Skip to content Skip to footer

Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 6 ANOS

O desenvolvimento infantil é um processo complexo e fascinante que ocorre nos primeiros anos de vida da criança, dos 0 aos 6 anos de idade. Durante esse período crucial, ocorrem uma série de marcos importantes que moldam as habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais da criança.

Compreender esses marcos do desenvolvimento é essencial para pais, educadores e profissionais da saúde, pois permite acompanhar o progresso da criança e identificar possíveis desafios precocemente.

Neste artigo, exploraremos os principais marcos do desenvolvimento infantil durante esses seis primeiros anos de vida, destacando suas características e importância para o crescimento saudável e o aprendizado da criança.

Marcos do desenvolvimento do bebê: recém-nascido

  • Antes de mais nada nos primeiros dias, o bebê é mais sonolento. Porém, gradativamente, ele vai ficando mais esperto e acordado por mais tempo;
  • Também fixa seu olhar para locais com algum tipo de som que chame atenção e se assusta com ruídos altos;
  • Ou seja, ele não consegue manter a cabeça levantada. Por isso os pais devem ter cuidado, apoiando a cabeça dele ao sentar ou pegar no braço;
  • Também na maior parte do tempo, suas mãos ficam fechadas e os braços flexionados.

Marcos do desenvolvimento infantil: 1 ano de idade

  • Dessa forma, o bebê começa a tentar ficar em pé, podendo andar sozinho ou com ajuda;
  • Ou seja, ele pode virar as páginas de um livro, mas virando várias páginas a cada tentativa;
  • Por exemplo, quando ele quer pedir algo, aponta para objetos e pode pegar alguns deles;
  • Também responde quando é chamado pelo nome e já consegue responder algumas coisas, como “sim” ou “não”;
  • Por outro lado, ele já entende algumas palavras e comandos simples;
  • Por exemplo, pode dizer “mamãe”, “papai” ou algumas palavras simples do cotidiano;
  • Sendo assim, ele pode acenar dando “tchau”;
  • Ou seja, se apega aos pais e pode ter ansiedade caso fique longe deles.

Desenvolvimento infantil: 2 anos de idade

  • Sendo assim, nesta fase a criança é capaz de andar sem ajuda, como também é capaz de correr. Ela aprende a subir e descer escadas e chutar uma bola;
  • Ou seja, consegue virar as páginas de um livro uma de cada vez, faz rabiscos por conta própria e já começa a usar a mão dominante com mais frequência;
  • Dessa forma, comunica suas necessidades, como sede, fome e quando precisa usar o banheiro;
  • Junta duas ou três palavras para formar frases e o vocabulário aumenta, ficando entre 50 a 300 palavras;
  • Passa a reconhecer detalhes em fotos e conhecer partes do corpo;
  • Compreende comandos de duas etapas, por exemplo: “me entregue a bola e depois pegue seus sapatos”;
  • Nessa idade, quando você não faz o que a criança quer, ela começa a ter “birras”;
  • Ela pode apresentar comportamentos possessivos e destrutivos, ou seja, pode não gostar de compartilhar seus brinquedos e testar como eles funcionam e qual a sua resistência, e isso pode levar a destruição desses objetos.

Marcos do desenvolvimento infantil: 3 anos de idade

  • A criança pode se equilibrar brevemente em um pé, pode subir as escadas alternando os pés (sem ter que se segurar no corrimão) e pedalar um triciclo;
  • O controle das mãos melhora, ela consegue desenhar círculos, cruzes e até uma pessoa usando formas simples;
  • Classifica, reconhece e identifica quase todos os objetos e imagens comuns;
  • O vocabulário aumenta para muitas centenas de palavras. Ela pode formar frases compostas de três a quatro palavras e é capaz de usar plurais e pronomes (ele/ela);
  • A criança sabe seu próprio nome, idade e gênero (menino/menina);
  • Ela consegue se vestir sozinha ou pode precisar de ajuda para amarrar cadarços, fechar botões, dentre outros;
  • Fica mais cooperativa, gosta de seguir ordens e trabalhar com outras crianças;
  • Nessa fase, ela tem uma imaginação muito fértil.

Etapas do desenvolvimento infantil: 4 anos de idade

  • Sendo assim, o pequeno tem mais facilidade para se equilibrar;
  • Pode manusear uma tesoura e começa a copiar algumas letras maiúsculas;
  • Possui um vocabulário de mais de 1.000 palavras e facilmente forma frases com quatro ou cinco palavras;
  • Compreende o conceito de contar e aprende alguns números;
  • Compreende os conceitos de “igual” e “diferente”;
  • Atende às suas próprias necessidades no banheiro;
  • Tem um aumento da curiosidade, pois essa é a idade de muitas perguntas;
  • Tende a ser animado e bastante sociável nessa fase, além de precisar se movimentar bastante, pois possui muita energia.

Marcos do desenvolvimento infantil: 5 anos de idade

  • O infante tem uma melhora no equilíbrio e as habilidades de manuseio de bola são bem desenvolvidas;
  • Também pode escrever seu próprio nome e algumas letras;
  • O vocabulário cresce para mais de 2.000 palavras e ele é capaz de falar uma frase com mais de cinco palavras;
  • Possui uma boa noção de tempo;
  • Pode se vestir e se despir sem ajuda;
  • Consegue diferenciar ficção de realidade;
  • Desenvolve a habilidade de selecionar amizades;
  • Tem um aumento do senso de responsabilidade e necessidade de aprovação, como o desejo de receber a aprovação de ser um bom filho ou um bom aluno.

Marcos do desenvolvimento infantil: 6 anos de idade

  • A criança é capaz de copiar formas complexas, diferenciar direita de esquerda e amarrar cadarços;
  • Ela desenvolve habilidades de leitura e escrita;
  • Apresenta uma melhora na dicção e fluidez da fala;
  • Pode se distrair mais facilmente e não ter foco em qualquer atividade;
  • Se mostra ansiosa para aprender e competitiva em jogos e brincadeiras (algo bem comum nessa fase).

Em conclusão, os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos são fundamentais para compreendermos o crescimento e as necessidades das crianças nessa fase crucial. Ao reconhecer e apoiar o alcance desses marcos, podemos promover um desenvolvimento saudável e integral, garantindo que as crianças atinjam seu potencial máximo em todas as áreas da vida.

Portanto, é importante que pais, cuidadores, educadores e profissionais de saúde estejam atentos a esses marcos e ofereçam o apoio e estímulo adequados para cada etapa do desenvolvimento, proporcionando assim um ambiente propício para o florescimento das habilidades e talentos únicos de cada criança.


REFERÊNCIAS

LEAL, G. da C.; SILVA, A. G. da; MANDRÁ, P. P. Construction and validation of informative material on the milestones of oral language development: Revista 10Envolvimento. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 5, p. e36511528411, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.28411. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28411. Acesso em: 8 out. 2022.

Child Development Milestones: From Newborn to 6 Years Old. Health x change, 2021. Disponível em: https://www.healthxchange.sg/children/baby-0-24-months/child-development-milestones-newborn-six. Acesso em: 08 out. 2022.

5 Comments

Leave a comment