Voltar

A importância de suportes visuais para crianças com autismo

Muitas crianças com autismo têm fortes habilidades visuais, e os suportes visuais podem ajudar a tirar proveito dessas qualidades. 

Ferramentas de comunicação visual, como objetos, fotografias, símbolos de imagem, programações diárias e painéis de escolha podem fornecer o suporte necessário para melhorar muito a compreensão e a capacidade de comunicação de uma criança autista , ajudando ela a ser mais ativa, independente e participantes bem-sucedidos em suas vidas. Continue lendo para saber mais.

O que são?

Suportes visuais, estratégias visuais e dicas visuais são termos gerais para ferramentas que apresentam informações por meio de símbolos, fotografias, palavras escritas e objetos .

Um dos suportes visuais mais comuns é uma programação visual. Ou seja, programação visual pode mostrar todas as atividades em um único dia ou todas as etapas envolvidas em uma atividade específica, como comer uma refeição.

Essa abordagem é para crianças autistas, mas muitas outras crianças também podem se beneficiar de suportes visuais. Isso inclui crianças com atraso de desenvolvimento ou crianças que estão aprendendo outro idioma.

Apoios visuais e estratégias são usados ​​para ajudar crianças autistas a melhorar suas habilidades no processamento de informações , compreensão e uso da linguagem e compreensão e interação com seu ambiente físico e social.

Os suportes visuais podem ter muitos propósitos. Por exemplo, você pode usá-los para ajudar as crianças a saber o que está acontecendo a seguir, para sinalizar uma mudança na rotina normal ou para ajudar as crianças a realizar tarefas sem que os adultos lhes digam o que fazer.

Como os suportes visuais podem ajudar seu filho com autismo?

Os suportes visuais podem ajudar as crianças com autismo a encontrar maneiras eficazes de se comunicar usando recursos visuais em vez de informações auditivas. 

A maioria das crianças com TEA são aprendizes visuais. Os suportes visuais expandem a capacidade de uma criança com autismo de interagir com o ambiente ao seu redor. 

Eles podem dar às crianças um senso de autonomia e permitir que façam escolhas e expressem necessidades. Eles também ajudam as crianças a compreender os ritmos diários e a contribuir para suas atividades. 

Famílias que antes lutavam para entender as necessidades de seus filhos, suportavam colapsos e tentavam tranquilizar crianças ansiosas, podem encontrar algum alívio para abrir linhas de comunicação. 

Mais importante ainda, as crianças podem aprender a expressar seus desejos, ideias, personalidades e desejos de uma forma que não podiam antes.

Como usar suportes visuais de forma eficaz

Coloque os recursos visuais onde forem necessários 

Certifique-se de que sejam funcionais! Você precisa colocar os recursos visuais onde sejam facilmente acessíveis e prontos para uso. Não adianta colocá-los em uma gaveta ou pendurá-los onde a criança não possa vê-los.

Use suportes visuais para rotular 

Rotular diferentes áreas e os materiais ajudará as crianças com autismo a entenderem o que vai para onde.

Use para mostrar programações e ordem de eventos

Eles ajudam nossos pequenos a compreender e se preparar para as próximas atividades. Pense em como é importante para nós saber nossos horários e o que vem a seguir na agenda. 

Pode ser difícil para eles processarem e lembrarem a sequência das atividades diárias, então o uso de uma programação visual os ajuda ao longo do dia e pode reduzir o estresse. 

Você também pode usar programações visuais em uma atividade ou centro específico para que a criança saiba as etapas a serem concluídas nessa atividade específica.

Rotinas do dia a dia 

Os suportes visuais podem ajudar a ilustrar as etapas de rotinas familiares. Atividades como trabalhos em classe, projeto de arte ou tarefas domésticas podem precisar da ajuda extra de recursos visuais para mostrar exatamente o que fazer. 

Atividades especiais como viagens de campo e festas de classe também são um ótimo momento para usar recursos visuais.

Use suportes visuais adequados à idade 

Certifique-se de que os recursos visuais estejam no mesmo nível das habilidades cognitivas da criança e sejam adequados à idade. 

Pode não ser apropriado usar imagens de desenho animado para crianças mais velhas. Você também pode usar fotos reais como recursos visuais.

Ensine 

Você precisa ensinar as crianças o que significa. Você não pode simplesmente desligar um dispositivo visual ou mostrar uma foto a uma criança com TEA e esperar que ele saiba o que isso significa. 

Mostre as imagens à medida que executa os movimentos e modele o que deseja que ela faça. Isso requer tempo e repetição.

É importante perceber que os suportes visuais são utilizadas para ajudar as crianças com autismo  a compreender melhor. Eles ajudam elas a entender o que estamos dizendo a elas. 

Eles ajudam a compreender mais sobre o que está acontecendo em suas vidas. Os suportes visuais fornecem uma maneira de ajudar com a memória e o pensamento organizador. 

Com o uso de suportes visuais, muitos são capazes de demonstrar um comportamento mais adequado e habilidades sociais em suas situações de vida.

Para saber mais sobre autismo, assista esse vídeo com o Dr. Clay!

Referências

Hayes, G.R., Hirano, S., Marcu, G. et al. Interactive visual supports for children with autism. Pers Ubiquit Comput 14, 663–680 (2010). Disponível em <https://doi.org/10.1007/s00779-010-0294-8> Acesso em 06 OUT 2021. 

Você também pode se interessar...

1 resposta em “A importância de suportes visuais para crianças com autismo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *