Voltar

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 6 ANOS

Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos – O desenvolvimento infantil é surpreendente e muito importante, aprenda mais sobre.

Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos – Antes de mais nada, entender que o desenvolvimento infantil é surpreendente e muito importante. Por isso, conheça os marcos que marcam a evolução das crianças à medida que os anos passam.

Sendo assim, acompanhar os marcos do desenvolvimento do filho é algo incrível para os pais. Pois o amadurecimento e a independência são muito importantes com o passar dos anos.

Por conta disso, é fundamental que os pais saibam os parâmetros do desenvolvimento infantil. Dessa forma vão ter uma noção se o seu pequeno está se desenvolvendo de maneira satisfatória.

No entanto, vale ressaltar que cada criança é única. Portanto, o desenvolvimento de cada uma ocorre de maneiras diferentes. Ou seja, as informações deste texto seguem uma média. Sendo assim, caso você tenha dúvida ou ache que seu filho não está se desenvolvendo de maneira adequada, procure um atendimento especializado.

– Marcos do desenvolvimento do bebê: recém-nascido
  • Antes de mais nada nos primeiros dias, o bebê é mais sonolento. Porém, gradativamente, ele vai ficando mais esperto e acordado por mais tempo;
  • Também fixa seu olhar para locais com algum tipo de som que chame atenção e se assusta com ruídos altos;
  • Ou seja, ele não consegue manter a cabeça levantada. Por isso os pais devem ter cuidado, apoiando a cabeça dele ao sentar ou pegar no braço;
  • Também na maior parte do tempo, suas mãos ficam fechadas e os braços flexionados.
– Marcos do desenvolvimento infantil: 1 ano de idade
  • Dessa forma, o bebê começa a tentar ficar em pé, podendo andar sozinho ou com ajuda;
  • Ou seja, ele pode virar as páginas de um livro, mas virando várias páginas a cada tentativa;
  • Por exemplo, quando ele quer pedir algo, aponta para objetos e pode pegar alguns deles;
  • Também responde quando é chamado pelo nome e já consegue responder algumas coisas, como “sim” ou “não”;
  • Por outro lado, ele já entende algumas palavras e comandos simples;
  • Por exemplo, pode dizer “mamãe”, “papai” ou algumas palavras simples do cotidiano;
  • Sendo assim, ele pode acenar dando “tchau”;
  • Ou seja, se apega aos pais e pode ter ansiedade caso fique longe deles.
– Marcos do desenvolvimento infantil: 2 anos de idade
  • Sendo assim, nesta fase a criança é capaz de andar sem ajuda, como também é capaz de correr. Ela aprende a subir e descer escadas e chutar uma bola;
  • Ou seja, consegue virar as páginas de um livro uma de cada vez, faz rabiscos por conta própria e já começa a usar a mão dominante com mais frequência;
  • Dessa forma, comunica suas necessidades, como sede, fome e quando precisa usar o banheiro;
  • Junta duas ou três palavras para formar frases e o vocabulário aumenta, ficando entre 50 a 300 palavras;
  • Passa a reconhecer detalhes em fotos e conhecer partes do corpo;
  • Compreende comandos de duas etapas, por exemplo: “me entregue a bola e depois pegue seus sapatos”;
  • Nessa idade, quando você não faz o que a criança quer, ela começa a ter “birras”;
  • Ela pode apresentar comportamentos possessivos e destrutivos, ou seja, pode não gostar de compartilhar seus brinquedos e testar como eles funcionam e qual a sua resistência, e isso pode levar a destruição desses objetos.
– Marcos do desenvolvimento infantil: 3 anos de idade
  • A criança pode se equilibrar brevemente em um pé, pode subir as escadas alternando os pés (sem ter que se segurar no corrimão) e pedalar um triciclo;
  • O controle das mãos melhora, ela consegue desenhar círculos, cruzes e até uma pessoa usando formas simples;
  • Classifica, reconhece e identifica quase todos os objetos e imagens comuns;
  • O vocabulário aumenta para muitas centenas de palavras. Ela pode formar frases compostas de três a quatro palavras e é capaz de usar plurais e pronomes (ele/ela);
  • A criança sabe seu próprio nome, idade e gênero (menino/menina);
  • Ela consegue se vestir sozinha ou pode precisar de ajuda para amarrar cadarços, fechar botões, dentre outros;
  • Fica mais cooperativa, gosta de seguir ordens e trabalhar com outras crianças;
  • Nessa fase, ela tem uma imaginação muito fértil.
– Marcos do desenvolvimento infantil: 4 anos de idade
  • Sendo assim, o pequeno tem mais facilidade para se equilibrar;
  • Pode manusear uma tesoura e começa a copiar algumas letras maiúsculas;
  • Possui um vocabulário de mais de 1.000 palavras e facilmente forma frases com quatro ou cinco palavras;
  • Compreende o conceito de contar e aprende alguns números;
  • Compreende os conceitos de “igual” e “diferente”;
  • Atende às suas próprias necessidades no banheiro;
  • Tem um aumento da curiosidade, pois essa é a idade de muitas perguntas;
  • Tende a ser animado e bastante sociável nessa fase, além de precisar se movimentar bastante, pois possui muita energia.
– Marcos do desenvolvimento infantil: 5 anos de idade
  • O infante tem uma melhora no equilíbrio e as habilidades de manuseio de bola são bem desenvolvidas;
  • Também pode escrever seu próprio nome e algumas letras;
  • O vocabulário cresce para mais de 2.000 palavras e ele é capaz de falar uma frase com mais de cinco palavras;
  • Possui uma boa noção de tempo;
  • Pode se vestir e se despir sem ajuda;
  • Consegue diferenciar ficção de realidade;
  • Desenvolve a habilidade de selecionar amizades;
  • Tem um aumento do senso de responsabilidade e necessidade de aprovação, como o desejo de receber a aprovação de ser um bom filho ou um bom aluno.
– Marcos do desenvolvimento infantil: 6 anos de idade
  • A criança é capaz de copiar formas complexas, diferenciar direita de esquerda e amarrar cadarços;
  • Ela desenvolve habilidades de leitura e escrita;
  • Apresenta uma melhora na dicção e fluidez da fala;
  • Pode se distrair mais facilmente e não ter foco em qualquer atividade;
  • Se mostra ansiosa para aprender e competitiva em jogos e brincadeiras (algo bem comum nessa fase).
REFERÊNCIAS

LEAL, G. da C.; SILVA, A. G. da; MANDRÁ, P. P. Construction and validation of informative material on the milestones of oral language development: Revista 10Envolvimento. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 5, p. e36511528411, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.28411. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28411. Acesso em: 8 out. 2022.

Child Development Milestones: From Newborn to 6 Years Old. Health x change, 2021. Disponível em: https://www.healthxchange.sg/children/baby-0-24-months/child-development-milestones-newborn-six. Acesso em: 08 out. 2022.

Você também pode se interessar...

5 respostas em “MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 6 ANOS”

Olá Nureive, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Muito completo, objetivo e com informações essenciais. Penso que essas informações são imprescindíveis para o aprendizado de nossas crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *