Voltar

Transtorno global do desenvolvimento — entenda

Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) é um conjunto de distúrbios que afetam as interações sociais. Hoje em dia, é apresentado como Transtorno do Espectro Autista (TEA). Saiba mais neste artigo.
Muitas pessoas perguntam se TGD é o mesmo que autismo. Sim, uma pessoa com transtorno Global do Desenvolvimento pode ser diagnosticada com transtorno de Espectro Autista, pois os distúrbios presentes em ambos são os mesmos.
Os TGDs se manifestam nos primeiros anos de vida e os sintomas mais comuns são: padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, interesses restritos em determinadas atividades. As psicoses infantis e a Síndrome de Asperger também estão definidas como transtorno Geral do Desenvolvimento. Entenda melhor neste artigo.

Transtorno Global do Desenvolvimento e Autismo

O Transtorno Global do Desenvolvimento envolve características semelhantes ao transtorno do Espectro Autista. No Manual Diagnóstico e Estatístico dos transtornos mentais — DSM — que os médicos usam para basear seus diagnósticos, os sintomas do TGD descritos são: 

  • atraso da fala, no desenvolvimento da comunicação;
  • atraso motor — crianças que são muito desengonçadas, que se machucam demais ou que atrasaram para atingir os marcadores do desenvolvimento motor fino e grosso;
  • crianças que têm dificuldade na socialização;
  • crianças que têm interesses restritos, dificuldade para aprender coisas novas e para acompanhar a escola.

Após 2013, houve uma revisão do DSM, onde tais sintomas são considerados como transtorno do Espectro Autista. A comunidade científica considerou que os diferentes distúrbios descritos no TGD, partem de um único transtorno, de médio a severo prejuízo na comunicação e comportamentos restritos e repetitivos. Ou seja, os antigos transtornos globais estão hoje colocados e caracterizados como autismo.
Antes, se usava muito o termo TGD com famílias com dificuldade em assumir o diagnóstico de autismo. As pessoas entendiam o autismo como uma patologia com sintomas muito graves, muito severos e o associavam a crianças que ficavam isoladas, sem interagir com ninguém, fazendo movimentos repetitivos e estereotipados.
Hoje, com mais informações, ampliaram-se as possibilidades de sintomas dentro do transtorno do espectro autista, então quase não se usa mais o termo transtorno Global do Desenvolvimento.

Outros transtornos globais do desenvolvimento

Psicoses infantis

As psicoses infantis, ou Transtorno Desintegrativo da Infância (TDI) — DSM-IV (em vigor até 2013) — são conhecidas também como Síndrome de Heller ou demência infantil.
Os sintomas característicos das psicoses — apresentada pelo DSM-IV — são: perda dos limites do ego ou um amplo prejuízo no teste da realidade, com a presença de delírios ou alucinações e discurso desorganizado, ou catatônico.
A psicose pode ser entendida como uma desordem mental onde o pensamento e a percepção da realidade estão comprometidos, assim como as interações sociais. Existem diferentes conceituações para a psicose, sendo a perda de contato com a realidade — temporária ou definitiva — perturbação psíquica grave e fragmentação da personalidade, suas principais características. (ASSUMPÇÃO, 1993; TENGAN; MAIA, 2004)

Síndrome de Asperger

A síndrome de Asperger se assemelha ao TEA, mas a inteligência pode ser normal, sendo a verbal maior que a não verbal, geralmente. Ainda que as crianças com autismo apresentam maiores prejuízos na inteligência verbal, na síndrome de Asperger, também estão presentes dificuldades sociais e semânticas.
O desenvolvimento inicial da criança com síndrome de Asperger parece normal, como afirma Teixeira (2006), mas ao passar do tempo, seu discurso se torna peculiar, mais monótono e ela pode apresentar preocupações obsessivas.
Na síndrome de Asperger, as áreas de relacionamento interpessoal e da comunicação são as mais afetadas, embora a fala seja normal. Além disso, os portadores da síndrome, podem ter comportamentos excêntricos e demonstrarem pouca empatia.
Como no transtorno do Espectro Autista, as pessoas com Asperger podem apresentar dificuldades com mudanças, serem instáveis e vulneráveis emocionalmente. Pode também haver prejuízos na coordenação motora e percepção viso-espacial.
A síndrome de Asperger, no DSM-IV, como o autismo e as psicoses infantis, é classificada como transtorno Global do Desenvolvimento. Sendo que a principal característica comum em todas elas é a ruptura nos processos de socialização, comunicação e aprendizado.
No entanto, é importante considerar as mudanças no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais — DSM-V (2014). Todos esses transtornos, agora, são englobados pelo termo transtorno do Espectro Autista.
Caso você, pai ou professor, perceber qualquer desses sinais de transtorno Global do Desenvolvimento, procure ajuda profissional. Uma equipe multidisciplinar competente, composta por médico, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogo, psicopedagogo traz grandes benefícios para o desenvolvimento e socialização das pessoas com TGD ou TEA.
Esse artigo foi útil para você? Então compartilhe nas redes sociais e ajude outras famílias e profissionais a compreenderem melhor o Transtorno Global do Desenvolvimento.
 
Referências:
ASSUMPÇÃO, F. B. Psicose: crítica dos conceitos. Revista de Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência, v.1, n. 2, p.13-18, 1993.
TENGAN, S. K.; MAIA, A. K. Psicoses funcionais na infância e adolescência. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 2, 2004.
TEIXEIRA, G. Manual do Autismo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

Você também pode se interessar...

2 respostas em “Transtorno global do desenvolvimento — entenda”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *