Voltar

Quais as principais brincadeiras para estimular o desenvolvimento dos alunos?

Os brincar na educação infantil é fundamental para o processo de aprendizagem. Veja, neste artigo, brincadeiras para estimular o desenvolvimento dos alunos.

Os jogos e brincadeiras são, por si só, situações de aprendizagem. Através do brincar a criança aprende regras e estimula sua imaginação e criatividade — processos fundamentais para o seu desenvolvimento e interação social.

Dessa forma, a prática de jogos na educação infantil contribui para a aprendizagem dos alunos, à medida que favorece a interação e o desenvolvimento das capacidades afetivas, cognitivas e sociais.

Neste artigo, vamos dar dicas de brincadeiras para estimular o desenvolvimento dos alunos. Confira!

O brincar na infância

O brincar faz parte do universo das crianças. É através dele que as crianças lidam com seus limites e constroem suas aprendizagens. Os jogos e brincadeiras são atividades prazerosas que auxiliam os alunos a pensar, criar, imaginar e se relacionar com o outro.

A aprendizagem acontece no brincar. A brincadeira na educação infantil é sistematizada e mediada pelo professor promovendo novas aprendizagens. Por isso, devem fazer parte do cotidiano na escola.

Através dos jogos e brincadeiras as crianças desenvolvem o raciocínio lógico, a coordenação, cooperação, dentre outras habilidades. Além disso, aprendem a respeitar regras, discutir e transformar o ambiente ao seu redor.

A brincadeira na educação infantil

O brincar tem uma função lúdica e educativa e ensina a criança a conhecer o mundo. Através no jogo na educação infantil, a criança aprende a simbolizar, processo fundamental para o seu desenvolvimento e aprendizagem.

A brincadeira ajuda a criança a ampliar seus conhecimentos de mundo e sua habilidade de interagir com os demais. Dessa forma, o brincar é fundamental no cotidiano escolar, pois é através dele que os alunos desenvolvem suas aprendizagens.

Os jogos e brincadeiras na educação infantil possibilitam que os alunos se expressem através de atividades dirigidas que contribuem com o desenvolvimento de suas capacidades motoras, cognitivas e sociais.

Dessa forma, os professores devem estimular o uso de jogos e brincadeiras que favoreçam a interação das crianças, a criatividade e o movimento corporal.

Brincadeiras para estimular o desenvolvimento dos alunos

Antes de falarmos sobre as brincadeiras que estimulam o desenvolvimento dos alunos, é importante pontuar que a escola deve oferecer infraestrutura adequada para tal. 

Confira algumas atividades lúdicas que podem ser aliadas às atividades propostas na educação infantil, a fim de proporcionar uma aprendizagem prazerosa:

  • jogo da memória;
  • dança das cadeiras;
  • quebra-cabeças;
  • telefone sem fio;
  • jogos com bola;
  • amarelinha;
  • pula corda, entre outros.

Essas brincadeiras proporcionam satisfação e uma interação livre e espontânea entre os alunos. Essa interação é fundamental para a aprendizagem na educação infantil.

Brincando, os alunos aprendem a expressar seus sentimentos, conhecer seus limites, tomar decisões, entre outras habilidades. Através da brincadeira, as crianças expressam sua individualidade, exploram o mundo ao seu redor, usam o corpo e os sentidos, realizam movimentos e exercitam a imaginação.

Nesse sentido, as brincadeiras se tornam um meio para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos na educação infantil. É muito importante que os professores propiciem esses momentos diariamente para seus alunos.

Os jogos e brincadeiras podem ser inseridos em sala de aula de acordo com os conteúdos trabalhados. Dessa forma, as crianças sentem-se estimuladas e motivadas para a aprendizagem.

Através das atividades lúdicas as crianças desenvolvem raciocínio lógico, percepção visual, auditiva, tátil, entre outras habilidades essenciais para a aprendizagem. No entanto, é muito importante que elas também brinquem por brincar, sem que as brincadeiras estejam atreladas a outras aprendizagens.

Fora de sala de aula, os professores podem propor brincadeiras no pátio e no ginásio da escola, como: brincadeiras com corda, bola, bambolês, pés de lata, entre outras. Usar músicas também é algo que elas gostam muito. 

Outras brincadeiras para estimular o desenvolvimento dos alunos:

  • recontar histórias;
  • dramatizações;
  • desenhos;
  • passa anel, etc.

O mais importante é entender que os jogos e brincadeiras proporcionam às crianças não só momentos de prazer, mas de aprendizado. Além disso, contribuem para o desenvolvimento global do aluno, preparando-o para a vida social e favorecendo a criação de laços sociais.

Conhece mais dicas de brincadeiras para estimular o desenvolvimento dos alunos? Deixe nos comentários e contribua com a discussão!

Referências:

CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte  e  VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2007, vol.7, n.1 [citado  2020-09-16], pp. 0-0 .

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/jogos-brincadeiras-na-construcao-das-aprendizagens-crianca.htm

Você também pode se interessar...

5 respostas em “Quais as principais brincadeiras para estimular o desenvolvimento dos alunos?”

A importância do brincar e fundamental para as crianças, mas perceber-se atualmente que as crianças ficam muito tempo presa ao celular,não estão sendo estimuladas a outras atividades necessárias para o seu desenvolvimento.

MUITO BOM O ALUNO FAZER AS ATIVIDADES ENVOLVENDO A PARTE LÚDICA MUITO IMPORTANTE PARA SEU DESENVOLVIMENTO COMO UM TODO PARABÉNS NOTA MIL PELO ASSUNTO.

MUITO INTERESSANTE ESSE ASSUNTO QUANDO FALA SOBRE A BRINCADEIRA PORQUE DEVE ESTAR SEMPRE NO NOSSO COTIDIANO DURANTE NOSSA AULA E SEMPRE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *