Quando começamos a ensinar crianças muito pequenas a escrever, ignoramos seu caminho natural e apropriado para o desenvolvimento. Isso geralmente faz com que desenvolvam hábitos ruins e até mesmo caligrafia inadequada.
Será que sua criança está pronta para aprender a escrever letra cursiva?
Mas, então quando devemos começar a ensinar a letra cursiva para as crianças? Leia mais sobre isso neste artigo!
Por que a letra cursiva é importante?
Aprender a escrever envolve muitas habilidades. As crianças precisam de habilidades motoras finas para escrever e escrever. Colocar as palavras no papel também requer ortografia e outras habilidades intimamente relacionadas à leitura.
É preciso organizar seus pensamentos. À medida que envelhecem, espera-se que as crianças usem uma estrutura de frases e um vocabulário mais complexos.
Eles também precisam fazer mais planejamentos, redação e revisão. Muitas crianças têm dificuldade em usar essas estratégias de autor regulação por escrito .
As crianças desenvolvem habilidades de escrita em ritmos diferentes. Mas eles tendem a atingir certos marcos em certas idades. Veja como as habilidades de escrita normalmente se desenvolvem conforme as crianças ficam mais velhas.
Abordagem psicomotora da escrita
A criança adquire a habilidade da escrita passando por algumas etapas do desenvolvimento psicomotor que servirão de base para que isso aconteça. O processo tem que ser visto de forma hierarquizada e deve ocorrer na seguinte ordem:
Tônus e equilibração
São desenvolvidos nos primeiros dois anos de vida da criança, através da própria ontogênese da criança, ou seja: rolar, rastejar, engatinhar, até o momento de andar. Cada habilidade desenvolvida faz com que a criança ganhe mais estrutura para a aprendizagem de novas habilidades, partindo das simples para as mais complexas.
O tônus é a capacidade de contração e distensão muscular, independentemente da idade. Ele permeia a nossa capacidade motora, quando falamos, sentamos e escrevemos, por exemplo.
Lateralização
É a noção de direita e esquerda e dominância desses lados.
Noção de corpo
Além da percepção do próprio corpo, tem-se a noção do desenho do corpo e noção de esquema e imagem corporal;
Estruturação espaço temporal
Envolve tanto as questões visuais como as auditivas, temporais, occipitais, relação do tempo e posição do espaço.
Praxia global
Organização e controle corporal;
Praxia fina
É o controle das funções manuais.
Segundo alguns estudos, quando fazemos a correlação das áreas neurofuncionais, fica claro que a deficiência na escrita decorre da falta de estímulos adequados das habilidades anteriores necessárias para que a escrita se concretize de forma eficaz, visto que a escrita é o resultado de questões corticais, cognitivas e motoras, que devem ser estimuladas durante os sete primeiros anos de vida.
Habilidades necessárias para a escrita
As habilidades necessárias para que a escrita da letra cursiva aconteça, são:
- Tônus: força que a criança entrega;
- Direcionalidade visual: ocorre da esquerda para a direita e de cima para baixo,
- Coordenação viso-motora: uma das habilidades mais importantes nesse processo, já que quando a criança é pequena é a mão que guia o olho, mas conforme o amadurecimento cognitivo ocorre, o olho passa a guiar a mão. Por isso a importância das brincadeiras;
- Ritmo: é rápido ou lento.
Qual a idade para iniciar o ensino da letra cursiva
A letra cursiva envolve a coordenação olho-mão também, no entanto, cada letra começa em um novo ponto e um aluno precisa ser capaz de pegar o lápis e colocá-lo no ponto de partida apropriado de cada letra para produzir um trabalho legível que também está escrito corretamente.
Além disso, a maioria das escolas começa a ensinar escrita cursiva na terceira série ou quando os alunos têm 8 anos.
Nessa época, as crianças já têm idade suficiente para se concentrar no movimento do lápis e têm as habilidades motoras necessárias para fazer loops enquanto escrevem letras diferentes.
Benefícios da escrita cursiva
- A letra cursiva ativa diferentes partes do cérebro do que a escrita ou impressão normal. Também fortalece os músculos das mãos e melhora as habilidades motoras que duram a vida toda.
- Os alunos são capazes de compreender as diferentes formas das letras para que possam ler vários textos, independentemente da forma dos alfabetos.
- Crianças disléxicas podem achar o cursivo mais fácil de entender porque as letras não são semelhantes, ao contrário das letras impressas .Os alunos que sofrem de espelhamento de “d” e “b” ou “p” e “q” se beneficiarão quando escreverem em cursivo.
- A escrita à mão é melhor porque o espaçamento entre as palavras é controlado de maneira adequada.
Por isso, estudos não apenas indicam que os alunos que aprendem a letra cursiva na primeira série obtêm melhores resultados em ortografia e leitura mais tarde, os cientistas descobriram uma relação direta entre a qualidade da caligrafia e a qualidade do texto escrito.
A relação entre a letra cursiva e a qualidade da composição pode até ser vista em ressonâncias magnéticas.
Os cérebros das pessoas com boa caligrafia mostram mais atividade em áreas associadas à cognição, linguagem e funções executivas do que os cérebros das pessoas com caligrafia pobre.
Ficou alguma dúvida? Então, assiste essa LIVE com a Luciana Brites!
9 respostas em “Quando iniciar o ensino da letra cursiva”
Amo suas lives. Aprendo muito com elas. Gratidão por compartilhar seus conhecimentos.
Olá, Maria
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando! 😍
Webster,
Equipe NeuroSaber 💙
Fiquei na dúvida…estudos indicam o início da letra cursiva na primeira série, hoje primeiro ano(6anos), mas no início do texto o indicado é a partir do terceiro ano(8anos)…???
Olá Sonia, tudo bem?
No primeiro ano, como as crianças ainda estão se apropriando do sistema de escrita, recomenda-se a letra bastão.
Aqui está um vídeo explicativo sobre: https://www.youtube.com/watch?v=-3nZXIvivjk
No nosso canal do YouTube e no nosso perfil do Instagram, temos conteúdos relacionados a esse tema!
Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙
Isso. O texto menciona que quem aprende logo na primeira série demora a obter resultados na ortografia. Por isso o ideal é o 3o ano ou 8 anos de idade
Sonia, vou dar minha opinião por estar a três anos trabalhando com o terceiro ano (alunos com 8 anos) acredito que deve-se ensinar a escrita cursiva ainda no segundo ano e consolidar essa habilidade no terceiro ano. Tem aluno que chora na sala de aula por que não tem o domínio da escrita cursiva por isso acredito que aos 7 anos o aluno já deve vivenciar essa experiencia. Pesquisas apontam que quanto antes melhor, porém precisamos ter bastante cuidado para não excedermos com os pequenos na hora da escrita.
Muito obrigada pela atenção!
O meu filho começou a cursiva com 4 anos.
Lu, assistir seus vídeos é simplesmente maravilhoso, os aprendizados são riquíssimo.