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Avaliação Interdisciplinar em caso de hiperlexia

A hiperlexia é uma alteração que permite à criança uma facilidade enorme para lidar com a memorização de letras e números. Esse distúrbio ocorre em idades muito precoces; geralmente, bem antes da fase habitual de alfabetização.

Leitura antes dos 4 anos: isso é possível?

É comum encontrar casos de bebês de 18 meses, 2 e 3 anos (hiperlexia) que já consigam identificar esses símbolos e, até mesmo, ler uma palavra inteira.
Esse fenômeno pode estar ligado a condições médicas, sobretudo o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – em muitos casos as crianças podem estar incluídas dentro do conjunto de sintomas que configuram a Síndrome de Asperger.

O detalhe que requer bastante atenção dos adultos

O grande problema disso tudo é que uma pessoa com hiperlexia pode não ser considerada como autista por conta dessa ‘facilidade’ citada, mas quando analisada mais detalhadamente, percebe-se um déficit de comportamento relevante.
Apesar de dominar uma habilidade precocemente, os pequenos não conseguem se socializar, não se comunicam bem e não compreendem a interpretação daquilo que leem. Em tal idade, as crianças não têm o raciocínio adquirido, mesmo mostrando algo aparentemente notável (com o fato de ‘saber’ identificar letras e números).

A importância do aspecto interdisciplinar

A interdisciplinaridade da avaliação em casos de hiperlexia é importante em função dos especialistas de diferentes áreas. Para muitas pessoas, as crianças estão dentro da normalidade, mas somente com a observação desses profissionais, alguns critérios serão levados em conta: como a criança lida com seus pares, quais são os obstáculos sociais, como é o desenvolvimento da fala e o uso da linguagem de um modo geral.
O fato de haver tal análise por meio de neuropediatras e psiquiatras, em um primeiro momento, é um facilitador para se chegar ao diagnóstico. Logo depois, a criança precisará passar por tratamentos com profissionais diversos: fonoaudiólogos, psicólogos, analistas comportamentais, psicopedagogos, psicomotricistas, entre outros. Isso é importante para que haja um trabalho que abarque todas as necessidades do paciente.
Na escola, uma atitude que pode servir para ajudar a criança com Hiperlexia, através dos educadores, é integrá-la à turma regular, ou seja, com os alunos que conseguem desenvolver a habilidade da fala dentro dos limites da faixa etária em questão. Além disso, esse contato diário favorecerá a socialização do pequeno com seus colegas de classe.

Que procedimentos devem ser tomados para uma intervenção adequada?

– Procurar uma equipe que ofereça intervenções interdisciplinares, pois desta forma haverá muitas chances de os profissionais trabalharem os pontos que precisam ser desenvolvidos, tanto na vida escolar quanto familiar;
– Vale ressaltar que dentro do tratamento citado acima é importante mencionar a presença de fonoaudiólogos (citado acima), tamanho o desafio que os pequenos encontram com a linguagem oral em detrimento das palavras impressas. É relevante que eles consigam dominar a oralidade.
– Outro atrativo para as crianças são os dispositivos eletrônicos, sendo que o pequeno diagnosticado com Hiperlexia tem um estímulo visual bastante aprimorado. Nesse caso, os tablets contam com jogos educativos que tendem a atrair a atenção da criança.
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5 respostas em “Avaliação Interdisciplinar em caso de hiperlexia”

olá!
Meu filho tem 2.3m e já conhece todo o alfabeto, fala todas as vogais e tenta falar algumas consoantes. Conhece tb os números de 1 a 15.
Isso é hiperlexia?
Ele nao fala em razão de ter desenvolvido mais a linguagem escrita?

O asperger tem um raciocinio logico e matematico, sendo a escrita uma especie de matematica para letras, com regras de composicao. No cerebro ele deve ter uma conexao fraca na parte de oralidade, que deve ser desenvolvida

O meu filho, começou a ler com 2 anos e 5 meses, hoje em dia tem 2 anos e 10 meses, alem de ler sabe contar até 100, faz Kumon e já está começando a escrever, sempre estimulamos ele a isso e ele é bem comunicativo e adora brincar com os coleguinhas da escola ( começou esse ano) e com os primos, gostaria de uma resposta com relação a isso! Desde 1 ano e seis meses faz Kumon, apresentei números e letras a ele desde 1 ano, canta muito bem, gosta de músicas, já conta também de 1 à 10 em inglês, gostaria que me dessem uma luz, pois ele é bem adiantado, a minha preocupação é com os colégios, acho que o Kumon, é bom, pois é específico para o aprendizado dele!

Olá Etiene , tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato .

Olá meu filho aprendeu as vogais antes dos 2 anos agora com 2 anos e 8 ele já sabe alfabeto em português e inglês quando ele tem dificuldade pra falar a letra em português ele fala em inglês , sabe os números, forma algumas palavras, sempre está com letras na mão, é explosivo , tem dificuldade de se socializar, e falar

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