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Interdisciplinaridade no desenvolvimento psicomotor

No desenvolvimento psicomotor, a interdisciplinaridade pode ser uma abordagem muito eficaz para as crianças atípicas. 

Entender o desenvolvimento de uma criança com TEA, tende a ser complexo e de certa  forma desafiador. Vamos entender mais sobre o assunto?

O que é um tratamento interdisciplinar?

Antes de mais nada, a interdisciplinaridade é a integração de duas ou mais áreas, ou seja, um trabalho em equipe.

Portanto, profissionais de diferentes áreas podem combinar suas habilidades e conhecimentos para criar um ambiente de aprendizado diversificado e estimulante, que aborda as necessidades específicas de cada criança.

Essa junção de áreas pode ser vista no esquema a seguir:

equipe-interdiciplinar-TEA Interdisciplinaridade no desenvolvimento psicomotor
Interdisciplinaridade no desenvolvimento psicomotor

Só para ilustrar, um fisioterapeuta pode trabalhar com a criança para melhorar a força e a coordenação.

Como também, um terapeuta ocupacional pode ajudá-la a desenvolver habilidades motoras finas e a adaptar-se a novas tarefas.

Nesse sentido, o psicólogo também pode ajudar a criança a lidar com a ansiedade ou a falta de confiança.

Principais benefícios de um tratamento interdisciplinar no desenvolvimento psicomotor:

Essa abordagem interdisciplinar pode oferecer uma ampla gama de benefícios para o desenvolvimento psicomotor de crianças atípicas, incluindo:

  • Abordagem mais completa: ao combinar diferentes habilidades e conhecimentos, a equipe pode criar um programa de aprendizado mais completo e abrangente, que aborda várias áreas do desenvolvimento psicomotor da criança.
  • Adaptação personalizada: cada criança é única, com necessidades e desafios individuais. Ao trabalhar em equipe, os profissionais podem adaptar o ambiente de aprendizado e as atividades para atender às necessidades específicas de cada criança.
  • Maior motivação: uma abordagem interdisciplinar pode ajudar a aumentar a motivação da criança, oferecendo uma ampla gama de atividades e desafios. Isso pode ajudá-la a se sentir mais engajada e envolvida em seu próprio processo de aprendizado.
  • Maior progresso: trabalhando em conjunto, os profissionais podem criar um plano de aprendizado que seja mais eficaz na promoção do desenvolvimento psicomotor da criança. Isso pode levar a um maior progresso e sucesso na aquisição de novas habilidades e capacidades.

No geral, a abordagem interdisciplinar pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento psicomotor de crianças atípicas. 

Ao trabalhar juntos, os profissionais podem criar um ambiente de aprendizado diversificado e estimulante que aborda as necessidades específicas de cada criança e ajuda-a a atingir todo o seu potencial.

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Enquanto o evento não começa, assista ao vídeo: 


Referências:

Mélo, T. e col. “Characterization of neuropsychomotor and language development of children receiving care from groups at an extended Family Health Care Center: an interprofessional approach”, Revista CEFAC, January 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341887959_Characterization_of_neuropsychomotor_and_language_development_of_children_receiving_care_from_groups_at_an_extended_Family_Health_Care_Center_an_interprofessional_approach. Acesso em 11/04/2023

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1 resposta em “Interdisciplinaridade no desenvolvimento psicomotor”

[…] Avaliação de resoluções específicas de problemas de aprendizagem e de determinados comportamentos: isso significa intervir onde é necessário. Se o aluno possui dificuldades motoras é necessário que se realizem atividades visando o desenvolvimento da coordenação motora; crianças que são agressivas ou com algum tipo de hipersensibilidade devem ter suas dificuldades comportamentais trabalhadas. Essas intervenções são feitas com o apoio de uma equipe interdisciplinar. […]

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