resultados.

Sendo assim, vale salientar que o ideal é que a escola tenha um professor de Educação Física capacitado em sua equipe. Por outro lado, nem sempre é a realidade de algumas instituições. Ainda assim, existem algumas atitudes simples que o professor pode desenvolver que contam como uma atividade física.

Por exemplo: o professor pode propor que os alunos façam um alongamento no início das aulas. Ou seja, também pode elaborar atividades que envolvam a movimentação dos alunos pela escola. 

Nesse sentido, é possível criar momentos de recreação, podendo realizar uma gincana com jogos, como amarelinha, passa a bola, futebol, cabo de guerra, entre outros.

Por fim, é essencial conscientizar os alunos acerca das vantagens de praticar esportes e atividades físicas. Com o intuito de, que eles conheçam os benefícios e, desse modo, tenham um maior interesse em se exercitar.

Antes de mais nada, que tal aprender mais sobre o desenvolvimento infantil? Assista o vídeo:

REFERÊNCIAS

BARBOSA, N. S.; ASSUNÇÃO, J. R. EDUCAÇÃO FÍSICA E PSICOMOTRICIDADE: FATORES ASSOCIADOS AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL. Diálogos e Perspectivas Interventivas, v. 1, p. e9984, 22 dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/9984. Acesso em: 5 jan. 2023.

NASCIMENTO, J. Y. V. do; MARQUES, D. B.; SILVA, J. dos S. Educação física na educação infantil: estágio supervisionado com crianças / Physical education in child education: supervised internship with children. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 3442–3454, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n1-232. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22921. Acesso em: 5 jan. 2023.

Você também pode se interessar...

1 resposta em “Papel da educação física no desenvolvimento infantil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *