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03 atividades divertidas com o Princípio Alfabético

O princípio alfabético é o entendimento de que as palavras são compostas de letras e as letras representam sons. Além disso, é a capacidade de usar essas associações de letras e sons para ler ou escrever palavras. 

Depois que as crianças demonstrarem que podem isolar os sons iniciais das palavras, o próximo passo fundamental para a criança aprender a ler é a introdução do princípio alfabético.

O domínio dessa habilidade significa que ela é capaz de entender que as letras são usadas para representar os sons da fala.

E a maior dúvida de pais e professores é como trazer para as crianças atividades que eles gostem, que eles se divirtam e também o principal: aprendam! Por isso vamos falar mais sobre isso nesse artigo, então continue lendo para saber mais sobre tudo isso. 

O que é o Princípio Alfabético

O princípio alfabético é a ideia de que letras e grupos de letras combinam sons individuais em palavras. A capacidade de aplicar essas relações previsíveis a palavras familiares e desconhecidas é muito importante para a leitura.

A correspondência letra-som, ou a relação das letras do alfabeto com os sons que elas produzem, é um componente-chave do princípio alfabético e do aprendizado da leitura. 

Para ensinar a correspondência de sons de letras, é importante trabalhar com alguns sons por vez, ensinando cada letra do alfabeto e seu som correspondente. Para cada relação letra-som, a instrução deve incluir nomear a letra ou letras que representam o som e deve associar uma sugestão de imagem de um objeto com o som alvo para ajudar os alunos a lembrar a relação entre a letra e o som.

Que tarefas os alunos devem ser capazes de demonstrar para indicar o domínio dessa habilidade?

  • Conhecimento do alfabeto
  • ordem
  • número de letras
  • distinguir entre vogais e consoantes
  • Reconhecimento de letras
  • Letras maiúsculas e minúsculas
  • Letras em fontes diferentes
  • Escreva letras maiúsculas e minúsculas
  • Nome da letra / associação de som da letra

Dicas para ensinar 

Aqui estão algumas diretrizes importantes a serem consideradas ao trabalhar com um leitor iniciante ou com dificuldades. Isso ajudará a dar a eles uma compreensão firme do princípio alfabético:

Apresentar apenas sons de letras que são os mais comuns

Você deve esperar até que a criança domine os sons das letras comuns antes de introduzir conceitos mais avançados. Primeiro, ajude seu aluno a desenvolver uma sólida proficiência de trabalho dos fundamentos antes de prosseguir para o aprendizado de nível superior.

Então inicie pelas letras mais fáceis, como as vogais. Depois que ele dominar essas letras e seus sons, passe para as consoantes mais fáceis, como por exemplo o ‘M’. 

Ensine apenas com letras minúsculas para começar

95% do texto escrito é composto por símbolos de letras minúsculas e apenas 5% é composto por letras maiúsculas. Neste estágio do desenvolvimento da leitura, é apenas um bom senso apresentar exclusivamente letras minúsculas. 

Além disso, ajuda a evitar a confusão com várias formas para a mesma letra.

Dê o som da letra em vez do nome da letra

É vital trabalhar no que é mais relevante. Nesta situação particular, independentemente da existência de um modelo cultural de ensino do nome da letra, você terá muito mais sucesso ensinando o som da letra. 

Faça uso de imagens “chave” junto com símbolos de letras

Isso significa trabalhar com um símbolo de letra consistente emparelhado com um objeto, por exemplo, apresentar a letra ‘a’ juntamente com uma ‘abelha’. A criança pode utilizar seu conhecimento fonêmico previamente adquirido para detectar o primeiro som desta palavra, o / a / de ‘abelha’, e então, por associação, detectar a letra do alfabeto.

Para usar e aprender adequadamente este próximo passo, é importante que os jovens sejam capazes de utilizar suas habilidades de consciência fonêmica previamente obtidas para trabalhar essa associação de forma independente com a ajuda de um casal de figuras-chave com cada letra. 

Mais tarde, várias atividades de correspondência podem ser introduzidas, como correspondência de letras inicialmente com a imagem principal e, em seguida, com outras imagens que começam com os mesmos sons das imagens principais.

Atividades divertidas com o Princípio Alfabético

Ensine às crianças as letras em seu nome

Começar com atividades de nomes faz muito sentido! Por um lado, a maioria das crianças já está familiarizada com a aparência de seu nome, o que lhe dá um bom ponto de partida. Também faz sentido começar com atividades de nomes no início do ano letivo, quando vocês estão se conhecendo!    

Você pode começar apenas identificando e nomeando as letras. Uma vez que o domínio do nome da letra é aparente, você pode passar para os sons que cada letra faz. A boa notícia é que a maioria das letras dos nomes está intimamente relacionada a seus sons. Isso ajuda a tornar o princípio alfabético

Construindo palavras

Usando letras recortadas, pode ser em folha de sulfite mesmo ou para usar mais vezes as letras em papelão. 

Faça uma palavra de três letras no chão ou em cima de uma mesa, você pode começar com a palavra ‘SOL’ por exemplo. 

Peça para que a criança leia a palavra e a use em uma frase. Depois mude uma letra para formar uma nova palavra, como ‘SOLA’. Você pode começar adicionando apenas a letra final e depois mudando ela (SOL – SOLA – SOLO). 

Em seguida, mude apenas a letra inicial (COLA – COLO). Finalmente, mude apenas a letra do meio (CELA).

Caça às palavras

Escolha uma letra e faça seu filho procurar cinco itens que começam com o som dessa letra. À medida que cada objeto é encontrado, ajude seu filho a escrever a palavra em uma lista. 

Por exemplo, se o som-alvo for ‘M’, a criança pode encontrar e escrever MAMÃO, MAÇÃ, MÃE e MICRO-ONDAS.

É muito importante lembrar que quando os alunos entendem o princípio alfabético e são capazes de aplicar o que sabem sobre correspondência letra-som para traduzir letras impressas e combinações de letras nos sons que fazem, eles são capazes de ler com precisão um vasto número de palavras, incluindo palavras que nunca encontraram em texto.

Para você entender melhor sobre isso, assista esse vídeo com a Lu! 

Referências 

 National Center on Improving Literacy. What’s the best way to teach the Alphabetic Principle?. Disponível em <https://improvingliteracy.org/ask-an-expert/whats-best-way-teach-alphabetic-principle> Acesso em 22 set 2021. 

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28 respostas em “03 atividades divertidas com o Princípio Alfabético”

Obrigada, prof. Luciana.
Sou aluna percepsom 2.0 e fiz também o percepsom 1 e assistindo as lives consegui alfabetizar meu neto.
Deus abençoe grandemente sua vida

Boa noite eu comprei o pró leia faz uns 10 dias tem previsão de entrega? E quando começa o curso das 180 horas para trabalhar o pró leia.

Boa tarde, achei muito bom seu vídeo, da percepção da fala, trabalhar o nome da letra e o som da letra, não conhecia. Amei !!!!!

As dicas da Lu, foram ótimas.Vou aplicar, no processo de alfabetização com meu filho de 6 anos, e de, meus alunos da Educação infantil. Obrigada Lu!!

Olá, Claideni

Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 😊

Continue nos acompanhando pra ver muito conteúdo útil e didático!

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu nome e Elisangela vcs conhecer essa sídrome noonam? vcs poderia me ajudar trabalhou em uma escola tem uma aluna com essa sídrome !! OBrigagada

Olá, Elisangela

No momento ainda não temos conteúdo sobre esse tema, mas colocaremos em nossa pauta! Obrigada pela participação!

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá, Valquiria

Muito legal, né? Fica ligada nos nossos posts e stories pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Webster – Equipe NeuroSaber 💙

Por gentileza deixa as 3 lives da formação no zap para quem comprar os materiais pois as explicações vai nos orientar. Obrigada bjss da Lu. Pode ser tbem no e-mail

Boa tarde, tenho uma criança diagnosticada com autismo.
O que me deixa angustiada é que a criança não aceita ser tocada nem por mim nem pelos coleguinhas da sala.
Minha sala é de maternal 1 e é natural que as crianças queiram se aproximar, tocar, mas infelizmente a criança não aceita nenhuma aproximação. O que fazer? Preciso de ajuda, como vou estabelecer vínculo se não posso me aproximar da criança . Gostaria de receber sugestões de atividades para que eu possa estar trabalhando. desde já agradeço

Olá Catarina, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos conversar com o especialista que acompanha a criança para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. Separei alguns artigos em nosso blog de atividades sensoriais para trabalhar com a criança: https://institutoneurosaber.com.br/?s=toque&id=19966&post_type=post e em nosso canal no Youtube você encontrará muito conteúdo.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Depois que conheci a Luciana, tirei uma venda dos meus olhos. Até então, me considerava uma sega em relação a consciência fonológica, princípio alfabético… Hoje tenho noção e sei onde quero chegar, dou minhas aulas com intencionalidade! Graças aos ensinamentos e orientações que recebemos de Luciana Brites! Gratidão Luciana! Você é um ser iluminada aqui na Terra. Só tenho a agradecer! Obrigadoooo!

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