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SALA SENSORIAL NA ESCOLA: CHECKLIST DE ITENS NECESSÁRIOS

Sala sensorial na escola: checklist de itens necessários – um ambiente que busca o desenvolvimento dos sentidos, da interação e evolução das crianças. Entenda o objetivo e a importância da sala sensorial na escola.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL?

Antes de mais nada, o processo de integração sensorial é fundamental para o desenvolvimento infantil. Pois trata-se da organização dos estímulos e sensações que recebemos constantemente através dos sentidos.

De fato, esse desenvolvimento sensorial acontece no cérebro e é de suma importância para ordenar e classificar as sensações. Ou seja, quando seu processamento está desorganizado, significa que a atividade cerebral não está agindo como deveria.

Nesse sentido, uma excelente alternativa para as crianças que precisam organizar e aprimorar os seus sentidos é a implementação da sala sensorial na escola.

Com toda a certeza, promover uma integração sensorial com o auxílio das salas sensoriais potencializa as chances para que diferentes regiões do sistema nervoso trabalhem em conjunto.

Também possibilitando que o infante consiga interagir com o ambiente e seus elementos de modo satisfatório.

SINAIS QUE INDICAM PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO SENSORIAL

Antes de mais nada, é importante saber reconhecer alguns tipos e sinais que indicam alterações na integração sensorial das crianças:

– Disfunções que envolvem o sistema vestibular:

Além disso, fique atendo ao pequeno que parece ter um desenvolvimento típico. Mas apresenta dificuldades relevantes para ler e fazer cálculos…

Também costuma cair mais do que outras crianças da mesma faixa etária e tem problemas em executar atividades que necessitem utilizar os dois lados do corpo. Por exemplo, amarrar os cadarços ou andar de bicicleta.

– Disfunções do sistema proprioceptivo:

Assim como, o infante não consegue manter o equilíbrio sem se apoiar; geralmente apresenta características de desorganização, sendo desajeitado e distraído.

Também tem problemas para manter a postura por muito tempo, pois tem dificuldade na sustentação do peso do corpo.

– Disfunções do sistema tátil:

Além disso, as crianças evitam toques em seu rosto, não gostam de escovar os dentes, lavar e pentear os cabelos.

Ou podem apresentar repulsa em ficar descalças na grama ou areia; são seletivas nas refeições, se preocupando com a cor, sabor e textura dos alimentos; necessitam ter contato ou evitam tocar em determinadas superfícies, dependendo da textura.

– Disfunções do sistema visual:

É provável, que o infante não consiga pintar, desenhar ou escrever adequadamente e nem mantém o tracejado dentro do espaço determinado.

Além disso, evita estar em lugares desconhecidos, principalmente se estiver sozinho. Pois tem facilidade para se perder; costuma errar degraus ao subir ou descer escadas.

– Disfunções do sistema auditivo:

os pequenos possuem problemas para ouvir e olhar ao mesmo tempo; ficam confusos em locais barulhentos; têm dificuldade para ouvir certas coisas ou podem apresentar sensibilidade a barulhos.

SALA SENSORIAL NA ESCOLA

Nesse sentido, a sala sensorial tem como objetivo promover a observação dos sentidos por parte dos profissionais que estão acompanhando o aluno. Enquanto isso, explora seus sentidos através de atividades lúdicas, a fim de desenvolver sua autonomia e independência.

À exemplo disso, uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ter dificuldades em lidar com alguns estímulos externos, como barulhos, luzes fortes, determinadas texturas, cheiros, entre outros. Por isso, na sala sensorial o paciente com TEA poderá trabalhar esses estímulos em um ambiente controlado, com o intuito de que se possa identificar os problemas e, consequentemente, adotar uma intervenção adequada, respeitando a singularidade de cada indivíduo.

CHECKLIST DE ITENS NECESSÁRIOS PARA A SALA SENSORIAL

Vale ressaltar que a lista abaixo contém indicações de itens para trabalhar na sala sensorial, mas pode demorar meses ou anos para adquirir todos. Portanto, eles devem ser obtidos de acordo com o orçamento disponível.

Saco de feijão pesadoBalanço
Bolas sensoriaisSacos de feijão sensoriais
Trave de equilíbrioBarras de peso
Teeter PopperBola de exercício
Macarrão de piscinaCones de várias cores
Cesta de basqueteTapete de ginástica
Bambolês coloridosObstáculos de treinamento
Faixas de resistênciaMini Trampolim
Piscina de bolinhasMassinha de modelar
REFERÊNCIAS

LORAINE, J. Aprendizaje e inclusión: implementación de sala de estimulación sensorial y motriz en establecimiento educacional con Programa de Integración Escolar, de la comuna de Lota. Unab.cl, 2019. Disponível em: https://repositorio.unab.cl/xmlui/handle/ria/14425. Acesso em: 06 ago. 2022.

Sensory Room: How to Build a Successful Sensory Room for Greater Brain Development. Integrated Learning Strategies, 2017. Disponível em: https://ilslearningcorner.com/2017-06-sensory-room-how-to-build-a-successful-sensory-room-for-greater-brain-development/. Acesso em: 07 ago. 2022.

Integração sensorial e Terapia de Integração Sensorial. Multi Sensorial – Clínica Integrada, 2021. Disponível em: https://multisensorial.com.br/integracao-sensorial/. Acesso em: 07 ago. 2022.

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3 respostas em “SALA SENSORIAL NA ESCOLA: CHECKLIST DE ITENS NECESSÁRIOS”

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