Voltar

Erros da alfabetização: quais são os principais?

Os erros da alfabetização e a alfabetização em si ainda são um assunto muito comentado e pesquisado na área da educação.

Como alfabetizar corretamente? Por qual caminho seguir? Como evitar os erros? Esses são alguns exemplos de questionamentos que os educadores fazem antes de começar a ensinar.

Nesse artigo, nós iremos falar sobre a importância do assunto e quais são os principais erros da alfabetização

Os erros da alfabetização infantil

Muitos professores, principalmente os recém-formados na faculdade, têm medo de iniciar a fase da alfabetização com a criança. Alguns não sabem como fazer, outros têm medo de errar, mas todos sabem da importância desse período.

A alfabetização formal começa por volta dos seis anos. Entretanto, desde quando o bebê está na barriga da mãe, é inserido no mundo da linguagem. Esse é um processo complexo e, por isso, é necessário preparar as crianças para ele. Cantar, contar histórias e até mesmo conversar são exemplos de atividades que estimulam a linguagem.

A leitura e as rimas também ajudam as crianças pequenas a desenvolverem a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação e evitam os erros da alfabetização. Afinal, promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

O processo de alfabetização

A alfabetização formal não deve acontecer na Educação Infantil. Inclusive, esse é um dos erros da alfabetização.

Porém, já nessa fase, o professor deve oferecer meios que estimulem e desenvolvam a linguagem. Visto que ela é fundamental para o futuro processo de alfabetização. As áreas motoras e cognitivas também devem ser trabalhadas nessa idade.

Por isso, enfatizamos aqui a importância do brincar. O brincar estimula, por meio de danças, jogos e corridas, diversas habilidades fundamentais. Por meio de atividades lúdicas, como pintar, as crianças desenvolvem a coordenação motora fina. Já a leitura e as músicas ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico e a atenção.

Muitas habilidades podem e devem ser estimuladas na infância, pois são fundamentais para o desenvolvimento. Além de evitar os erros da alfabetização.

Os principais erros da alfabetização

Muitas vezes por medo de errar, os professores cometem erros no processo de alfabetização. Por não saber como estimular corretamente ou, até mesmo, por pularem etapas importantes no desenvolvimento.

Por isso, neste artigo, escolhemos apresentar alguns dos principais erros cometidos por pais e professores.

1. Não usarem livros e histórias é um dos erros da alfabetização

Por saberem que o foco da Educação Infantil não é a alfabetização formal, alguns adultos não apresentam os livros para as crianças. No entanto, esse é um erro que deve ser reparado.

Por meio dos livros, as crianças têm contato com a linguagem escrita, trabalhando com o conceito de impressão. Mesmo que não saibam ler ainda, elas usam da sua memória e imaginação para recontar as histórias.

2. Achar que as crianças aprendem a ler sozinhas

Muitos estudiosos já comprovaram que o conhecimento de leitura e escrita não é uma habilidade biológica e inata. Elas não aprendem a ler e escrever sozinhas. Ao contrário, necessitam de estímulos e auxílio.

Afinal, a alfabetização trabalha com processos complexos no nosso cérebro. Ou seja: esse é um dos erros da alfabetização.

3. Não ensinar os fonemas é um dos primeiro erros da alfabetização

Mesmo que não esteja no momento da alfabetização formal, os fonemas devem ser apresentados e ensinados para a criança. É comum vermos crianças que conhecem todas as letras, mas não sabem como juntá-las.

Portanto, só após adquirir o domínio dessas habilidades precursoras, a criança consegue ler, escrever e interpretar o funcionamento da própria língua.

Existem muitos outros erros da alfabetização. Por isso, é fundamental que os professores estejam sempre dispostos a aprender e aprofundar seus conhecimentos!


Referência:

ALBUQUERQUE, ELIANA BORGES C.; FERREIRA, ANDREA TEREZA BRITO. ARTIGO-PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E NA FRANÇA E OS CONHECIMENTOS DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA ALFABÉTICA. Educação em revista, v. 36, 2020.

Você também pode se interessar...

144 respostas em “Erros da alfabetização: quais são os principais?”

A “arte” do aprender é um caminho belíssimo, surpreendente, mágico, descortina mundos. Importante à Vida!
Abraços.
Ana Lore Scheunemann
Pedagoga/Psicopedagoga/Neuropsicopedagoga

Olá, Ana!

Muito grato pela sua contribuição, continue nos acompanhando e vamos juntos nessa Jornada linda do mundo da Alfabetização!

Um NeuroAbraço!

Webster – Equipe NeuroSaber 💙

Realmente a arte de educar é belíssima, quando frita com amor,profissionalismo e dedicação

Olá! Muito bom poder participar, pois é uma oportunidade de esclarecer dúvidas com isso todos aprenderão com essas dúvidas esclarecidas.

É extremamente gratificante quando uma criança começa a dominar o caminho das linguagens de forma tranquila e com brilho do entusiasmo. Obrigada por provocar uma importante reflexão para melhorar ações em sala de aula.

Gostaria de saber se para a criança começar a aprender a ler ela tem que conhecer todas as letras e os seus sons?

Olá, Sheila

Legal né? Ficamos felizes que tenha gostado. Continue nos acompanhando por aqui pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Um NeuroAbraço!

Webster – Equipe NeuroSaber 💙

Não, cada criança tem uma forma diferente de aprender, elas precisam do apoio da familia( com orientação especializada. Respeitar as fases do tha e das medicações pelo neuro especializada

Parabéns por nos proporcionar essas direções maravilhosas, pois necessitamos de pessoas assim como vc, que nos desperta para fazer o nosso trabalho com exatidão e clareza!

Amei , atualmente as crianças trazem de casa imensa bagagem de conhecimento de casa . E primordial estarmos atualizando para ensinarmos e aprender a cada dia com nossos alunos.

Parabéns pelo material, NeuroSaber!
Sou professora da rede pública e apaixonada pela educação. Trabalho com ALFABETIZAÇÃO, uma fase linda que nos oportuniza a vivenciar muitas descobertas…Obrigada pelo artigo precioso! Certamente, contribuirá com as estratégias que já utilizo com os meus protagonistas e abrirá caminhos para o NOVO. Aguardando novas dicas para a ALFABETIZAÇÃO!! BEIJOS DA PROFA FERNANDA😍🥰

Olá, Profa Fernanda!

Ficamos muito felizes com a sua mensagem, para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!
Continue nos acompanhando por aqui pra ver muito conteúdo útil e didático!😉

Vamos juntos na Jornada de descomplicar a alfabetização!!!

Webster – Equipe NeuroSaber 💙

Espero muito aprender para ajudar meu filho a ler escrever.tenho dificuldade ao ensinamentos dele.Obrigada pela oportunidade.

É muito importante estar sempre em contato com a neurosaber, principalmente quando temos oportunidade de ver teoria e prática, pois isto nos ajuda muito e abre nosso campo visual para a criatividade de novas atividades.

Me apaixonei pela neurosaber desde o primeiro momento que a conheci, materiais excelentes ! Parabéns !!!!!!

Esse ano, dentre mais de 10 que leciono, está sendo minha primeira experiência com alfabetização, e acreditem que tem sido muito difícil. Alfabetizar alunos que estão no 5º ano, a poucos degraus do 6º e ainda estão na fase pré-silábica. Tenho buscado artigos, vídeos, materiais impressos e ajuda de colegas alfabetizadores, pois não me reconheço nessa jornada sem que aja aproveitamento do meu trabalho, apesar de todas as dificuldades, já percebo nos meus alunos a satisfação quando conseguem fazer a leitura de palavras simples, de formarem palavras e até mesmo quando reconhecem uma sílaba ou percebem a diferença fonêmica de palavras acentuadas ou não, com terminação “e” com som de “i”, ou que o c tem som de “k”, reflexo de noites a fio de estudo e adaptação. Estou sempre nessa busca constante, na tentativa de ajudar a comunidade na qual fui inserida, hoje curso uma especialização em Neuropsicopedagogia, e acredito que tem me ajudado e ainda vai acrescentar muito no meu desempenho e acompanhamento com meus alunos.

Olá Alba, tudo bem?

Acompanhar nosso trabalho com certeza irá ajudar. A informação técnica e de qualidade é a melhor forma de lidar com esse tipo de situação.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Eu acho e o estudo antes da alfabetização ser início as crianças devem ter o domínio dos e de seu corpo!

Eu acho a alfabetização o momento mais importante da educação, e fico muito triste quando vejo alunos que chegam ao 5 °, 6° ou mais anos da educação, sem saber ler, eu sempre busquei mais formas e aprendendizagens quando tinha algum aluno com mais dificuldades para aprender algo e também
para que meus alunos da alfabetização no final do ano todos já estejam lendo, minha turma do grupo 5 todos chegaram ao final do ano letivo com a leitura afiadissima, é importante que nós professores façamos o impossível para conseguir esse resultado, eu já tive alunos no anos finais do ensino fundamental que não sabiam ler, e assim eles ficam desmotivados, devemos fazer
tudo que estiver ao nosso alcance para ajudá-los. Agradeço a Neuro Saber pelas dicas muito enenriquecedoras. Muito obrigada!

Bom dia! Sou apaixonada por esse processo de alfabetização. É um processo encantador para a criança e para o professor. Fico muito orgulhosa ao ver o decorrer do desenvolvimento da criança. Parabéns pelo carinho e pela contribuição a nós professores. Muito grata!

Olá Maria, tudo bem?

É importante sempre promover o interesse das crianças pela leitura e outras artes. Agradecemos o seu depoimento.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Tenho me capacitada com esse curso neuro saber sou grata por essa equipe que sempre está abordado tema muito bom para ajuda nos professores está sendo bastante empenho da Luciana que preparar as aulas online

Espero poder ser uma mãe que ajude a minha filha com as dicas e ensinamentos de como ajudar aos nossos filhos a aprender!

Muito obrigada pela iniciativa Equipe Neurosaber! Nós professores de Alfabetização/Letramento devemos sim estar renovando nossos saberes e a troca de saberes entre colegas professores ajuda muito no sucesso do nosso trabalho.

Olá Sulaine, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Sheila, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Obrigada Neurosaber, por sempre nos proporcionar uma nova leitura de nossa prática . Me renovo após cada leitura.

Sempre foi o meu sonho ajudar crianças a aprender a ler mais fácil pois foi a coisa mais difícil que eu achei na vida . Foi quando eu repeti de ano .

Olá Katia, tudo bem?

Depoimentos como o seu servem de motivação para o nosso trabalho. Parabéns por toda a motivação para atingir seu objetivo.
Nossa missão é AMOR AS CRIANÇAS, lendo esse depoimento podemos ver que você carrega e pratica esse valor.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Sim, prof. Lu Brites!!
Cometemos muitis erros antes de realmente conhecer os métodos para a alfabetização de comprovação científica!!
Obrigada por dividir conosco seus saberes!!

Olá Lúcia, tudo bem?

Cometer erros é a chave para o progresso, pois é através deles que buscamos o conhecimento. Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Amei este conteúdo enviado sobre alfabetização, parabéns tudo de forma clara e fácil entendimento.

Olá Elen, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Essas informações foram de extrema importância, pois devemos saber lhe dá com a alfabetização em cada idade educacional. Obrigada por partilharem o conhecimento de vocês conosco.

Olá Alessandra, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Amo essa equipe,Busquei melhorar e atualizar,depois de precisar alfabetizar uma turma de 3 ano ao qual fui voluntária,amei a experiência, Quero mais…

Olá Jane, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá! Estou adorando as dicas. Esse ano vou trabalhar com 2° ano e vocês vão ser de grande apoio!! Muito obrigada!

Olá Simonia, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Tatiani, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Edna, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Sílvia, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Dicas importantíssimas para o embasamento de nossa prática pedagógica, sempre focar nessas idéias para não esquecermos do que podemos realizar na alfabetização das crianças com mais ênfase.

Olá Maria, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Este ano vou trabalhar com uma turma de primeiro ano ensino fundamental estou perdida sem saber como ensinar. Sempre trabalhei com crianças de maternal 1,2,e 3.Por isso estou buscando ajuda.

Boa tarde, eu não sou professora, mas apaixonada por alfabetização e ensinar. Trabalhei mais de 30 anos como secretária trilíngue, inglês e alemão. Agora aposentada resolvi ajudar crianças com dificuldade de aprendizagem. Por isso leio muito e busco fazer o meu melhor. Felizmente tenho conseguido, porque amo o que faço . Esse artigo me ajudou muito. Excelente 👏 parabéns

Olá Marlene, tudo bem?

Depoimentos como o seu servem de motivação para o nosso trabalho. Parabéns por toda a motivação para atingir seu objetivo.
Nossa missão é AMOR AS CRIANÇAS, lendo esse depoimento podemos ver que você carrega e pratica esse valor.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Eu Luciono para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Na faculdade não saímos prontas para sermos professoras. Vamos nos fazendo professoras com a experiência. Aí cometemos muitos erros. Estou ansiosa para apreender, fazer uma avaliação das nossas práticas.

Sou apaixonada nos curso da Neuro Saber. Só quero agradecer pelo apoio e suporte que nos oferece para q possamos ser cada ver melhores profissionais da educação. Obrigada Lu!

Olá Maria, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Ana Paula, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Gislene, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,

Equipe NeuroSaber 💙

Perfeito…. Adorei as dicas, estou fazendo pedagogia e vendo esses tipos de aprendizados nos dá um ânimo tão grande…. quero acompanhar todas suas dicas…
Obrigada pelas dicas, pelo curso que nos proporcionou….🙏🏻🙏🏻😘

Olá Solange, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,

Equipe NeuroSaber 💙

Nossa muito interessante esses conteúdos,estou adorando e me informando , sou iniciante na educação,tenho um pouco de medo de fazer de forma errada,o Neurosaber nos da mais segurança com as informações.

Olá Sueli, tudo bem?

Legal, né? Acompanhe nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Gilvane, tudo bem?

Legal, né? Acompanhe nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Cleideane, tudo bem?

Legal, né? Acompanhe nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Preciso de informações mais objetivas e com sequência didática para iniciar com segurança.O professor precisa visualizar outra maneira de alfabetizar que não cartilhas.

Olá Helena, tudo bem?

Assista as aulas da Maratona da Alfabetização 2023, que acontecerá ao vivo nos dias 09, 10 e 11 de Janeiro, mas as aulas ficarão disponíveis no nosso canal até o dia 13/01/202, lá você terá acesso a um conteúdo exclusivo sobre os melhores métodos de Alfabetização, cientificamente comprovados. Acesse o link: https://proleia.com/maratona-da-alfabetizacao/

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Dicas maravilhosas! Está sendo gratificante participar desse grupo e , com o conhecimento obtido aqui, pretendo fazer um trabalho ainda melhor nesse ano

Olá Valdirene, tudo bem?

Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais! 💙

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Simone, tudo bem?

Continue nos acompanhando e fique ligada nos nossos posts e stories pra ver muito conteúdo útil e didático e as nossas promoções! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Ana Maria, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Estou crendo que neste curso eu consiga ajudar meu neto a alfabetização, ele tem 15 anos e uma linha leve de autismo.

Olá Claudia, tudo bem?

Continue nos acompanhando e fique ligada nos nossos posts e stories pra ver muito conteúdo útil e didático e as nossas promoções! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Priscila, tudo bem?

Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais! 💙💙💙

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Fiquei feliz por essa iniciativa ,vou continuar acompanhando pois tenho muito interesse nesses conteúdos didático e o qual me será muito útil.

Olá Doraci, tudo bem?

Continue nos acompanhando e fique ligada nos nossos posts e stories pra ver muito conteúdo útil e didático e as nossas promoções! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Gostei muito do artigo, principalmente enfatizando que a Educação Infantil deve se preocupar com questões anteriores a alfabetização, da qual eu concordo!

Olá Ana, tudo bem?

Obrigada pelo carinho, continue acompanhando, sempre temos temas importantes por aqui.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Maria, tudo bem?

Em nossos canais temos muitos conteúdos. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais!

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Sirdilene, tudo bem?

Continue nos acompanhando e fique ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático e as nossas promoções! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Acredito que lecionar pós pandemia está sendo uma nova experiência com alfabetização para mim e muitos colegas de trabalho, são muitos desafios ! Venho buscando aperfeiçoar para poder oferecer o melhor para os pequenos. Agradeço imensamente as contribuições que vocês nos oferecer! Que Deus recompense vocês com muita saúde e sabedoria! Muitíssimo obrigada!

Parabéns pela iniciativa,fico muito honrrada de poder participar de algo tão importante assim 👏👏👏😘

Só agradecer!!! Obrigada por tantos conteúdos e dicas enriquecedora, apaixonada,desde o primeiro momento que tive o privilégio de participar do primeiro encontro da Neuro!! Sou apaixonada pela minha profissão! Graduada em pedagogia, pós Graduada em alfabetização e letramento!!! Mais até então, não tinha noção de tanto aprendizado!! Principalmente na alfabetização que é a minha série preferida!!,O quão é importante cd aprendizado que a Neuro nos proporciona!! Um Forte abraço❤️ !!!

Olá Lindinalva, tudo bem?

Depoimentos como o seu servem de motivação para o nosso trabalho. Parabéns por toda a motivação para atingir seu objetivo.
Nossa missão é AMOR AS CRIANÇAS, lendo esse depoimento podemos ver que você carrega e pratica esse valor.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Por acaso cai aqui, mas como sei que nossos anjos e quem nos conduz , esses dias estava comentando com minha filha a situacao hoje do analfabetismo. Gostariamos muito de aprender como sanar essas falhas em nossas criancas e tambem alfabetizar outras criancas nessa situacao , voces estao ai porque sao muito necessarias
Obrigada.

Muito interessante o material.Procuro conhecer os métodos modernos para incentivar minha neta que tem 5 anos e meio.Aproveito minha experiência de alfabetizadora mas sei que sempre temos o que aprender inclusive por está geração ter outro tipo de incentivo virtual. Mas tanto os pais como eu procuramos fazer o certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *