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Psicomotricidade e inclusão escolar: estratégias para promover a socialização de crianças atípicas.

A educação inclusiva é um processo possível quando desenvolvido de forma correta, e por isso a psicomotricidade e a inclusão se complementam.

Quando falamos de psicomotricidade, estamos falando de uma ciência que trabalha não só o desenvolvimento motor, mas afetivo, cognitivo e social do indivíduo.

Se você quer saber mais sobre como a psicomotricidade pode ser utilizada como uma estratégia para a inclusão escolar das crianças, continue lendo este texto.

Inclusão escolar: O que realmente é?

A inclusão escolar é um processo que visa garantir a igualdade de oportunidades educacionais para todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, sociais ou cognitivas. 

Portanto, diferentemente das crianças típicas, as crianças atípicas possuem necessidades que precisam ser atendidas para que essa inclusão aconteça.

Inclusão escolar e Psicomotricidade: Como se complementam?

A psicomotricidade é uma importante aliada da inclusão escolar, pois ajuda a desenvolver habilidades motoras, emocionais e sociais das crianças, possibilitando sua integração na escola e na sociedade.

Assim sendo, é através das atividades psicomotoras, que as crianças podem desenvolver sua autoconfiança, criatividade, cooperação e senso de responsabilidade.

Por exemplo, você pode trabalhar a psicomotricidade através de atividades sensoriais, motoras, de equilíbrio, de agilidade, de lateralidade, memória e percepção espaço-temporal, e consequentemente atuar diretamente nas áreas emocionais, psicológicas, intelectuais e sociais de cada criança.

Além disso, a psicomotricidade pode ajudar a identificar precocemente possíveis dificuldades ou desafios que as crianças possam enfrentar.

Estratégias de Psicomotricidade que você pode implementar:

Com o propósito de permitir que os professores e os profissionais de saúde possam intervir de forma eficaz e proporcionar o suporte necessário para o desenvolvimento das crianças, a psicomotricidade é muito importante para promover a socialização delas.

Existem algumas estratégias que podem ser usadas pelos professores para incluir essas crianças na sala de aula:

  1. Atividades em grupo que estimulem o movimento do corpo, como jogos cooperativos e brincadeiras de roda. 

Isso ajuda as crianças a se conectarem e a desenvolverem habilidades sociais importantes.

  1. Materiais que estimulem a criatividade e a interação entre os alunos, como massinha de modelar e quebra-cabeças. 

Isso ajuda as crianças a trabalharem juntas, desenvolverem habilidades e se divertirem enquanto aprendem.

  1. Adaptações de atividades conforme as necessidades de cada aluno, como o uso de materiais adaptados e a criação de atividades que permitam diferentes níveis de participação. 

Serve para garantir que todas as crianças possam participar e se sentir incluídas.

  1. Treinamento para os professores sobre inclusão e psicomotricidade, para poderem estar preparados para lidar com as necessidades de cada criança e ajudá-las a se desenvolverem da melhor forma possível.

Em suma, com essas estratégias de psicomotricidade e inclusão, é possível promover a socialização de crianças atípicas e garantir que elas se sintam acolhidas e valorizadas dentro da escola.

Visto que isso é essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional dessas crianças e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre inclusão escolar? Assista ao vídeo:


Referências:

Campelo, Felipe Mike Dantas. A estimulação psicomotora como fator de inclusão e socialização de escolares com o transtorno do espectro autista. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44118 . Acesso em 12/04/2023

BRAGANÇA, Elaine de Lima. A Psicomotricidade como instrumento de inclusão. Revista Educação Pública, v. 21, nº 28, 27 de julho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/28/a-psicomotricidade-como-instrumento-de-inclusao. Acesso em: 12/04/2023

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7 respostas em “Psicomotricidade e inclusão escolar: estratégias para promover a socialização de crianças atípicas.”

Não estou preparada, porque no curso de graduação e pós-graduação, não ensina como desenvolver a leitura e escrita com crianças atípicas!

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