Voltar

Dicas de numeracia na Educação Infantil

Na educação infantil, as crianças desenvolvem a compreensão de conceitos de matemática, como adição e subtração nas interações cotidianas. Podemos chamar esse processo de numeracia.

O numeracia se dá através de atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras e ações cotidianas, o que favorece o aprendizado da matemática. As crianças desenvolvem habilidades matemáticas em suas rotinas, atividades diárias e na educação infantil.

Os primeiros conceitos e habilidades matemáticas incluem: compreender tamanho, forma, padrões; capacidade de contar verbalmente; reconhecer numerais; identificar mais e menos;  compreender a correspondência um a um.

Separamos algumas dicas de numeracia na educação infantil, confira!

Habilidades essenciais de matemática na educação infantil

Para desenvolver habilidades matemáticas mais complexas, as crianças precisam de uma base. Veja quais dessas habilidades essenciais podem ser desenvolvidas na educação infantil.

Sentido numérico

Capacidade de contar com precisão. Uma habilidade mais complexa relacionada ao senso numérico é a capacidade de ver as relações entre os números – como somar e subtrair.

Representação

Tornar as ideias matemáticas concretas usando palavras, imagens, símbolos e objetos (como blocos). 

Sentido espacial

Também conhecido como geometria, mas para as crianças na educação infantil, é a introdução de ideias de forma, tamanho, espaço, posição, direção e movimento. 

Medição

Tecnicamente, é possível encontrar o comprimento, a altura e o peso de um objeto usando unidades de medida. A medição do tempo (em minutos, por exemplo) também é enquadrada nesta área de habilidade. 

Estimativa

É a capacidade de adivinhar a quantidade ou o tamanho de algo, o que é muito difícil para as crianças pequenas. Você pode ajudá-las mostrando o significado de palavras como mais, menos, maior e menor. 

Padrões

Números, formas, imagens que se repetem de maneira lógica. Os padrões ajudam as crianças a fazer previsões, entender o que vem a seguir, fazer conexões lógicas e usar habilidades de raciocínio. 

Solução de problemas

Capacidade de pensar sobre um problema, de reconhecer que há mais de um caminho para a resposta. Significa usar o conhecimento anterior e as habilidades de raciocínio lógico para encontrar uma solução. 

Numeracia na educação infantil

As habilidades matemáticas são uma parte daquelas desenvolvidas na educação infantil – como linguagem, habilidades motoras e sociais. Cada uma dessas áreas depende e influencia as demais.

Dicas de numeracia na educação infantil

A aprendizagem na educação infantil é lúdica, ou seja, se dá através dos jogos e brincadeiras. 

As atividades que promovem a numeracia devem despertar nos alunos o prazer pela aprendizagem, desenvolvendo habilidades como atenção, participação ativa, memória, imaginação, compreensão de formas e medidas, conhecimento dos números, entre outras.

Os jogos são muito importantes para tornar a numeracia eficaz e prazerosa, pois permitem o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas e criar estratégias, de forma lúdica e motivante.

Essas habilidades ajudam as crianças a desenvolver o raciocínio lógico e a aprender a superar desafios, enquanto se familiarizam com conceitos matemáticos de forma divertida. 

Veja algumas dicas de numeracia na educação infantil.

0 a 3 anos

Nessa fase, as crianças desenvolvem habilidades como noção espacial e raciocínio lógico. Jogos de encaixar, blocos de montar, brincadeiras de faz de conta e atividades como murais com as características dos alunos (idade, tamanho, peso, etc.) são as mais indicadas.

4 a 5 anos

Nessa idade, as crianças começam a aprender os números e conceitos como forma e medida. Também começam a desenvolver habilidades como a capacidade de resolver problemas usando conceitos e estratégias matemáticas.

Brincadeiras com contagem oral, músicas e histórias que falam de números, são dicas de atividades para essa fase.

Além disso, atividades que estimulam a percepção de noções como peso e medida

são indicadas. Brincadeiras como medir o tamanho dos alunos e culinária (quente/frio, cheio/vazio) ajudam a desenvolver esse conceitos.

Para ajudar as crianças a identificar formas e contornos dos objetos, a dica é usar diferentes materiais com formas e texturas variadas para fazer desenhos e brincar de modelar com massinha ou argila. 

Dicas de numeracia em casa

Os pais também podem ajudar seus filhos pequenos a desenvolver habilidades matemáticas. Brincadeiras e jogos podem ser feitos em casa, de forma lúdica e divertida, como na educação infantil.

Música

Cante músicas que rimam ou que fale sobre números. As músicas reforçam os padrões (uma habilidade matemática) e é uma maneira divertida de desenvolver a linguagem e habilidades sociais, como a cooperação.

Contar e classificar

Reúna uma cesta com pequenos brinquedos, conchas, pedrinhas ou botões, conte-os com seu filho e os classifique pelo tamanho, cor ou outra característica que tenham em comum.

Qual o tamanho?

Observem os tamanhos dos objetos ao seu redor: “aquele prédio branco é maior que o amarelo, aquela árvore é a menor do jardim”, etc. Instigue seu filho a pensar sobre seu próprio tamanho em relação a outros objetos, com perguntas: “Você cabe embaixo da mesa? E embaixo da cadeira?”.

Culinária

As crianças pequenas podem ajudar a encher, mexer e despejar ingredientes quando você estiver cozinhando. Por meio dessa atividade, elas aprendem a contar, medir, somar e fazer estimativas.

Se você gostou das nossas dicas de numeracia na educação infantil, compartilhe este artigo em suas redes e ajude outras pessoas!

Referências:

ALFABETIZAÇÃO E NUMERANCIA NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL Ana Carla Dias de Farias.

GONÇALVES, Heitor Antônio. O CONCEITO DE NUMERANCIA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES.

Você também pode se interessar...

6 respostas em “Dicas de numeracia na Educação Infantil”

Que material riquíssimo para motivar os pais a trabalharem com nossas criancinhas nessas essas aulas remotas.
muito válido a intenção!

Olá Vera,
No momento, as vagas estão esgotadas, mas você pode entrar na lista de espera e ser uma das primeiras a garantir o seu Numera&Cia, quando surgir uma nova turma, basta clicar aqui: https://lp.neurosaber.com.br/lista-de-espera-numeracia/.
Conheça nossos Cursos, NeuroPalestras e Programas disponíveis, basta clicar no link : Aqui está o link com nossos cursos/programas para adquiri.
https://institutoneurosaber.com.br/cursos/.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *