Voltar

TDC — Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação ou disgrafia?

O TDC — Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação — é uma dificuldade de coordenação motora que limita o desempenho em atividades como agarrar uma bola, andar de bicicleta, cortar comida, amarrar sapatos e escrever. A dificuldade pode levar a tristeza profunda e até depressão, o que pode fazer com que a criança se isole.
Já a disgrafia é uma alteração que afeta somente a escrita da criança e que se evidencia principalmente na grafia e no traçado. A pessoa com disgrafia apresenta uma escrita mal elaborada, o que pode evidenciar uma deficiência nessa habilidade.
Crianças que apresentam dificuldades nas habilidades motoras, seja TDC ou disgrafia, podem ter a aprendizagem e as relações sociais afetadas. No entanto, o TDC é algo mais complexo e necessita um olhar mais cuidadoso e tratamento adequado. Entenda porquê.

O que é TDC?

O TDC — Transtorno da Coordenação do Desenvolvimento — é um distúrbio das habilidades motoras que afeta crianças em idade escolar. Ocorre quando um atraso no desenvolvimento das habilidades motoras, ou dificuldade em coordenar os movimentos, resulta em uma incapacidade de realizar tarefas diárias comuns, como amarrar sapatos ou descer escadas.
O termo TDC é usado para se referir às dificuldades nas habilidades motoras, não pela falta de prática ou de experiência motora, por outros transtornos ou deficiências de ordem intelectual, sensorial primária ou neurológica. 
O transtorno pode comprometer o desempenho nas tarefas escolares e na socialização. Crianças com TDC são desajeitadas, lentas para movimentar, o que pode levar ao bullying na escola, além do baixo rendimento acadêmico, dificuldades de escrita e compreensão de conceitos matemáticos. No aspecto social, pode levar ao isolamento e dificuldade de pertencimento.
É importante que pais e professores fiquem atento aos sinais e a evolução dos sintomas nos primeiros anos de vida. Observar se há dificuldade com as atividades motoras e diárias. Tanto os pais como os professores podem auxiliar no desenvolvimento global e social dessas crianças através de estratégias diferenciadas. Destaca-se a necessidade de desenvolvimento de propostas que visem potencializar as habilidades das crianças com dificuldades motoras.

Como de faz o diagnóstico do TDC?

O diagnóstico de TDC é feito pelo médico com base em avaliação com teste padronizado de desenvolvimento motor e observação da dificuldade para fazer as atividades diárias, escolares e brincadeiras. O relato dos pais e professores é muito importante nesse momento.
Não se sabe a causa do TDC, mas é alguma coisa relacionada ao funcionamento do cérebro, ainda que não exista uma condição médica ou neurológica que possa ser identificada. Crianças que nascem prematuras têm maior chance de ter TDC, que pode também vir associado ao TDAH, transtornos de aprendizagem e da linguagem.
Depois do diagnóstico, é indicado o tratamento com terapeuta ocupacional, para que ela possa ensinar algumas estratégias. O objetivo é que o tempo da criança seja mais respeitado. Na escola, espera-se que a professora possa adaptar as atividades para que ela consiga realizar com sucesso. Em casa, que os pais passam a dar mais autonomia para realizar tarefas simples, como calçar sapato, amarrar o cadarço, vestir suas roupas. 
O TDC não desaparece com a idade, mas é importante identificar o problema quanto antes, pois há muitas formas de ajudar a criança a superar os desafios. Segundo o DSM-V — Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais — os seguintes critérios são necessários para o diagnóstico de TDC:

  • O aprendizado e a execução de habilidades motoras coordenadas estão abaixo do nível esperado para a idade.
  • As dificuldades das habilidades motoras interferem significativamente nas atividades diárias, escolares, vocacionais e no lazer.
  • O início ocorre no período inicial de desenvolvimento.
  • Dificuldades nas habilidades motoras não são explicadas por atraso intelectual, deficiência visual ou outras condições neurológicas que afetam o movimento.

E a disgrafia?

Como dissemos acima, a disgrafia faz parte das dificuldades de aprendizagem. Embora seja menos grave do que o TDC, precisa ser olhada com atenção quando se manifesta. Isso porque a disgrafia afeta funções importantes do desenvolvimento pedagógico.
As intervenções visam estimular a coordenação motora da criança, pela aproximação dela com seus professores, pais e terapeutas. Isso porque ela precisa sentir confiança para poder se dedicar à escrita, onde está sua dificuldade.
Especialistas em psicomotricidade são muito indicados para trabalhar com crianças com disgrafia. Esse trabalho proporciona as condições necessárias para a eficácia na habilidade da escrita.
Portanto, ainda que o TDC e a disgrafia dizem de problemas com as habilidades motoras, não são a mesma coisa. Possuem características e tratamentos diferenciados, sendo muito importante o diagnóstico precoce para que a criança possa se desenvolver satisfatoriamente. 
Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Referências:
PULZI, Wagner  and  RODRIGUES, Graciele Massoli. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: uma Revisão de Literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.3 [cited  2020-04-22], pp.433-444. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300433
https://www.canchild.ca/en/diagnoses/developmental-coordination-disorder

Você também pode se interessar...

4 respostas em “TDC — Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação ou disgrafia?”

Eu nunca tinha ouvido falar do sobre TDC. Quando meu filho era pequeno, A psicóloga da escola disse que ele era apenas um pouco mais agitado do que as outras crianças, embora eu acreditasse que algo não estava bem. Ao mesmo tempo, não cheguei a um diagnóstico, E , quando ele tinha oito anos eu adoeci com esclerose múltipla, além de estar cuidando de minha filha mais nova, de apenas um ano e meio. Tudo isso fez com que se tornasse mais difícil procurar por tratamento para meu querido filho. Acredito que esse possa ser o distúrbio que tornou a vida dele mais difícil, É agradeço muito pela ajuda. Poderemos conversar sobre o assunto agora com uma base melhor. Muito obrigada mesmo!

Meu filho esta terminando o TCC do curso de Educacao Fisica , e o tema e sobre oTDC,
achei interessante,e nunca tinha ouvido falar sobre este disturbio.
Se fosse possivel tem como me mandar alguma biografia para poder auxilia – lo.
Fico grato. Meu email e
[email protected].
Muito obrigado

Olá Claudio ,tudo bem? Ainda não temos biografia sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *