Skip to content Skip to footer

Aprendendo conceitos de matemática em um supermercado

Aprendendo conceitos de matemática em um supermercado. Quando aplicados em atitudes simples, os princípios básicos da matemática são extremamente valiosos para o aprendizado da criança.

A matemática muitas vezes é vista como um “bicho de sete cabeças” por algumas pessoas, mas não precisa ser assim. Por isso, para que as crianças a enxerguem de forma descomplicada, é preciso uma metodologia que a aproxime de situações do mundo real.

Ou seja, essa é uma das formas para que a matemática deixe de ser considerada uma “vilã” pelos alunos. Principalmente, por fazer parte de nossa vida desde a primeira infância e está presente em diversas situações do dia a dia.

Além disso, alguns princípios básicos da matemática podem começar a ser estimulados em momentos do cotidiano, como durante uma ida ao supermercado. 

Com isso em mente, aqui estão algumas maneiras de reforçar conceitos matemáticos fundamentais. Sem dúvida, uma ou duas atividades dessas irão adicionar uma dose de diversão ao seu passeio.  

5 DICAS PARA FAZER SUA IDA COM A CRIANÇA AO SUPERMERCADO VALER A PENA

 1- Contar:

– Mostre para a criança as placas que indicam os números de cada setor, corredor ou departamento, por exemplo: “Corredor 1, corredor 2…”. Vale ressaltar que é importante seguir a ordem numérica para que a criança comece a ter a noção da sequência correta de contagem;

– Conte com o seu filho os produtos que foram colocados no carrinho, como 1 pacote de papel higiênico, 1 saco de arroz, 2 caixas de leite, 3 barras de sabão, e assim por diante. Caso você adicione mais unidades do mesmo item, explique para a criança: “Antes nós tínhamos 2 caixas de leite, mas vou colocar mais uma, então vamos contar: 1, 2, 3. Agora são 3 caixas de leite”;

– Inicie o uso da palavra “mais” para indicar e comparar quantidades, por exemplo: “nós compramos mais caixas de leite do que sacos de arroz”.

 2- Descrever e comparar:

– Descreva e compare os itens de acordo com suas cores ou tamanhos, por exemplo: “maçãs vermelhas e maçãs verdes”; “esse saco de pães amarelo é maior que o saco de pães vermelho”;

– Compare as temperaturas dos diferentes ambientes. Isso pode ser feito nos setores variados do supermercado, descrevendo como é frio na parte onde ficam os sorvetes e congelados,      diferente do local da lanchonete, que é mais quente;

– Descreva e compare os tamanhos dos produtos, refletindo se são grandes ou pequenos: “a melancia é grande, já as uvas são pequenas”;

– Ensine as noções de peso, por exemplo, ao carregar as compras, relatando quais sacolas estão leves e quais estão mais pesadas.

Aprendendo conceitos de matemática em um supermercado

3- Encontrar as formas:

– Destaque as formas dos produtos e dos elementos do supermercado e os nomeie, por exemplo: os pisos podem ser quadrados, as rodas do carrinho têm formato de círculo, os pedaços de queijo são em formato triangular, dentre outros;

– Peça para o seu filho identificar os produtos e suas formas, por exemplo: “a pizza tem que formato?”, “qual desses queijos tem o formato de um triângulo?”. É comum que a criança se confunda ou não consiga responder em algumas situações, por isso, é fundamental ter paciência e explicar de forma clara e objetiva para que ela possa compreender e      memorizar as informações gradativamente.

4- Usar termos que indiquem posição:

– É importante utilizar termos, como: ao lado, em cima, atrás, dentro, fora, embaixo. Por      exemplo: “o biscoito que você gosta está na prateleira de cima” ou “as bananas ficam ao lado das maçãs”;

– Aos poucos, peça para seu filho mostrar a localização de um produto específico, em seguida reforce a indicação da posição: “Muito bem! O seu biscoito está na prateleira de cima”;

Use as palavras de posição dentro e fora: “as batatas estão no carrinho, vamos colocá-las dentro da mala do carro” ou “os biscoitos devem ser guardados fora da geladeira”.

Aprendendo conceitos de matemática em um supermercado

 5- Encontrar padrões:

– Mostre e explique como os itens são separados e classificados através da cor, por exemplo: os pimentões vermelhos ficam em uma caixa e os verdes ficam em outra; as latas vermelhas ficam em uma prateleira e as amarelas ficam em outra;

– Observem juntos o setor de frutas e verduras e destaque como cada produto é separado e classificado, mostrando a organização e distribuição dos itens. Para ficar mais fácil de visualizar, você pode ir nomeando cada item;

– Explique a sequência dos acontecimentos, ou seja, relate para o pequeno a rotina no supermercado, por exemplo: “selecionamos os produtos, pagamos pelo que escolhemos, colocamos os produtos nas sacolas e os levamos para casa”. Com o tempo, você pode pedir      à criança para ir completando o próximo passo da rotina.

Listamos aqui algumas maneiras de reforçar conceitos fundamentais de matemática, incluindo operações, vocabulário matemático e estimativas. Mas, não tente todas essas atividades em uma única viagem de compras. Aproveite para estimular essas habilidades sempre que puder!

REFERÊNCIAS

 PONTES, E. A. S. A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1166–1176, 2020. DOI: 10.17648/diversitas-journal-v5i2-1059. Disponível em: https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1059. Acesso em: 15 jul. 2022.Got Math? 20 Tips for Making Your Trip to the Grocery Store Count. Zero to Three, 2022. Disponível em: https://www.zerotothree.org/resources/2225-go

Deixe um Comentário

0.0/5