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Qual a diferença entre o autismo não-verbal e TANV?

Embora possam envolver sintomas e terapias semelhantes, diagnósticos como Transtorno de Aprendizagem Não-verbal (TANV) e autismo são condições diferentes. 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) possui uma grande variedade de sintomas que às vezes podem passar por cima de sinais de outros transtornos do neurodesenvolvimento e transtornos de aprendizagem.

A maioria das crianças que atendem aos critérios para o TEA também atendem aos critérios para TANV, mas o oposto não parece ser verdade. Continue lendo para entender a diferença entre os dois!

O que é Transtorno de Aprendizagem Não-Verbal?

Crianças com TANV não têm problemas para decodificar a linguagem, ler ou aprender informações. 

Os problemas que essas crianças têm envolvem todos os outros tipos de aprendizagem, principalmente com as coisas que envolvem a compreensão de informações – relacionamentos, conceitos, ideias, padrões.

Esses déficits podem afetar a capacidade de uma criança de fazer uma variedade de coisas. Coordenação física, interação social, resolução de problemas, organização de pensamentos, planejamento – todas essas coisas podem ser desafiadoras. 

Essas habilidades parecem muito diferentes, mas o que elas têm em comum é que cada uma requer a capacidade de reconhecer padrões ou conceitos e então aplicá-los a novas situações.

As cinco áreas do Transtorno de Aprendizagem Não-Verbal

Existem cinco áreas em que as crianças com TANV apresentam prejuízos. Mas nem todas as crianças com o mesmo diagnóstico apresentam deficiências em todas as áreas.

1. Noção visual e espacial

Muitas crianças com o transtorno têm dificuldade em entender as imagens visuais. Por exemplo, quando pedimos para que elas copiem a forma de um cubo, elas reproduzem o desenho com grandes deformações.

Isso acontece porque a criança não entende as formas que compõem o cubo e a relação entre elas, e por isso, não conseguem copiá-lo. 

Elas também têm dificuldade em avaliar as informações viso-espaciais. O que significa que existe uma dificuldade maior em compreender as relações entre as coisas que veem e ter uma noção clara de onde estão.

Essa condição pode torná-los fisicamente desajeitados ou “desastrados”.

2. Compreensão de ordem superior

Compreensão de ordem superior é a capacidade de identificar a ideia principal em algo, os detalhes que sustentam a ideia principal e as relações entre eles.

Isso afeta a capacidade das crianças de compreender a leitura e escrever ou contar uma história de forma eficaz.

3. Comunicação Social

A maioria das crianças com distúrbios de aprendizagem não-verbal tem problemas para ler as emoções nas expressões faciais e na linguagem corporal de outras pessoas, então muitas vezes não sabem o que está acontecendo durante uma conversa, por exemplo. 

Eles perdem os padrões sociais que outras crianças pegam automaticamente, então não sabem qual é o comportamento apropriado em uma determinada situação.

As dificuldades com a comunicação social são uma das razões pelas quais as crianças com TANV geralmente se concentram – às vezes obsessivamente – na tecnologia.

4. Conceitos matemáticos

Muitas crianças com TANV são muito boas no aprendizado mecânico e são capazes de se sair bem em matemática simplesmente memorizando dados. 

Mas, à medida que envelhecem, lutam para resolver problemas matemáticos mais avançados, baseados no reconhecimento de conceitos e padrões.

Até com problemas que eles já viram antes, eles podem ter dificuldade em reconhecer se for abordado de forma diferente ou modificada.

5. Funções Executivas

Funções executivas são um conjunto de habilidades que usamos para organizar nosso pensamento, planejar e executar ações e descobrir como resolver problemas. 

A maioria das crianças com TANV tem deficiências nessas funções de organização e planejamento. Por exemplo, eles têm dificuldade para dividir um projeto em partes menores, ou conceber etapas que precisam ser executadas para fazer algo.

Pessoas com distúrbios de aprendizagem não-verbal podem ter fortes habilidades verbais, como ler ou escrever, mas apresentam problemas com o pensamento abstrato. 

Eles normalmente têm inteligência média ou acima da média e podem se destacar na sala de aula, mas têm dificuldade com habilidades sociais e interação social. 

Como no autismo, os sintomas geralmente mudam ou se tornam mais perceptíveis à medida que as crianças crescem. Ainda na infância, crianças com TANV podem parecer inteligentes e precoces porque têm boas habilidades verbais.

Embora esses problemas possam afetar seu aprendizado, eles normalmente não precisam de suporte adicional em sala de aula, como no caso de alguém com autismo. 

Os professores podem achar mais difícil detectar sinais de TANV e podem ver os alunos como desatentos ou desafiadores, apesar de seu “potencial acadêmico”.

Qual a diferença entre autismo não-verbal e o TANV?

Embora os sintomas do transtorno de aprendizagem não-verbal e os transtornos do espectro autista possam se sobrepor justamente por serem parecidos, há várias diferenças importantes:

  • A principal diferença é que o Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno do desenvolvimento que está associado a atrasos no aprendizado, ao invés de dificuldades acadêmicas.
  • Ambos os transtornos estão associados a problemas com habilidades motoras, mas é explicado no TANV pela organização viso-espacial, enquanto no autismo está associado a dificuldades de processamento sensorial.
  • Enquanto os adolescentes com autismo tendem a ser aprendizes visuais, os adolescentes com TANV aprendem melhor ouvindo informações.
  • Adolescentes com Transtornos de Aprendizagem Não-verbal geralmente têm níveis mais altos de inteligência social, mas lutam contra a ansiedade social e se sentem diferentes dos outros.

Diferenças entre Diagnósticos

Crianças com TANV podem apresentar outros diagnósticos – geralmente autismo ou TDAH. Mas, embora esses diagnósticos listem seus sintomas ou comportamentos, eles não os explicam totalmente.

Por exemplo, se uma criança é desorganizada e desatenta, é provável que ela seja diagnosticada com TDAH. Mas ela pode ser desorganizada e desatenta porque não entende o que está sendo discutido, o que lê ou o problema que foi solicitado a resolver. 

É aí que entra o TANV. 

Da mesma forma, uma criança com diagnóstico de autismo será descrita como tendo déficits sociais e de comunicação. Esses comportamentos também podem refletir o TANV – não ser capaz de reconhecer padrões na expressão facial, linguagem corporal e outras.

Mas esses diagnósticos não identificam três áreas importantes onde elas estão tendo dificuldades: compreensão de ordem superior, conceitos matemáticos e relações visuais e espaciais. 

Perceber a presença destes sinais ao longo do desenvolvimento da criança é essencial.

Isso porque, o quanto antes temos o diagnóstico e iniciamos com as terapias, mais cedo elas terão acesso à ajuda que fortalece e compensa seus déficits nessas áreas essenciais para seu desenvolvimento. 

E aí, quer aprender mais sobre Transtornos de Aprendizagem? Então preste atenção nesse vídeo aqui do Dr. Clay Brites com a Luciana Brites sobre o assunto! 

Referências: Miller, C., n.d. What is Non-Verbal Learning Disorder?. [online] Child Mind Institute. Disponível em: <https://childmind.org/article/what-is-non-verbal-learning-disorder/> [Acesso em 9 agosto 2021].

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3 respostas em “Qual a diferença entre o autismo não-verbal e TANV?”

Olá, tenho um filho de 10 anos que foi diagnosticado como tendo o TANV. Como posso ajudá-lo a melhorar nos estudos e a sociabilização? Ele se dá muito melhor com crianças menores do que ele em idade, sendo bastante imaturo.

Olá Emerson, tudo bem?

Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Nos dias 08, 09 e 10 de maio teremos a Jornada da Alfabetização, para participar da é só clicar no link https://proleia.com/jornada-da-alfabetizacao-2-0/, lá você receberá muitas dicas que irão te auxiliar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

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