Voltar

Síndrome de Asperger: sintomas na infância e adolescência

Todos os períodos da vida são marcados por desafios e descobertas. Na infância e na adolescência, por exemplo, os aspectos relacionados aos comportamentos são os mais fortes. O distúrbio que falaremos a seguir está intimamente ligado às interações sociais e, consequentemente, à comunicação dos pacientes jovens.

A Síndrome de Asperger é o assunto deste artigo. Diariamente, pais e profissionais de educação enviam suas dúvidas sobre qual a melhor maneira para lidarem com crianças e adolescentes com Asperger. Muitas vezes, os questionamentos também indicam dificuldades para identificarem os principais sintomas do distúrbio.

Síndrome de Asperger é autismo?

Na verdade, ela foi considerada por muito tempo como uma condição distinta, mas muito próxima ao autismo. Com a elaboração do quinto Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Síndrome de Asperger e o autismo foram incluídos no mesmo Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou seja, ambos fazem parte do mesmo conjunto. O Asperger, então, é tido como uma forma mais amena do autismo (clássico).

O que difere um do outro talvez sejam os sintomas e a intensidade que eles exercem na vida dos pacientes. Portanto, é importante que todos vocês estejam atentos a esses detalhes para que, em qualquer sinal de dúvida, um médico seja procurado. Vejam a seguir quais são os sintomas da Síndrome de Asperger:

– Interação social comprometida

A criança e o adolescente com Asperger têm, geralmente, bastante dificuldade para interagir com as demais pessoas. Além disso, eles tendem a estabelecer um comportamento estranho em situações sociais. Fazer novas amizades não é uma tarefa fácil, tendo em vista a dificuldade para se manterem em uma conversa;

– Comportamentos repetitivos

O paciente com Asperger pode ter manias consideradas excêntricas, como mexer os dedos sem parar, torcê-los, fechar e abrir as mãos sem parar, etc.;

– Comunicação com dificuldade

É preciso ter cuidado com o sentido figurado. Os pequenos com Asperger são muito ligados ao sentido literal. É importante respeitar isso e estabelecer uma conversa sem duplo sentido. Além disso, outro fator impactante na comunicação é o fato de os jovens não estabelecerem contato visual com seu interlocutor. A linguagem corporal também é outro aspecto que deve ser usado com cautela. Utilize uma maneira bastante clara para se expressar.

– Apego a rotinas

Um dos sintomas mais comuns entre os pacientes com Asperger é o aspecto rigoroso ligado às tarefas que fazem parte de seu cotidiano, algo que se aproxima de um ritual (sentar em um lado determinado, usar os mesmos talheres, vestir-se de maneira criteriosa, etc.);

– Problemas de coordenação

Os jovens diagnosticados com Asperger tendem a ter uma coordenação motora desalinhada, desajeitada; o que muitas vezes pode gerar constrangimento a eles;

– Interesses restritos

Poucas coisas chamam a atenção do paciente, mas há determinados assuntos ou objetos que despertam nele um profundo interesse.

– Habilidades aprimoradas

Se por um lado, a Síndrome de Asperger causa alguns sintomas que prejudicam a interação social; por outro, os pacientes diagnosticados com o distúrbio apresentam um talento enorme para habilidades direcionadas à matemática, música e artes, por exemplo.

 

Já pensou aprender profundamente sobre o Autismo para melhorar seus atendimentos clínicos, entender melhor seu filho e saber por que seu aluno apresenta determinado comportamento e como trabalhar o processo de inclusão? Em um curso online completo o Dr. Clay Brites te ensina tudo sobre TEA com fundamentação científica de forma prática e simplificada.

 

protea-1-1 Síndrome de Asperger: sintomas na infância e adolescência

 

 

Você também pode se interessar...

13 respostas em “Síndrome de Asperger: sintomas na infância e adolescência”

Oi boa tarde navegando no seu site quero parabeniza-los pelos artigos pois e de grande esclarecimentos e gostaria de saber se vocês disponibilizam algum curso em neurociência comportamental ? área essa de grande interesse por ser acadêmica de psicologia.

Olá Myllene,
Orientamos que procure um especialista pessoalmente (Neurologista ou especialista em autismo ) para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso seu caso.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

meu filho tem 13 anos sempre desconfiei que ele fosse asperger até fui em alguns profissionais para fazer o diagnóstico porém nunca consegui concluir acho que por falta de tempo enfim agora meu filho tem 13 anos e estou muito preocupada com algumas situações que ele apresenta em socializar com as pessoas ele é muitp inteligente nunca me deu nenhum trabalho na escola sempre.muito dedicado. me ajudem como posso recuperar o tempo pra ajudar meu filho.

Olá Andrea, tudo bem? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Sou uma mãe desesperada pois meu filho tem 15 anos foi diagnosticado com asperg com 6 anos ele tem grande dificuldade de fazer amigos desde de pequeno sempre fiz tudo pra ele nunca quis que ele passa-se por nenhum contragimento eu ia no creio quando pequei e catava criança pra brincar com ele pois ele não conseguia interagir 3 agora tá pior pois ele quer sempre ficar sozinho não tem amigos e eu ainda continuo fazendo tudo que está e o que não está ao meu alcance mais acho que não faço o suficiente eu sofrer e ele tbm alguma pode me ajudar eu imploro

Olá Vanessa, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Super interessante ler a página e também comentários em modo geral por aqui. Nesse momento moro na Inglaterra e tenho um filho que tem 13 anos foi diagnosticado com asperger mas próprios médico disse que meu marido que é padrasto dele esta fazendo um trabalho legal, ele cria rotinas diárias e isso diminui ansiedade e ele fica super concentrado nas suas tarefas, tem 2 amigos na escola no qual sempre diz sobre eles . Mais tem fissuração continua pela coisas e principalmente pelo padrasto dele, que no caso assumiu ele como filho. Minha dúvida é tem coisas meu filho faz que não consigo entender muito bem acha eu devo fala com especialistas sobre assunto? Um deles o facto que ele não tem empatia por situações e pessoas.

Olá Juliana, tudo bem?

Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Isso é próprio do autismo , o autista geralmente não tem empatia por pessoas é normal do próprio transtorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *