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Quais são as principais características do Autismo?

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista — TEA — tem como principais características padrões de comportamento repetitivos e prejuízos na comunicação e interação social.

Geralmente, o diagnóstico do autismo é realizado ainda na primeira infância, pois os sintomas podem ocorrer antes dos 3 anos, de acordo com a American Autism Association.

O termo “espectro” refere-se a uma ampla variedade de sintomas e níveis de gravidade dentro do TEA. Algumas pessoas com autismo enfrentam prejuízos graves, enquanto outras podem funcionar de forma mais independente. Saiba mais, neste artigo.

O que é autismo?

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. Na edição mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), alguns transtornos foram englobados no espectro, são eles:

  • Síndrome de Asperger.
  • Transtorno desintegrativo da infância.
  • Transtornos invasivos do desenvolvimento não especificados.

Embora ocorram diferentes níveis de TEA, as características mais comuns incluem prejuízos na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos.

Algumas crianças com autismo podem apresentar sintomas quando ainda são bebês, enquanto em outras os sinais aparecem mais tarde, até os 3 anos.

O autismo também pode estar associado a outras condições, como epilepsia, distúrbio do sono, TDAH, entre outras.

Quais as principais características do autismo?

As principais características do TEA estão relacionadas à prejuízos na interação social e comunicação, incluindo:

  • padrões incomuns de fala;
  • falta de contato visual;
  • não responder quando chamado pelo nome;
  • desenvolvimento tardio das habilidades de fala;
  • dificuldade em manter uma conversa;
  • repetição de frases ou palavras;
  • dificuldade em compreender os sentimentos dos outros e expressar os seus;
  • comportamentos repetitivos ou incomuns.

Dentre os comportamentos atípicos, podemos notar que as crianças com autismo podem demonstrar extrema atenção ou interesse por determinado objeto; realizar movimentos repetitivos com o corpo, alinhar ou organizar brinquedos em linha, entre outros. 

Além disso, a manutenção de uma rotina, onde a criança com autismo tem uma certa previsibilidade dos acontecimentos, é um traço comum no TEA. Em geral, as mudanças na rotina ou a exposição a ambientes barulhentos e super estimulantes pode perturbar as crianças com autismo, levando a explosões de raiva, frustração, angústia ou tristeza.

O diagnóstico do autismo é clínico, feito por um médico especialista, através dos relatos dos pais sobre o comportamento da criança e observação desta em diferentes ambientes.

Quais são as causas do autismo?

As causas do autismo atualmente são desconhecidas, mas existem muitos estudos e pesquisas que analisam o desenvolvimento do TEA. Pesquisadores identificaram genes que  surgem por mutação espontânea ou são herdados, que parecem ter conexões com o autismo. 

Pessoas com autismo também podem sofrer alterações em áreas cerebrais que afetam a fala e o comportamento. Fatores ambientais também podem influenciar o desenvolvimento de TEA, embora esse fator ainda não seja confirmado pela ciência.

Qual o tratamento para o autismo?

Não existe um tratamento único para o autismo, pois cada criança é única. Ainda que existam sintomas comuns, é preciso analisar as características de cada um. O médico ou psicólogo especialista em autismo irá encaminhar a criança para um tratamento multidisciplinar, de acordo com suas necessidades.

Dentre as intervenções que contribuem para o desenvolvimento de habilidades nas crianças com autismo, estão:

Análise Aplicada do Comportamento (ABA)

No modelo de intervenção ABA, o primeiro passo é aprender sobre os comportamentos específicos da criança com autismo, assim como os efeitos do ambiente sobre esse comportamentos e como ela aprende. O ABA visa aumentar os comportamentos desejáveis ​​e reduzir os prejudiciais através do reforço positivo.

O modelo de intervenção ABA ajuda a melhorar a comunicação, memória, foco e o desempenho acadêmico, analisando os comportamentos atuais da criança e ensinando novas ações passo a passo.

Terapia Ocupacional 

A Terapia Ocupacional ajuda a criança com autismo a desenvolver habilidades para a vida cotidiana para conquistar autonomia, como vestir-se sem ajuda, cuidados básicos de higiene e habilidades motoras finas. 

Fonoaudiologia

O tratamento com fonoaudiólogo ajuda a criança com autismo a enfrentar suas dificuldades de comunicação. O tratamento também visa ensinar a interpretar a linguagem não verbal, sinais fundamentais para interação social.

Não há cura para o autismo. No entanto, com um diagnóstico precoce e tratamentos adequados, a criança com TEA pode desenvolver habilidades essenciais para a sua vida cotidiana e escolar.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento, uma condição complexa cujas principais características são dificuldades na interação social e na comunicação. É importante lembrar que existem diferentes níveis de autismo, o que faz com que algumas pessoas com TEA adquiram autonomia, enquanto outras requerem cuidados e apoio constantes.

Se restou alguma dúvida sobre as principais características do autismo, deixe nos comentários.

Referências:

BACKES, Bárbara. Regina Basso Zanon. Cleonice Alves Bosa. Características Sintomatológicas de Crianças com Autismo e Regressão da Linguagem Oral. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v33/1806-3446-ptp-33-e3343.pdf

SOUZA, Pedro Miguel Lopes. Caracterização da síndrome autista. Disponível em:  https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0259.pdf

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27 respostas em “Quais são as principais características do Autismo?”

Minha irmã é epiletica e eu suspeito que meu filho de 1 ano e 6 meses seja autista. Meu filho pode ter epilepsia tb?

Olá Julianna, tudo bem? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso ‘blog’ que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Adquirir conhecimentos sobre as características que evidenciam uma criança com TEA, contribuem para entender como se comporta a criança, no ambiente escolar, e o professor assim, possa intervir ajudando-o no processo de sua aprendizagem, sendo importante também, para orientar os pais, sobre quais profissionais especializados a criança precisa de atendimento.

Boa tarde tenho um primo com 20 anos autista ele não sabia fazer completamente nada,nem sabia o que era celular televisão coisas mais simples com muita dificuldade persistência consegui ensina coisas mais simples como amarrar tênis ele sabe mexer TD q for em celular ligar pra alguém manda foto vídeo sabe diferenciar as cores o quê é cada objetivo para que serve ,mais sua dificuldade maior é aprender a ler ele aprende tudo em coisas de segundo mais depois não lembra de ND do que ensinei o que posso fazer

Olá Larissa,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Meu primo tbm não sabe qual idade ele tem qual nome dele completo aonde mora endereço qualquer pessoa que chega nele pergunta nome dele idade endereço que problema ele tem ele não sabe fala ele não lembra ele sempre tem q tar com alguém do lado para fala qual nome dele a idade onde mora TD isso

Tenho um filho de 4 anos o nome dele é Pedro, não sei se ele é autista, pois ainda não foi avaliado por um especialista.
Ele demorou muito para falar, sempre foi de subir em todos os lugares, se irrita com facilidade e é cheio de manias sem contar que agora ele fica se machucando para chamar a atenção, fica batendo com a cabeça no chão quando tá com raiva por algum motivo ou então fica chorando muito e as vezes morde os próprios dedos, grita várias vezes e eu não sei bem como agir.

Ele responde pelo nome quando chamado? Ficar batendo a cabeça eh uma característica de autismo. A fala atrasada também. Procure um profissional para orientar você. Quanto mais cedo forem feitas intervenções mais rápido ele irá se desenvolver. Boa sorte.

Oi eu tenho um filho de 6 anos,acho q ele tem autismo pois ele se irrita com facilidade, eu q tenho q escova os dentes dele,n suporta barulho de nada,fica estressado, tem q ser tudo do jeitinho dele, ppde ser autismo? Ele demorou pra anda e falar também

Olá, Keina

Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Webster
Equipe NeuroSaber 💙

Minha neta tem Três anos, ela brinca sozinha e quando lhe perguntam uma coisa ela repete aquela o que lhe perguntaram. será que são sinais de autismo?

Olá, Lopes, tudo bem?

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho tem 2 anos ainda fala bem pouco .ele chora por tudo que quer se joga no chão. Não fala bem .só escuta as vezes quando chamamos pelo seu nome .será que ele pode ser autista?

Olá, Rita

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Minha filha tem 3 anos e 4 meses, ela foi diagnosticada com autismo, ela fala de tudo, conta do 1 até o 20 “até o 10 ela conta em inglês”, brinca com outras crianças normal, sabe todas as letras do alfabeto, quase todas as cores “algumas em inglês”.
Ficava me perguntando o porque ela foi diagnosticada com autismo.!
Depois fiquei sabendo que era por causa de alguns comportamentos, e quem descobriu foi a professora na creche…
Ela costuma colocar os carrinhos em fileira, ela tem uma cisma com vestido, tudo dela é vestido,de vez enquanto ela pega o celular e fica no cantinho do sofá, quando pego o liquidificador ela sai correndo para o quarto com os dedos no ouvido “até que agora ela está se acostumando, peço ela ajuda pra fazer vitamina e tem vez que ela fica numa boa”, na hora do parabéns em alguns aniversários ela pede colo e tampa os ouvidos, tem hora que ela tá chorando e do nada ela começa a dá gargalhadas e quando as coisas não são do jeito dela sai de baixo,a pirraça e certa.!
Gostaria de saber se essas atitudes são mesmo do autismo ?

Olá Alex, tudo bem?

Cada criança é única e nem sempre ela tem que apresentar todas essas características para ser diagnosticada com TEA. Existem casos mais leves e outros mais graves, mas independente do grau do autismo, a criança precisa de um acompanhamento multidisciplinar.Por isso é importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá boa noite,me chamo Valéria tenho um filho de 8 anos de 1 ano pra vem percebendo alguns comportamentos nele que as vezes me deixa em dúvidas ..
As vezes ele se irrita com coisas bobas..as vezes ele chora só da gente falar com ele com as vezes simples (como por exemplo,dele encher uma garrafa dele ajuntar algo do chão,etc…)
As vezes ele se esquece das coisas em segundo …
Então queria poder tirar uma pequena dúvida em relação a esses comportamentos

Olá Valeria, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho tem 2 anos e 8 meses, ele tem um certo atraso na fala, porém compreende tudo q falamos, ele anda na Ponta dos pés, qundo ele tá irritado bate a cabeça na parede, se irrita com facilidade, ele tem um gosto estranho pra idade dele, costuma ver vídeos no youtube, de máquinas de guerra, avioes, carros, barcos etc..algumas pessoas já me endagarqm se ele e autista, mas não sei o q dizer, marquei uma consulta com o neuropediatra pra ver o q ele diz

Olá Oto, tudo bem?

Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Tenho uma co tecida que sofreu com aprendizagem com a pandemia. Porém esta no terceiro ano e não ler. O que sera q acontece com ela

Olá Maria, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Boa-noite! Meu filho tem 8 anos e não gosta de se enturmar na escola . Porém é uma criança muito inteligente, suas notas 10 em tudo , só matemática que tirou 9 . Ele é obcecado por estudar história e geografia, capitais do mundo inteiro e bandeiras. A professora, falou que seria bom eu investigar pq esse comportamento de se isolar não é normal . Fui orientada o procurar neuropsicologo para ver se pode ser autismo.
Ele não se incomoda com barulhos e outros relatos que ouvi. Pode ser características de uma criança autista ?

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