Voltar

Atividades para ajudar as crianças a desenvolver habilidades de pensamento criativo

O pensamento criativo é um dos elementos importantes do desenvolvimento da primeira infância. Com atividades de imaginação e criatividade, uma criança pode aprimorar suas habilidades física, social, mental e emocionalmente. 

É um dos elementos mais significativos para o estabelecimento de auto expressão. Com a ajuda da criatividade, as crianças podem encontrar prazer em expressar suas ideias por meio de sons, cores e formas. 

A aprendizagem criativa também incentiva a resolução de problemas e habilidades de pensamento crítico. Saiba mais neste artigo!

Por que o pensamento criativo é tão importante?

A criatividade pode melhorar as habilidades cognitivas do seu cérebro. Pessoas com formação musical, por exemplo, tendem a ter ligações mais fortes entre os dois hemisférios em seu cérebro. 

Além disso, de acordo com pesquisas, o pensamento criativo pode ajudar nosso cérebro a desenvolver conexões neurais e aprender novos conceitos. 

Além disso, atividades criativas podem melhorar o humor e o bem-estar das crianças. Um estudo no Brooklyn College descobriu que desenhar ajudava as crianças a se acalmarem depois de relembrar uma memória angustiante. E quando as pessoas estão focadas em um projeto criativo, é mais provável que se sintam mais felizes e relatam que estão “prosperando”. 

Os “porquês” para ensinar as crianças a serem criativas são claros: isso leva a uma saúde emocional e cerebral mais forte. 

Maneiras de desenvolver o pensamento criativo

1. Ensine as crianças a fazer perguntas do tipo “e se”

Se você conseguir fazer com que as crianças façam perguntas sobre o mundo e como ele funciona, é mais provável que elas venham com suas próprias respostas exclusivas.

Para um exercício criativo e divertido, veja quem consegue inventar a situação mais maluca do tipo “e se”. Algumas ideias para começar:

  • E se os animais pudessem falar de repente?
  • E se realmente houvesse potes de ouro nas pontas dos arco-íris?
  • E se um dia seu professor fosse substituído por um elefante?

2. Quando ocorrerem erros, tente encontrar os aspectos positivos

As crianças podem se sentir desanimadas se não tiverem sucesso na primeira vez que tentar algo. 

Mas os erros geralmente nos ensinam mais do que o sucesso e podem encorajar sua criança a tentar soluções novas e criativas. 

Tente ajudá-lo a vê-lo sob uma luz diferente. Por exemplo, se a criança está trabalhando para aprender uma nova palavra do vocabulário, você pode tentar soletrar de acordo com a melodia de sua música favorita.

3. Aprenda sobre e incentive os interesses da criança

Quando as crianças são apaixonadas por um assunto, é mais provável que coloquem seu coração nele. 

Conheça o sonho criativo da criança e ajude ela a persegui-lo. Se elas querem aprender a desenhar, por exemplo, passe uma tarde desenhando juntos e festeje o progresso delas.

4. Faça perguntas abertas 

Fazer perguntas pode estimular a criatividade, tanto quanto levá-lo a fazer perguntas a elas mesmas. 

Fazer perguntas abertas – perguntas que exigem uma resposta maior do que “sim” ou “não” – pode ajudar as crianças a aprenderem a formar suas próprias ideias e desenvolver o pensamento criativo. 

5. Passe algum tempo fora

Da próxima vez que o tempo permitir, dê um passeio pela vizinhança para refrescar a mente das crianças e dar a eles um bom impulso cerebral. Lembre-se que crianças ativas produzem mais e melhor!

6. Incentive o tempo livre e o jogo criativo

Dê às crianças um pouco de tempo todos os dias para explorar independentemente suas próprias idéias e interesses.

Além disso, reserve um tempo para brincadeiras criativas – ou tempo livre que incentive a curiosidade ou o pensamento criativo. Oferecer um pacote de giz de cera e papel ou incentivar a brincar de faz de conta pode ser uma ótima maneira de apoiar o jogo criativo.

7. Ensine a tentar assumir riscos criativos

Se as crianças estiverem trabalhando em um projeto criativo, incentive elas a tentarem algo novo, mesmo que não tenha certeza de que funcionará. 

Elas podem, por exemplo, tentar desenhar algo mais complicado do que costumam fazer ou aprender uma nova música em um instrumento.

8. Leia juntos

Você sabia que a leitura pode aumentar a imaginação e as habilidades de resolução de problemas das crianças?  Faça uma meta de ler uma gravura ou um capítulo de livro juntos todos os dias.

Se o seu livro contiver imagens, peça para elas adivinhar do que se trata a página antes de lerem juntos. Isso pode ajudar as crianças a praticar a resolução de problemas, bem como a compreensão da leitura.

A criatividade é mais do que talento e habilidade. Ser criativo não apenas permitirá às crianças serem mais flexíveis, mas também o ajudará a se tornar melhor solucionador de problemas e pensador crítico. 

A criatividade também os torna mais capazes em termos de adaptação ao avanço tecnológico e oferece a eles muitas novas oportunidades. Assim, torne as crianças livres e deixe elas explorarem seus níveis de criatividade.

E se você quer mais ideias de atividades, assista esse vídeo com a Lu!

Referência

DAVIS, Gary A. Objectives and activities for teaching creative thinking. Creativity and giftedness, v. 10, n. 2, p. 97-106, 2004.DAVIS, Gary A. Objectives and activities for teaching creative thinking. Creativity and giftedness, v. 10, n. 2, p. 97-106, 2004. Disponível em <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=4bRyAwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA97&dq=Activities+to+Help+Children+Develop+Creative+Thinking+Skills&ots=yzCqoWeVdS&sig=iwbogL7rgjfO449QuzslTbbjiD0#v=onepage&q=Activities%20to%20Help%20Children%20Develop%20Creative%20Thinking%20Skills&f=false> Acesso em 06 OUT 2021.

Você também pode se interessar...

1 resposta em “Atividades para ajudar as crianças a desenvolver habilidades de pensamento criativo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *