No desenvolvimento psicomotor, a interdisciplinaridade pode ser uma abordagem muito eficaz para as crianças atípicas.
Entender o desenvolvimento de uma criança com TEA, tende a ser complexo e de certa forma desafiador. Vamos entender mais sobre o assunto?
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O que é um tratamento interdisciplinar?
Antes de mais nada, a interdisciplinaridade é a integração de duas ou mais áreas, ou seja, um trabalho em equipe.
Portanto, profissionais de diferentes áreas podem combinar suas habilidades e conhecimentos para criar um ambiente de aprendizado diversificado e estimulante, que aborda as necessidades específicas de cada criança.
Essa junção de áreas pode ser vista no esquema a seguir:
Só para ilustrar, um fisioterapeuta pode trabalhar com a criança para melhorar a força e a coordenação.
Como também, um terapeuta ocupacional pode ajudá-la a desenvolver habilidades motoras finas e a adaptar-se a novas tarefas.
Nesse sentido, o psicólogo também pode ajudar a criança a lidar com a ansiedade ou a falta de confiança.
Principais benefícios de um tratamento interdisciplinar no desenvolvimento psicomotor:
Essa abordagem interdisciplinar pode oferecer uma ampla gama de benefícios para o desenvolvimento psicomotor de crianças atípicas, incluindo:
- Abordagem mais completa: ao combinar diferentes habilidades e conhecimentos, a equipe pode criar um programa de aprendizado mais completo e abrangente, que aborda várias áreas do desenvolvimento psicomotor da criança.
- Adaptação personalizada: cada criança é única, com necessidades e desafios individuais. Ao trabalhar em equipe, os profissionais podem adaptar o ambiente de aprendizado e as atividades para atender às necessidades específicas de cada criança.
- Maior motivação: uma abordagem interdisciplinar pode ajudar a aumentar a motivação da criança, oferecendo uma ampla gama de atividades e desafios. Isso pode ajudá-la a se sentir mais engajada e envolvida em seu próprio processo de aprendizado.
- Maior progresso: trabalhando em conjunto, os profissionais podem criar um plano de aprendizado que seja mais eficaz na promoção do desenvolvimento psicomotor da criança. Isso pode levar a um maior progresso e sucesso na aquisição de novas habilidades e capacidades.
No geral, a abordagem interdisciplinar pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento psicomotor de crianças atípicas.
Ao trabalhar juntos, os profissionais podem criar um ambiente de aprendizado diversificado e estimulante que aborda as necessidades específicas de cada criança e ajuda-a a atingir todo o seu potencial.
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Referências:
Mélo, T. e col. “Characterization of neuropsychomotor and language development of children receiving care from groups at an extended Family Health Care Center: an interprofessional approach”, Revista CEFAC, January 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341887959_Characterization_of_neuropsychomotor_and_language_development_of_children_receiving_care_from_groups_at_an_extended_Family_Health_Care_Center_an_interprofessional_approach. Acesso em 11/04/2023
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