Voltar

COMO DESENVOLVER HABILIDADES PRECURSORAS DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS 12 AOS 24 MESES?

Fase de extrema importância para a criança e momento de aprender brincando!

O momento da vida da criança do nascimento até os seis anos de idade é conhecido como primeira infância, um período muito sensível para o desenvolvimento de diversas habilidades. Nessa etapa, a criança possui um alto nível de plasticidade cerebral, isto quer dizer que o indivíduo possui uma maior capacidade de modificação do cérebro em decorrência de estímulos, descobertas e experiências vivenciadas. O desenvolvimento de habilidades nessa fase será de grande relevância para posteriormente a criança aprender habilidades mais complexas nas fases subsequentes da vida. Por isso é imprescindível que a fase da primeira infância seja aproveitada ao máximo, no sentido que não é interessante limitar as potencialidades da criança, ao invés disso elas devem ser estimuladas e desenvolvidas.

As crianças nessa idade são como pequenos cientistas, curiosos e ansiosos para descobrir o modo de funcionamento de tudo ao seu redor, pois tudo é novidade. A curiosidade muitas vezes é uma aliada no desenvolvimento, as crianças exploram tudo e consequentemente descobrem e aprendem coisas. O estímulo é importante, mas deve ser feito da maneira correta, de modo que não limite o desenvolvimento do indivíduo ao mesmo tempo em que se estabelece certas regras e orientações com o intuito de protegê-lo de situações de perigo.

É nesse período que a criança aprende habilidades que são indispensáveis para que o indivíduo, gradativamente, comece a lidar com algumas questões de sua vida com certa independência. Porém, não se trata apenas de ter independência, mas também de possuir autonomia para pensar nas consequências de uma decisão e começar a ter responsabilidade, o que leva ao desenvolvimento do autocontrole e de habilidades de fala e linguagem que estão diretamente ligadas à alfabetização.

FORMAS DE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES PRECURSORAS DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Em primeiro lugar, é importante estar ciente que nessa fase da vida (12-24 meses) as crianças aprendem brincando, então é importante permitir que elas brinque, interajam e explorem diferentes ambientes, materiais e contextos..

12 DICAS PARA ESTIMULAR A CRIANÇA

1.      Conversar com a criança durante as atividades: o diálogo é de extrema importância para o desenvolvimento da linguagem, para isso o adulto deve falar de forma clara para que a criança consiga observar os movimentos que a boca realiza ao pronunciar as palavras;

2.      Conversar sobre os sabores dos alimentos: a hora da alimentação é um momento descontraído e de descobertas, nesse momento os pais podem pedir que a criança descreva o sabor do alimento e comece a comer sozinha. Além disso, a sujeira faz parte e ajudará no processo de ganho da autonomia;

3.      Falar os nomes das partes do corpo na hora do banho: ensinar as partes do corpo e testar comandos, como: lave o joelho, lave as mãos, etc.;

4.      Reservar um tempo na hora de vestir a roupa: é uma boa hora para deixar que a criança tente se vestir sozinha, sem pressioná-la. Quando a criança não conseguir, deve elogiá-la pela tentativa, e quando ela conseguir, deve parabenizá-la;

5.      Estimule o contato com a natureza: andar de pés descalços na grama, na terra e em pisos irregulares fortalece a musculatura dos pés e favorece a parte motora;

6.      Brincar de bola:  estimula a coordenação motora de pés, pernas, mãos e braços, além de desenvolver a noção de compartilhamento (“minha vez”, “sua vez!”) e a sociabilidade;

7.      Brincar com objetos, potes e caixas: abrir e fechar tampas, colocar uma caixa em cima da outra para construir torres, empilhar e derrubar, parecem tarefas simples, mas elas incentivam o planejamento e a coordenação motora;

8.      Brincadeiras que imitam a realidade: fazer comidinha com areia ou massinha de modelar, construir e montar estimulam a coordenação motora fina das mãos, que é uma habilidade muito importante para a escrita;

9.    Estimular amizades com outras crianças: incentivar ações, como compartilhar brinquedos, é importante para a criança aprender as regras de convivência social, como não bater, esperar a sua vez e respeitar o espaço do outro. Ensinar e estimular o desenvolvimento da empatia e realizar tarefas de socialização também contribuem para o autocontrole;

10.  Ler para a criança: é essencial ler em voz alta e conversar sobre as figuras e o conteúdo do livro, pois o estímulo da leitura feito pelos pais será um aliado no desenvolvimento da alfabetização;

11.  Estimular que a criança desenhe: rabiscar desperta a criatividade e promove o controle dos movimentos. Aos poucos, os pais podem pedir para a criança explicar o que desenhou, estimulando a descrição do que ela quis demonstrar no desenho;

12.  Não estimular excessivamente: é importante estimular, porém é necessário respeitar e observar as reações da criança para não forçá-la a algo que ela ainda não esteja pronta, pois tudo deve ser feito no seu devido tempo.

REFERÊNCIAS

MOREIRA, J. G.; MOTA, R. S.; VIEIRA, M. A. A Contribuição da Brincadeira na Educação Infantil: uma das ferramentas utilizadas como forma de desenvolvimento cognitivo e motor. Revista Latino-Americana de Estudos Cientifico, v. 2, n. 12, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/37294. Acesso em: 17 jun. 2022.

COMITÊ CIENTÍFICO DO NÚCLEO CIÊNCIA PELA INFÂNCIA. Funções Executivas e Desenvolvimento na Primeira Infância: habilidades necessárias para a autonomia. 1. ed. São Paulo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 2016. Disponível em: http://www.ee.usp.br/pesq/apostilas/WP-Funcoes%20Executivas.pdf. Acesso em: 17 jun. 2022.

12 formas de estimular o desenvolvimento infantil. Unimed, 2021. Disponível em: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/pais-e-filhos/12-formas-de-estimular-o-desenvolvimento-infantil. Acesso em: 17 jun. 2022.

Developing School Readiness Skills From 12-24 Months. Zero To Three, 2022. Disponível em: https://www.zerotothree.org/resources/series/developing-school-readiness-skills-from-12-24-months. Acesso em: 17 jun. 2022.

Você também pode se interessar...

1 resposta em “COMO DESENVOLVER HABILIDADES PRECURSORAS DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS 12 AOS 24 MESES?”

[…] 12 a 24 meses. A princípio, nessa fase, o bebê consegue compreender ordens e obedecê-las. Como também usar palavras simples que, na grande maioria das vezes, estão relacionadas a coisas de seu cotidiano.Ele também aprende a comunicar o seu desejo através de algumas palavras, por exemplo: “esse” ou “mais”. Aos poucos, ele aprende a combinar duas palavras, como “mamãe leite”, além de usar gestos para mostrar algo que deseja, apontando um objeto, por exemplo. Com o passar do tempo, ele também consegue repetir algumas músicas mais simples. Ao término dessa etapa, algumas crianças conseguem exercer um bom domínio sobre o vocabulário. Entretanto, esses ganhos dependem dos estímulos que elas receberam durante o período. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *