Voltar

Praxia fina: 7 brincadeiras que estimulam essa habilidade

Na educação infantil, a estimulação da praxia fina é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos músculos do nosso corpo. Essas habilidades se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos. 

As crianças desenvolvem habilidades motoras em ritmos diferentes. Porém, quando não são devidamente estimuladas, podem ter dificuldades em algumas atividades. Entre elas estão:

  • Pegar o lápis para escrever
  • Mover objetos com a ponta dos dedos
  • Usar tesouras
  • Amarrar sapatos
  • Dentre outras.

Por que estimular a praxia fina é importante?

A coordenação motora fina – ou praxia fina – trabalha com os pequenos movimentos das mãos. Ela desenvolve a capacidade de pegar objetos, por exemplo. 

Assim, é fundamental trabalhar com atividades de praxia fina em crianças pequenas. Afinal, ela auxilia futuramente no aprendizado da linguagem escrita. Alguns exemplos de movimentos importantes para serem apresentados nessa fase são os movimentos de pinça, de dobraduras e de colocar botões. 

Ao usarmos a coordenação motora fina, trabalhamos também com atividades que estimulam a coordenação olho-mão, noção de espaço, atenção, dentre outras. Esta é uma das principais atividades realizadas na primeira infância. Ela vai do nascimento até os 6 anos de idade.

Atividades para estimular a praxia fina

Existem infinitas possibilidades de como estimular essa habilidade nas crianças. Dessa forma, nesse artigo, separamos algumas ideias para te ajudar! 

  1. Tesoura

Fazer recortes com tesoura estimula as habilidades da mão usando o polegar, o dedo médio e o indicador. Para essa atividade, você pode imprimir desenhos ou até mesmo desenhar diferentes formas em uma folha sulfite. Em seguida, entregue a folha para a criança e peça para que ela recorte as formas e desenhos. 

É importante estar perto para auxiliar caso a criança precise de ajuda, tomando cuidado o tempo todo com a tesoura. Lembre-se: use sempre tesoura sem ponta!

  1. Pintura

A pintura ajuda a fortalecer a coordenação motora fina, de modo geral. A pintura a dedo é uma opção super bacana que dá às crianças a oportunidade de usar as mãos e se divertir muito. 

Pintar ajuda a aprender a segurar um pincel e a ter maior controle dos movimentos dos dedos, usando-os como uma ferramenta. Por fim, existem várias formas diferentes de brincar com pintura. Use a imaginação!

  1. Canudo + barbante 

Essa é uma atividade simples que estimula a praxia fina. Para isso, você vai precisar de: canudos de papel, fita adesiva e barbante. 

Primeiro: cole ao menos 2 canudos um no outro. Em seguida, passe fita adesiva nas duas pontas do barbante. (É importante que o comprimento dele seja maior que o dos canudos!). Por fim, entregue para a criança os dois, estimulando-a a passar o barbante pelo canudo. 

  1. Brincando com esponjas

Para essa atividade você vai precisar de: uma esponja nova e limpa, um pouco de água e duas tigelas. Encha uma tigela com água e deixe a outra vazia. Seu filho pode molhar a esponja na água e, em seguida, espremê-la na outra tigela.

É um jogo simples que pode ser feito na hora do banho, por exemplo, e ajuda a fortalecer mãos e antebraços. 

  1. Pinças

Uma das habilidades essenciais da praxia fina é o movimento de pinça. Você pode separar pedaços de papel ou algodões pequenos. Instrua a criança a pegá-los com a pinça e transferir para um pote vazio. 

  1. Quebra-cabeças

Jogar quebra-cabeças simples, com peças grandes, é uma ótima maneira de estimular as habilidades motoras finas das crianças. 

  1. Separando as cores

Em uma tigela, coloque bolinhas de várias cores misturadas. Em seguida, peça para a criança separar todas as cores das bolinhas. 

Você pode ajudá-la e participar da brincadeira para ficar mais divertido!

Referência:

ANDRADE, Ana Sthephane; BARBOSA, Carla Caroline. A importância do estímulo ao desenvolvimento da coordenação motora global e fina. Universidade Estadual de Goiás, v. 13, 2017.

Você também pode se interessar...

4 respostas em “Praxia fina: 7 brincadeiras que estimulam essa habilidade”

Olá, Nêuda

Ficamos felizes que tenha gostado, continue nos acompanhando pra ver mais conteúdos úteis e didáticos 🤗

Um NeuroAbraço!

Webster – Equipe NeuroSaber 💙

Olá Lindalva, tudo bem?

Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *