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Hiperlexia: Entenda as particularidades da síndrome da leitura precoce

Você sabe o que é hiperlexia? Entenda as particularidades da síndrome da leitura precoce, neste artigo.

A hiperlexia é um distúrbio que se manifesta na criança através de uma facilidade precoce com a memorização de letras e números. Isso pode ocorrer a partir dos 18 meses e, antes dos 4 anos, algumas crianças hiperléxicas já dominam esses símbolos gráficos, enquanto outras conseguem ler palavras por volta dos 2, 3 anos. 

Esse fenômeno que se manifesta no desenvolvimento de algumas crianças pode estar ligado a condições médicas, como o Transtornos do Espectro Autista — TEA — no nível leve, ou transtorno de Asperger, por exemplo. No entanto, pode se tratar apenas de um traço do desenvolvimento sem ligação com outros transtornos. 

Na hiperlexia, as crianças conseguem ler letras e números, mas apresentam outros déficits, como dificuldade de socialização e comunicação. Da mesma forma, podem ler, mas não compreender o que significa aquela sequência de palavras. Apesar de identificá-las, ainda não adquiriram a compreensão, a interpretação e o raciocínio.

Entenda melhor o que é a hiperlexia e as suas particularidades, neste texto.

O que é hiperlexia

A principal característica da hiperlexia é a aquisição espontânea e precoce da habilidade de leitura que ocorre antes dos 4 anos. Outros sintomas comuns são: déficits na linguagem e comunicação, boa memória, dificuldade para compreensão do contexto verbal, atrasos nas habilidades linguísticas, dentre outros.

Vale ressaltar, que a hiperlexia não está relacionada a habilidades de inteligência superior e pode ser resultado de alterações do desenvolvimento da linguagem. Isso quer dizer que, apesar de muitas pessoas relacionarem o aparecimento precoce da habilidade da leitura a uma inteligência superior, isso não é demonstrado pelas pesquisas e estudos.

A criança com hiperlexia apresenta avanços significativos no desenvolvimento de áreas cerebrais específicas, mas também alterações nas áreas de linguagem e aprendizagem. Podem demonstrar fascinação por letras e números, mas dificuldades nas interações sociais e na compreensão da linguagem falada.

Hiperlexia e autismo

A hiperlexia pode ser um sinal de autismo, por isso é muito importante um diagnóstico precoce. É muito comum que os pais pensem que a habilidade de dominar letras e números precocemente não seja nada para se preocupar.

No entanto, pode ser que essa criança também apresente outros sintomas como comportamento social inadequado e processos de comunicação alterados. Muitas crianças com autismo são hiperléxicas, o que não significa que toda criança com hiperlexia tenha autismo.

Em geral, as crianças hiperléxicas apresentam um fascínio pelas letras e números, o que demonstra uma atitude repetitiva e restrita, traço comum no autismo. Dessa forma, podem apresentar problemas de socialização por causa desses comportamentos.

O diagnóstico precoce é fundamental para que seja possível proporcionar para essas crianças as intervenções e os tratamentos adequados, que são importantes para o desenvolvimento das habilidades de aprendizagem, mas também trabalham os aspectos sociais e afetivos.

O que quero dizer é que nem sempre a hiperlexia representa um bom sinal. Isso não significa que a criança irá desenvolver outras habilidades essenciais para a alfabetização. É preciso identificar a hiperlexia e principalmente compreender se é um sinal de autismo para que possamos trabalhar o desenvolvimento global dessa criança através dos tratamentos e intervenções adequadas.

Como é o diagnóstico de hiperlexia

O diagnóstico de hiperlexia se dá pela observação de características típicas dessa síndrome, como a precocidade da capacidade de identificar letras e números. Isso pode ocorrer a partir dos 18 meses e por volta dos 3 anos algumas crianças são capazes de formar palavras, mesmo sem compreender o contexto.

Outra característica da hiperlexia fundamental para o diagnóstico é a facilidade de ler frases inteiras, mesmo com atrasos na linguagem oral em comparação com as crianças da mesma idade.

O apego a rotina e a dificuldade em aceitar mudanças também são particularidades da hiperlexia. Para as crianças hiperléxicas pode ser muito difícil alterar horários de suas atividades e hábitos diários, sendo que ela procura padronizar a sua rotina.

Outra característica a ser considerada no diagnóstico é a dificuldade nos relacionamentos sociais. De qualquer forma, cada criança é única e nem todas as crianças com hiperlexia apresentam as mesmas características.

O importante é saber reconhecer esses sinais precocemente e buscar auxílio profissional. Quanto antes for realizado o diagnóstico e a verificação de algum transtorno, como o autismo, melhor para o desenvolvimento da criança.

Se restou alguma dúvida sobre o que é dislexia e as particularidades desta síndrome da leitura precoce, deixe nos comentários.

Referências:

LAMONICA, Dionísia Aparecida Cusin; GEJAO, Mariana Germano; PRADO, Lívia Maria do  and  FERREIRA, Amanda Tragueta. Habilidades de leitura em crianças com diagnóstico de hiperlexia: relato de caso. CoDAS [online]. 2013, vol.25, n.4 [cited  2020-10-05], pp.391-395.

BALDACARA, Leonardo; NOBREGA, Luciana P. C.; TENGAN, Sérgio K.  and  MAIA, Anne K.. Hiperlexia em um caso de autismo e suas hipóteses. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2006, vol.33, n.5 [cited  2020-10-05], pp.268-271.

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23 respostas em “Hiperlexia: Entenda as particularidades da síndrome da leitura precoce”

Meu filho desde o 18 mês teve muita facilidade em aprender números e o alfabeto e a partir desse momentos só vem mostrantando a mesma facilidade também no inglês. Ele não tem tido problemas em se socializar com outras crianças. Ele demonstra afeto e cuidado com crianças menores, gosta de compartilhar seus brinquedos. Sorri quando está contente, chora quando triste, demonstra quando está nervoso ou com dor.
Temos tido alguns problemas com “birras” em determinados momentos onde uma certa agrecividade aflora.
Também em alguns momentos quando o chamamos ele não olha, não dá atenção.
Estamos preocupados com essas ações.
O que será que poderia ser? Como identificar algum transtorno?
Gostaria de ua resposta.
Grato.

Olá Fábio,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Complementando o relato. Ele começou a engatinhar de 5 para 6 meses e andou com 9 meses e meio. E já demonstrava bastante interesse em letras e números

Olá Fábio, estava lendo seu comentário e me identifiquei. Pois o meu filho também começou a engatinhar e andar muito cedo( engatinhou com 4 meses e andou com 10). Hoje ele tem 2 anos e 8 meses e tem grande interesse e facilidade por letras, números, e tem facilidade na leitura.
Vi que seu relato já fazem alguns meses, gostaria de saber se vc procurou alguma ajuda profissional, como está seu filho hoje. Tenho lido tantas coisas que me pego confusa. Se puder me dar um retorno agradeço imensamente. Abraços

Oi Tatiana. Meu filho tem 3 anos(completou agora) e eh autista e hiperlexico. Ja sabe ler mto bem, sabe todos os numeros de 1 a 1000 em ingles. Sabe cores e simbolos tanto em ingles como portugues. Ja sabe fazer ate algumas somas em matematica. Mas como o texto mostra, e no caso do meu filho, ele tem dificuldade de se comunicar. Sabe dizer tudo q quer, mas n constroi um dialogo.
Se quer a tv no canal q gosta, ele diz: “quer cartonito?” Ao invés de: mamae qro assistir ao cartonito”.
A socializacao dele tbm nao eh boa. Interage um pouco mas ja se dispersa e vai brincar sozinho. Uma particularidade dele é q ele nao para. Senta e logo levamta, começa algo e logo ja para e quer outra. Tem indicios de TDAH(porém ainda eh cedo p fechar o diagnóstico, q nesse caso pode ser uma comorbidade do autismo).
Meu conselho p vc é: procure ajuda profissional. Leve seu filho ao neuropediatra e conte seus relatos. O diagnóstico de autismo eh totalmente clínico(n necessita de exames, so o relato do que ele faz e como ele eh). Se a criança se encaixar nos critérios p autismo entao vc consegue um laudo atestando isso. Leve o qto antes pois qto mais cedo descobre e intervem, melhor p o desenvolvimento do seu pequeno.

Boa Noite nossa eu Estou indo para o 4 semestre em Pedagogia vivo buscando e me informando e pesquisando sobre TEA TDH TDA e etc e nunca tinha visto nada relacionado a HIPERLEXIA
Meu Filho vai completar 4 anos agora dia 08/09 aprendeu letras e números formas cores com 1ano e 4 hoje ele esta falando muita coisa em inglês inclusive frutas porém ele aprende nas musiquinhas e decora de verdade, locais também ruas e etc, nao tem dificuldade nenhuma em se comunica cantar ou brincar se socializa facil , tem uma pico de birra sim nervoso mais tenho conseguido aliviar isso na conversa mais vou marcar neuropediatra para ele amanhã mesmo vamos ver.

Olá Priscila, tudo bem?

Compreendo a sua situação e entendo que não seja fácil, a informação técnica e de qualidade seguida do diagnóstico de um profissional responsável é a melhor forma de lidar com esse tipo de situação. Temos conteúdos disponíveis em nosso site e canal do Youtube acerca da temática, vale a pena conferir: https://youtube.com/neurosabervideos

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Tenho um aluno que se encaixa exatamente em tudo que li nesse estudo. Antes dos três ano á lê, porém a socialização é complicada e a seletividade na alimentação é bem marcante, tanto que nem se alimenta na escola. Gostaria de saber qual é o profissional que faz o diagnóstico?

Ola! Também tenho uma aluna de 2 anos q sabe tudo de letras e números ,porém não tem coordenação , nem concentração, tão pouco senta em cadeira por 1min . Come de tudo e até um pouco a mais. É super hiper mega carinhosa, olha nos olhos, não anda nas pontas dos pés. Mas a socialização é muito pouca. Gosta só de ficar na balança . Não gosta de jogos e nem brincadeiras, um pouco de massinha . Não conseguimos tirar a fralda . É extremamente incentivada pela avó q é professora. Já chegou na escola sabendo tudo de letras e números , cores, formas geométricas, e SÓ quer brincar disso. Só fala na 1º pessoa ( a Helena quer…) (a Helena vai…) ( brinca com a Helena de letras …) … Devo pedir para os pais uma avaliação com uma neuropediatra? A mãe desconfia que tenha algo, mas ela falou qdo Helena tinha 1a6m e tinha acabado de entrar na Escola. Pedi para me deixar trab com ela até o final do ano para avaliar melhor .
Mas lendo esses relatos, fiquei preocupada !

Olá Beatriz, tudo bem?

É importante sim que você recomende uma avaliação, pois nesta idade alguns comportamentos que ela apresenta já não são mais esperados. Com certeza o olhar de um neuropediatra vai esclarecer muitos pontos que podem ajudar na estimulação da criança.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Maria, tudo bem?

É muito bom continuar trabalhando isso com a sua neta, mas sempre com bastante ludicidade, nas nossas redes sociais temos muitos conteúdos, vale a pena conferir.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho começo a engatinhar com aproximadamente 6 meses e a andar com 11 meses. A escrever com 1 ano e seis meses. Hoje com 3 anos e 4 meses sabe os número até pelo menos 200, cores e animais em português e inglês, mas apresenta maior facilidade com o inglês.
Tinha desde aproximadamente 1 ano e 6 meses superfoco em alinhamento de objetos e sombras.
Tem autismo diagnosticado através de neuropediatra e faz tratamento em clínica especializada desde os 2 anos e 4 meses, mas deveria ter começado antes.
Minha sugestão é que em caso de dúvida, não esperem e levem seus filhos imediatamente ao neuropediatra, pois quanto antes começarem o tratamento maior a plasticidade do cérebro e maior será o efeito do tratamento.

Olá Pieter, tudo bem?

Por isso é importante sempre buscar informação técnica e de qualidade e orietação um profissional responsável, pois irão te ajudar em todas as situações. Parabéns!

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá!!
Tenho um aluno eu vai completar 4 anos, com quase todas essas caracteristicas, algo que chamou muita atenção foi que ele belisca os amigos durante todo o tempo que está na escola, por isso comecei a pesquisar e encontrei esse transtorno hiperlexia. Mesmo conversando com ele que não pode, ele reponde que é feio e que dói, continua a beliscar. Você pode me dizer se isso é normal dentro desse transtorno?

Olá Elisabete, tudo bem?

Hiperlexia é uma condição de desenvolvimento relacionada ao autismo. Crianças com hiperlexia podem ter desenvolvimento precoce em leitura, memorização de números, letras, escrita e um comportamento social atípico. Com isso a criança pode ter traços de Autismo leve ou Asperger. Assista o vídeo e saiba o que é hiperlexia: https://www.youtube.com/watch?v=2pz3qgXkNXU

É importante orientar a família que procure uma orientação de um especialista.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá, meu filho tem 3 anos, ele começou a engatinhar com 5 e a andar com 11 meses.

Sabe contar até 100 , sabe ler , sabe as cores, formas geométricas, dias da semana em português e inglês . Tem facilidade em socializar com outras crianças mas não para quieto, o grande problema dele é em se comunicar, não forma frases , gostaria de saber se é normal.

Olá Veronica, tudo bem?

Com 3 anos, é comum que as crianças já estejam começando a construir frases simples, usando duas ou três palavras juntas.

Se você está preocupada com o desenvolvimento da fala do seu filho, pode ser útil consultar um profissional de saúde, como um fonoaudiólogo, para avaliar a situação. Eles poderão realizar uma avaliação mais detalhada do desenvolvimento da fala e da linguagem do seu filho e fornecer orientações específicas.

Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Minha filha desde os seus 18 meses também tem facilidade de indentificar letras e número e aos três anos ela começou a ler, hoje aos quatro anos ela lê tanto em português como em inglês. Ela apresenta dificuldade de interação, atraso na linguagem, apresenta apego a rotina e dificuldade em aceitar mudanças, não se interessa por atividades que não sejam atrativas, como por exemplo fazer os exercícios de coordenação motora no papel ( cobrir pontilhados)

Meu filho tá muito focado no número 10. Tudo ele quer que seja o número 10, até briga com a professora. Acabou de fazer 4 anos. Entretanto, ele não tem dificuldade em desenvolver aprendizado em outros números e letras do alfabeto, já forma palavras e tudo mais. Mas ele tem que ver o número 10. Sobre relacionamenro, ele socializa, mas ele prefere brincar com quem ele conhece bem, tipo eu ou seu primo, sem interação com estranhos.

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