O desenvolvimento infantil é um processo complexo e fascinante que ocorre nos primeiros anos de vida da criança, dos 0 aos 6 anos de idade. Durante esse período crucial, ocorrem uma série de marcos importantes que moldam as habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais da criança.
Compreender esses marcos do desenvolvimento é essencial para pais, educadores e profissionais da saúde, pois permite acompanhar o progresso da criança e identificar possíveis desafios precocemente.
Neste artigo, exploraremos os principais marcos do desenvolvimento infantil durante esses seis primeiros anos de vida, destacando suas características e importância para o crescimento saudável e o aprendizado da criança.
Conteúdo
Marcos do desenvolvimento do bebê: recém-nascido
- Antes de mais nada nos primeiros dias, o bebê é mais sonolento. Porém, gradativamente, ele vai ficando mais esperto e acordado por mais tempo;
- Também fixa seu olhar para locais com algum tipo de som que chame atenção e se assusta com ruídos altos;
- Ou seja, ele não consegue manter a cabeça levantada. Por isso os pais devem ter cuidado, apoiando a cabeça dele ao sentar ou pegar no braço;
- Também na maior parte do tempo, suas mãos ficam fechadas e os braços flexionados.
Marcos do desenvolvimento infantil: 1 ano de idade
- Dessa forma, o bebê começa a tentar ficar em pé, podendo andar sozinho ou com ajuda;
- Ou seja, ele pode virar as páginas de um livro, mas virando várias páginas a cada tentativa;
- Por exemplo, quando ele quer pedir algo, aponta para objetos e pode pegar alguns deles;
- Também responde quando é chamado pelo nome e já consegue responder algumas coisas, como “sim” ou “não”;
- Por outro lado, ele já entende algumas palavras e comandos simples;
- Por exemplo, pode dizer “mamãe”, “papai” ou algumas palavras simples do cotidiano;
- Sendo assim, ele pode acenar dando “tchau”;
- Ou seja, se apega aos pais e pode ter ansiedade caso fique longe deles.
Desenvolvimento infantil: 2 anos de idade
- Sendo assim, nesta fase a criança é capaz de andar sem ajuda, como também é capaz de correr. Ela aprende a subir e descer escadas e chutar uma bola;
- Ou seja, consegue virar as páginas de um livro uma de cada vez, faz rabiscos por conta própria e já começa a usar a mão dominante com mais frequência;
- Dessa forma, comunica suas necessidades, como sede, fome e quando precisa usar o banheiro;
- Junta duas ou três palavras para formar frases e o vocabulário aumenta, ficando entre 50 a 300 palavras;
- Passa a reconhecer detalhes em fotos e conhecer partes do corpo;
- Compreende comandos de duas etapas, por exemplo: “me entregue a bola e depois pegue seus sapatos”;
- Nessa idade, quando você não faz o que a criança quer, ela começa a ter “birras”;
- Ela pode apresentar comportamentos possessivos e destrutivos, ou seja, pode não gostar de compartilhar seus brinquedos e testar como eles funcionam e qual a sua resistência, e isso pode levar a destruição desses objetos.
Marcos do desenvolvimento infantil: 3 anos de idade
- A criança pode se equilibrar brevemente em um pé, pode subir as escadas alternando os pés (sem ter que se segurar no corrimão) e pedalar um triciclo;
- O controle das mãos melhora, ela consegue desenhar círculos, cruzes e até uma pessoa usando formas simples;
- Classifica, reconhece e identifica quase todos os objetos e imagens comuns;
- O vocabulário aumenta para muitas centenas de palavras. Ela pode formar frases compostas de três a quatro palavras e é capaz de usar plurais e pronomes (ele/ela);
- A criança sabe seu próprio nome, idade e gênero (menino/menina);
- Ela consegue se vestir sozinha ou pode precisar de ajuda para amarrar cadarços, fechar botões, dentre outros;
- Fica mais cooperativa, gosta de seguir ordens e trabalhar com outras crianças;
- Nessa fase, ela tem uma imaginação muito fértil.
Etapas do desenvolvimento infantil: 4 anos de idade
- Sendo assim, o pequeno tem mais facilidade para se equilibrar;
- Pode manusear uma tesoura e começa a copiar algumas letras maiúsculas;
- Possui um vocabulário de mais de 1.000 palavras e facilmente forma frases com quatro ou cinco palavras;
- Compreende o conceito de contar e aprende alguns números;
- Compreende os conceitos de “igual” e “diferente”;
- Atende às suas próprias necessidades no banheiro;
- Tem um aumento da curiosidade, pois essa é a idade de muitas perguntas;
- Tende a ser animado e bastante sociável nessa fase, além de precisar se movimentar bastante, pois possui muita energia.
Marcos do desenvolvimento infantil: 5 anos de idade
- O infante tem uma melhora no equilíbrio e as habilidades de manuseio de bola são bem desenvolvidas;
- Também pode escrever seu próprio nome e algumas letras;
- O vocabulário cresce para mais de 2.000 palavras e ele é capaz de falar uma frase com mais de cinco palavras;
- Possui uma boa noção de tempo;
- Pode se vestir e se despir sem ajuda;
- Consegue diferenciar ficção de realidade;
- Desenvolve a habilidade de selecionar amizades;
- Tem um aumento do senso de responsabilidade e necessidade de aprovação, como o desejo de receber a aprovação de ser um bom filho ou um bom aluno.
Marcos do desenvolvimento infantil: 6 anos de idade
- A criança é capaz de copiar formas complexas, diferenciar direita de esquerda e amarrar cadarços;
- Ela desenvolve habilidades de leitura e escrita;
- Apresenta uma melhora na dicção e fluidez da fala;
- Pode se distrair mais facilmente e não ter foco em qualquer atividade;
- Se mostra ansiosa para aprender e competitiva em jogos e brincadeiras (algo bem comum nessa fase).
Em conclusão, os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos são fundamentais para compreendermos o crescimento e as necessidades das crianças nessa fase crucial. Ao reconhecer e apoiar o alcance desses marcos, podemos promover um desenvolvimento saudável e integral, garantindo que as crianças atinjam seu potencial máximo em todas as áreas da vida.
Portanto, é importante que pais, cuidadores, educadores e profissionais de saúde estejam atentos a esses marcos e ofereçam o apoio e estímulo adequados para cada etapa do desenvolvimento, proporcionando assim um ambiente propício para o florescimento das habilidades e talentos únicos de cada criança.
REFERÊNCIAS
LEAL, G. da C.; SILVA, A. G. da; MANDRÁ, P. P. Construction and validation of informative material on the milestones of oral language development: Revista 10Envolvimento. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 5, p. e36511528411, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.28411. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28411. Acesso em: 8 out. 2022.
Child Development Milestones: From Newborn to 6 Years Old. Health x change, 2021. Disponível em: https://www.healthxchange.sg/children/baby-0-24-months/child-development-milestones-newborn-six. Acesso em: 08 out. 2022.
5 Comments
Muito completo, objetivo e com informações essenciais.
Olá Nureive, tudo bem?
Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Muito completo, objetivo e com informações essenciais. Penso que essas informações são imprescindíveis para o aprendizado de nossas crianças.