Voltar

Sinais precoces de problemas na Alfabetização

A maioria dos alunos fará as primeiras atividades de leitura – reconhecer letras, aprender os sons das letras – com muita facilidade.. Eles aprendem rapidamente com a interação dos pais, atividades em sala de aula e até mesmo assistindo a programas educacionais na televisão. Mas muitas crianças têm dificuldade e é importante identificar as dificuldades de aprendizagem desde o início, para que os alunos tenham o apoio de que precisam.

Algumas crianças com dificuldades iniciais de alfabetização alcançam seus colegas. Mas algumas crianças que progridem lentamente na fase inicial precisam de ajuda extra. Se tiverem dificuldades na pré-escola e nos primeiros anos de escola , podem sofrer atrasos no desenvolvimento da alfabetização a longo prazo.

Saiba mais sobre os sinais precoces de problemas na alfabetização neste artigo. 

Sinais de dificuldades de alfabetização na infância

O desenvolvimento da linguagem ocorre na mesma ordem que na maioria das crianças, mas as habilidades podem se desenvolver em diferentes idades ou épocas. Por exemplo, muitas crianças que estão atrasadas para começar a falar se recuperam aos 3-4 anos de idade.

Isso significa que não podemos dizer que problemas iniciais com as palavras e com a linguagem são sinais de problemas de alfabetização precoce.

Mas, quando as crianças atingem determinada idade, alguns problemas podem ser sinais de dificuldades de alfabetização .

Seu filho pode estar tendo dificuldades de alfabetização precoce se ele possui: 

Dificuldade com o reconhecimento de letras.

A maioria das crianças começa a aprender as letras entre os quatro e os cinco anos. A percepção e o reconhecimento de letras nesta idade são um bom indicador de que a criança terá sucesso na leitura precoce. Em contraste, uma criança de três ou quatro anos que luta para aprender os nomes das letras maiúsculas e minúsculas é um indicador de que essa criança pode ter dificuldades para desenvolver as primeiras habilidades de leitura.

Dificuldade em conectar as letras com seus sons. Dificuldade em rimar e / ou brincar com sons e palavras.

A maioria das crianças na pré-escola consegue rimar e se envolver com atividades de consciência fonêmica, mas algumas crianças parecem não ter consciência intuitiva sobre como os sons podem ser manipulados.

Por exemplo, peça a uma criança de cinco anos que diga a palavra “gato” em voz alta e, em seguida, peça à criança que diga a palavra sem o som “g” (pronuncie o som “c” para a criança). A capacidade da criança de realizar essa tarefa – e dizer corretamente “ato” – é um bom fator de sucesso na leitura precoce, pois mostra facilidade com a consciência fonêmica. 

Resistência à leitura

Às vezes, uma criança fará tudo o que puder para evitar a leitura ou atividades relacionadas à leitura. A criança entende intuitivamente, ‘Isso não está vindo facilmente para mim’ e torna-se mais evasiva como resultado.

Predisposição dos pais

Outro fator de dificuldades de leitura no início é se os pais também tiveram dificuldades com a leitura quando eram jovens.

Então, se você tem um histórico de dificuldade de leitura pelos pais e uma criança que não rima de verdade, não percebe os nomes das letras ou os sons das letras, logo no início você tem uma boa indicação de que a criança vai enfrentar dificuldades com a leitura desenvolvimento na primeira série, quando as atividades de leitura formal são introduzidas. 

Como auxiliar crianças com dificuldades de alfabetização

Se a criança está tendo problemas de alfabetização, é importante continuar dando a ela oportunidades de experimentar a linguagem e a escrita em todas as suas formas. Isso ajudará a preparar seu filho para as tarefas de leitura e escrita na escola.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

  • incentive a leitura, a escrita e o desenho. Mesmo que a criança continue errando, dê livros, gibis e revistas e lembre-se que é mais fácil ela se interessar pela leitura se tiver algo que ela goste. 
  • Sempre que puder, leia junto com seu filho. Faça revezamento na leitura e se seu filho apresentar dificuldades, ajude-o a superar a frustração. 
  • Faça lista de compras ou escreva bilhetes junto com seu filho, use todas as oportunidades que conseguir para escrever. Isso mostra o quanto é útil no nosso dia a dia a escrita.
  • Faça da escrita algo divertido. Incentive seu filho a escrever cartões para os amigos e familiares. 
  • Visite sua biblioteca local – a inscrição e o empréstimo são gratuitos normalmente são gratuitos.

Assim que seu filho iniciar na escola, sempre acompanhe com o professor o progresso que ele está tendo em sala de aula. Caso seja necessário, você poderá trabalhar com o professor uma forma de apoio para o seu filho. 

Quanto antes ocorrer a intervenção para ajudar a criança, mais chances de melhora no progresso dela a longo prazo. E busque ajuda de especialistas, caso desconfie que o atraso na alfabetização pode ser algum tipo de transtorno, o diagnóstico precoce é sempre importante. 

Se restou alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários.

Referências

Catts, H.W., Nielsen, D.C., Bridges, M.S., Liu, Y.S., & Bontempo, D.E. (2015). Early identification of reading disabilities within an RTI framework. Journal of Learning Disabilities, 48(3), 281-297. doi: 10.1177/0022219413498115.

VIANA, Rosineide Oliveira; VIANA JUNIOR, Carlos Alberto da Cruz. Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 2, Vol. 16. pp.235-251, Março de 2017. ISSN:2448-0959

Você também pode se interessar...

6 respostas em “Sinais precoces de problemas na Alfabetização”

Sou professora auxiliar com crianças especiais inclusão este ano estou com um aluno ele não é alfabetizado ainda não sei como auxiliar, ele tem pouca concentracao aula ônibus ligar e muito difícil.

Olá Nelcilene,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
TELEGRAM NEUROSABER https://t.me/joinchat/Rie71UDhpRQwZTBh
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/

Bom dia
Estou sempre acompanhado vcs.
Tenho uma aluna no reforço escolar que não consegue fazer a leitura das palavras complexas, ela já tem 8 anos e teve que voltar para o primeiro ano.
Quais as técnicas que posso usar para que ela destrave e inicie esse processo de leitura?
Obrigada

Tenho procurado ler tudo a respeito, gosto demais das publicações!! Sou professora da rede pública e estou com um aluno que não consigo chegar nele… Sei que o sistema o abandonará e por isso, estou tentando tudo que posso. Os artigos me ajudam bastante. Também fiz o curso de CF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *