Voltar

Tarefas domésticas que uma criança com TEA pode realizar

 As tarefas domésticas podem ser difíceis para qualquer criança, e uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo não é diferente.

Quando se trata de crianças com autismo fazendo tarefas domésticas e ajudando em casa, se essas tarefas forem bem escolhidas podem ser divertidas e se tornar uma ótima maneira de ensinar independência. 

Ter autismo não significa que fazer tarefas domésticas está fora de questão. Muito pelo contrário, na verdade. Não podemos subestimar a disposição de uma criança com autismo para ajudar em casa. Continue lendo esse artigo. 

A importância da independência

Não só para crianças com autismo, a independência é importante para todas as crianças. Isso porque quando educamos as crianças, o objetivo maior é tornar elas adultos independentes. 

Por isso ensinar que elas conseguem se cuidar sozinhas é muito importante. Certamente precisamos ter em mente que nem todas as crianças com autismo irão conseguir fazer todas as tarefas, ou até mesmo serem independentes e isso vai depender dos tipos de autismo

Dicas para motivar as crianças a fazerem as tarefas domésticas

Enquadre as tarefas como uma oportunidade exclusiva 

Muitas atividades são geralmente consideradas ruins para crianças por causa de sua idade, especialmente quando os adultos usam uma linguagem como “talvez quando você for mais velho”. 

Reformular a tarefa como uma oportunidade empolgante para as crianças começarem a fazer atividades para adultos pode torná-la mais atraente.

Seja claro sobre as expectativas

Certifique-se de que as crianças saibam como deve ser uma tarefa concluída antes de começar.

Crie uma programação 

Usar recursos visuais ou uma lista de verificação para tarefas que precisam ser feitas a cada semana pode permitir que as crianças controlem seu próprio ritmo e progridem a cada dia. Uma programação evita empilhar muitas tarefas ao mesmo tempo.

Envolva as crianças no processo de tomada de decisão

Pessoas de todas as idades respondem positivamente ao ter arbítrio sobre suas vidas. Dar às crianças a escolha de qual tarefa fazer primeiro pode manter a motivação.

Certifique-se de que toda a família participe

Enfatizar a contribuição coletiva é fundamental para a cooperação em todas as frentes. Por exemplo, ao dobrar roupas, certifique-se de que é um esforço de equipe, em vez de cada pessoa cuidar apenas de suas próprias roupas. 

Dessa forma, as crianças entendem que as tarefas domésticas são para o benefício de todos, não apenas para eles próprios.

Trabalhe gradualmente em direção à independência

Uma criança pode precisar de muita orientação na primeira vez que concluir uma tarefa. Com a prática repetida, eles podem trabalhar para fazer o trabalho por conta própria ou com supervisão mínima.

Dê feedback positivo

Diga às crianças quando estão fazendo algo certo. Se estiver supervisionando-os enquanto realizam a tarefa, indique o que estão fazendo bem ao longo do caminho. Se eles cometerem um erro, demonstre a maneira correta de concluir uma tarefa.

Crie um sistema de recompensas

A sensação de realização e produtividade costuma ser uma recompensa suficiente para os adultos quando terminam de separar toda a roupa. 

As crianças podem responder a recompensas mais tangíveis, como ter tempo extra na tela ou brincadeiras ou até mesmo escolher sua próxima tarefa para o dia seguinte.

Atividades que as crianças autistas podem ajudar em casa 

Dedicar um tempo para mostrar às crianças com autismo como ajudar nas tarefas domésticas, as ajudará a manter seu espaço de vida de forma independente e eficaz, enquanto aprendem habilidades de liderança como delegar, seguir instruções e participar do trabalho em equipe.

Essas são algumas pequenas tarefas que se pode ensinar às crianças com TEA, e que não requer grandes habilidades.

  • Arrumar a cama
  • Dobrar roupas
  • Aspirar ou varrer pisos
  • Limpeza de janelas ou espelhos
  • Organizando um armário
  • Arrumando brinquedos 
  • Limpando pias e balcões
  • Lavar pratos
  • Varrendo calçadas e áreas ao ar livre
  • Arrancando ervas daninhas e regando plantas

As tarefas domésticas também são uma oportunidade para desenvolver o conhecimento científico das crianças sobre germes, doenças e a propagação de doenças. 

Ensinar as crianças a fazer a limpeza em casa pode complementar as aulas de biologia, química e saúde.

É possível ensinar as crianças com TEA a terem independência com pequenas coisas, não é necessário grandes mudanças ou planejamentos para isso. 

E se você quer saber mais sobre as características do TEA, assista esse vídeo com o Dr. Clay. 

Referência

Autism Awareness Centre Inc. 7 Household Chores for a Child with ASD. 2016. Disponível em <https://autismawarenesscentre.com/household-chores-share-special-needs-child-grandchild/> Acesso em 11 out. 2021. 

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *