Voltar

Escrita: Saiba como melhorar a habilidade de comunicação das crianças

Escrever, como qualquer outra habilidade, é algo que deve ser aprimorado com o tempo, com muitas oportunidades de prática. Mas antes mesmo que você possa esperar que seus filhos coloque o lápis no papel, existem certos blocos de construção essenciais que precisam estar no lugar para ajudá-los a escrever com facilidade e fluência.

A expressão por meio da palavra escrita é uma habilidade essencial, ela é também uma habilidade de comunicação. 

No entanto, quando se trata de como ensinar uma criança a escrever, as regras mudam. Este artigo fornece algumas dicas valiosas sobre como melhorar as habilidades de escrita para crianças. Leia mais para descobrir!

Qual a importância dessa habilidade?

A escrita está intimamente ligada ao pensamento crítico. Também tem implicações para o desempenho em todas as áreas do currículo escolar. Escrever é como a criança mostra o que sabe e o que aprendeu.

Os alunos precisam ser bons escritores para ter um bom desempenho nos exames, concluir as tarefas de casa e, eventualmente, redigir ensaios e relatórios mais longos. 

Identificando e resolvendo dificuldades

Frequentemente, algumas crianças demonstram uma diferença significativa entre a capacidade de leitura em relação à produção escrita. Isso pode ser  uma fonte de frustração para todos os envolvidos, principalmente para a criança que não entende porque é tão difícil escrever, e porque ela não consegue fazer isso com a mesma facilidade com que consegue entender, pensar e discutir.

Alguns problemas que podem ser observados são:

  • Falta de habilidade ou de experiência com o processo de escrita, ou seja, colocar pensamentos no papel de uma forma organizada, sequenciada e editada;
  • Não seguir os estágios de escrita necessários que é fazer primeiro um rascunho e depois a versão final
  • Memória de trabalho ativa fraca
  • Pouca atenção,  não consegue focar para realizar tarefas difíceis e se distrai fácil
  • Velocidade de processamento lenta, memória de recuperação fraca

Sugestões para lidar com as dificuldades de expressão:

  • Auxiliar no desenvolvimento de um cronograma, dando tempo para concluir as tarefas propostas
  • Trabalhe em pequenos períodos de tempo em vez de gastar horas 
  • Se a criança tiver problemas de ortografia ou grafomotor, permita o uso de um computador
  • Ajude a criança a organizar suas ideias Incentive o aluno a elaborar sobre quais ideias devem ser incluídas na tarefa dentro do modelo organizacional

Como melhorar as habilidades de escrita em crianças

Escrever é parte integrante das habilidades de comunicação. É muito útil para se expressar de forma mais clara e eficaz.

Escrever ajuda a aumentar sua imaginação e criatividade. Ao escrever uma história, somos forçados a pensar nos pontos da história, diferentes pontos de vista e formas tornar o conteúdo envolvente e interessante. Separamos algumas dicas de como você pode melhorar essas habilidades na sua criança:

Incentive a leitura

Exponha seu filho a diferentes tipos de livros e autores com estilos variados. Isso dá à criança a oportunidade de experimentar estilos diferentes e escolher aquele que mais combina com eles.  

Conecte sua atividade predileta com a escrita

Há sempre alguma atividade pela qual as crianças estão obcecadas. Use essa paixão para responder como melhorar as habilidades de escrita e obter alguma prática focada. 

Se seu filho está apaixonado por um filme, peça que ele planeje um final alternativo para o filme. Se for uma música, peça que ele escreva um verso extra da música. 

Crie um espaço para escrever 

Reserve um cantinho em sua casa totalmente dedicado à escrever. Ter uma área dedicada exclusivamente a isso ajudará a libertar sua criança de distrações para que ela possa se concentrar somente na prática dessa habilidade.

Jogue jogos simples

Não force seu filho a praticar a escrita e fazer disso uma tarefa árdua. Em vez disso, faça uma pausa em como melhorar as habilidades deles e jogue jogos que envolvam escrever. 

Incentive a redação criando um diário

Escrever algumas linhas todos os dias em um diário é uma excelente maneira de inculcar um bom hábito de escrever. Isso os incentiva a desenvolver um estilo único e os ensina, por meio da prática, a escrever sobre eventos diários de uma maneira mais interessante. 

Volte a escrever cartas

Incentive seu filho a escrever cartas à moda antiga. Talvez eles possam escrever para os avós que moram em outra cidade ou até para amigos que moram longe! Esta forma de arte irá manter eles interessados ​​e engajados, além de praticar a escrita!

Use a tecnologia a seu favor

Não há como negar o fato de que a tecnologia desempenha um papel importante em nossas vidas. Use isso a seu favor, pedindo que seu pequeno crie um blog. Isso pode ajudar ele a melhorar suas habilidades de escrita, incentivando esses hábitos frequentes.

Melhorar a habilidade de escrever das crianças pode parecer um grande desafio, mas com um pouco de planejamento e identificando as necessidades e dificuldades, você será capaz de transformar seu pequeno em um grande escritor!

Se ficou alguma dúvida, você pode compartilhar com a gente nos comentários!

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *