Voltar

Atividades de alfabetização e letramento: quais as vantagens?

No Brasil, desde 2013 a matrícula de crianças na educação infantil a partir dos 4 anos tornou-se obrigatória. Dessa forma, conhecer as estratégias de alfabetização e letramento é essencial para os professores.

Muitos não entendem as vantagens desses processos na educação infantil, como se a alfabetização e o letramento só ganhassem importância no ensino fundamental. No entanto, atividades lúdicas, jogos e brincadeiras nessa fase ajudam as crianças a aprender a ler, escrever e a interpretar o que leem.

Letramento e alfabetização são dois processos diferentes, embora caminhem juntos em muitos momentos. Entenda melhor cada um deles e quais são suas vantagens, neste artigo.

Alfabetização e Letramento

A alfabetização é processo de ensino e aprendizagem das letras, onde a criança adquire habilidades linguísticas para que possa se comunicar atraves da leitura e da escrita.

O letramento se relaciona a função social da escrita, ou seja, a aprendizagem da compreensão da leitura e da escrita, identificando a sua aplicabilidade na vida.

Isso significa que nem todas as crianças alfabetizadas são necessariamente letradas, podendo apresentar dificuldades para interpretar a leitura e as técnicas de escrita. Dessa forma, o letramento e a alfabetização são processos que devem andar juntos.

Processo de alfabetização e letramento

O processo de alfabetização e letramento engloba três períodos: o descobrimento da escrita, a aprendizagem da escrita e o seu uso.

Para descobrir a escrita a criança precisa estar em contato com livros e outros meios que despertem o seu interesse pela leitura.

O aprendizado da escrita é basicamente o processo de alfabetização e a habilidade de usar a escrita, o processo de letramento.

Criar o hábito de leitura nas crianças é muito importante para que desenvolvam o senso critico e possam aplicar essa habilidade nas tomadas de decisões, nas interações sociais, na aprendizagem e no convívio em sociedade.

Ser capaz de usar e praticar a leitura e a escrita é o objetivo do processo de alfabetização e letramento.

Vantagens da alfabetização e letramento

As vantagens da alfabetização e letramento na nossa sociedade se relacionam a capacidade de ler e interpretar os diversos contextos, selecionando as informações a que somos expostos diariamente.

Para isso, é fundamental que escola e família estimulem as crianças, desde a educação infantil. 

Dicas para estimular a Alfabetização e o Letramento

Para estimular as crianças no processo de alfabetização e letramento é preciso promover a leitura, a escrita e a linguagem de forma geral. Assim, é importante que pais e professores estejam atentos às seguintes situações:

  • Converse com as crianças frequentemente, faça perguntas e escute com atenção o que elas dizem.
  • Promova diálogos e contação de histórias para que aas crianças sejam expostas a novas palavras e ampliem o seu vocabulário.
  • Converse com as crianças sobre fatos e acontecimentos históricos importantes e deixe-as expressar seus sentimentos em relação a eles.
  • Aprecie os desenhos das crianças, desde os primeiros rabiscos, pois estes são uma forma de se comunicar ao mesmo tempo que desenvolvem a coordenação motora e visual.
  • Brinque com as crianças de escrita usando diversos materiais, como areia, massinha, jornais e revistas.
  • Cultive o hábito da leitura, lendo para as crianças diariamente e despertando o interesse delas pela leitura. 
  • Cante para e com as crianças suas canções favoritas, brinque com rimas para que elas possam desenvolver habilidades auditivas e de memória. 

Jogos de Alfabetização na Educação Infantil

O brincar faz parte do processo da aprendizagem das crianças. Para fortalecer o processo de alfabetização e letramento, nada melhor do que jogos e atividades lúdicas. 

Preparamos 3 dicas de brincadeiras para as crianças na educação infantil. Confira!

Música para crianças pequenas

A música pode estar presente desde quando a criança ainda é um bebê. Canções de ninar e cantigas de roda ajudam as crianças a desenvolver a linguagem, por isso devem fazer parte do cotidiano dos pequenos.

Qual é a letra?

Essa é uma brincadeira que pode ser feita em sala de aula ou em casa. Você vai precisar de letras do alfabeto emborrachadas ou de madeira. Deixe-as na frente das crianças e coloque objetos variados em uma caixa. Tire um por vez, mostrando para as crianças e pedindo que elas digam qual o nome do objeto.

Em seguida, peça para que elas encontrem qual é a letra inicial deste objeto nas letrinhas a sua frente e mostrem para você e para a turma.

Contação de histórias

Esse simples atividade já faz parte da educação infantil e também da rotina de muitas familias. No entanto, você pode utilizá-la ainda mais se ao final da historia pedir à criança para contar o que mais gostou da historia, com qual personagem se identificou, dando liberdade para ela se expressar e desenvolver sua compreensão.

Agora que você já sabe as vantagens da alfabetização e letramento, compartilhe este artigo em suas redes a ajude outras familias e professores!

Referências:

GOULART, Cecília M. A. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. https://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a04v9n2.pdf

MARTINS,Edson.Luana Cristine Spechela. A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO. http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n3/6%20ARTIGO%20LUANA.pdf

Você também pode se interessar...

2 respostas em “Atividades de alfabetização e letramento: quais as vantagens?”

Letramento também faz parte da Educação Infantil, a partir do momento que a criança é apresentada a inicial do nome e reconhece, é porque ela já está entendendo aquela representação, adorei o artigo e as dicas, parabéns a equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *