Voltar

Saiba como reconhecer e resolver problemas de leitura

Saber identificar problemas de leitura durante os primeiros anos de escola é essencial para evitar prejuízos na vida social e escolar da criança.

Com dificuldades de leitura, a criança também terá dificuldade em desenvolver suas habilidades de escrita, o que pode ser causar baixa auto estima e, futuramente, trazer dificuldades para sua vida profissional.

Sabendo disso, pais e educadores estão buscando quais sãos as melhores estratégias para identificar e resolver os problemas de leitura dentro da sala de aula assim que eles aparecem. Continue lendo para identificá-los! 

O que são Problemas de Leitura?

Consideramos que existe um problema de leitura quando uma criança com habilidades intelectuais adequadas à idade tem desafios significativos com a leitura.  

Crianças com problemas de leitura podem ter habilidades intelectuais de média a acima da média em comparação com seus colegas de classe, mas têm muitos problemas com a leitura. 

Essas dificuldades afetam o desempenho deles na escola, e seu desempenho fica bem abaixo do que é esperado para crianças de sua idade, série e capacidade intelectual.

Os problemas de leitura podem incluir se manifestar apresentando dificuldades nos seguintes aspectos:

  • Processamento fonológico – a capacidade de quebrar palavras em sons;
  • Fluência ou velocidade de leitura;
  • Compreensão do que foi lido.

Em outras palavras, uma criança com problemas de leitura tem problemas em ler palavras com precisão e / ou rapidez, ou em compreender o que estão lendo.

Problemas com processamento fonológico

Crianças com problemas no processamento fonológico têm dificuldade em processar os sons da linguagem. 

Essas dificuldades incluem problemas com consciência fonológica (rima, exclusão de sons, mistura de sons), memória fonológica (lembrar sons em palavras) e recuperação rápida de palavras (criar palavras ou nomear objetos e símbolos rapidamente). 

Problemas com o processamento fonológico podem levar a problemas de ortografia e a um vocabulário limitado, o que também pode afetar a compreensão de leitura da criança.

Problemas com fluência de leitura

A fluência de leitura ocorre quando um leitor pode reconhecer muitas palavras de vista e decodificar rapidamente palavras desconhecidas. A fluência de leitura é importante porque dá ao leitor mais tempo para pensar sobre o significado de uma passagem ou história. 

Algumas crianças conseguem decodificar e reconhecer palavras com precisão, mas têm problemas com o processamento ortográfico (lembrando-se das regras de ordem e combinação das letras). 

Essas crianças têm dificuldade em reconhecer palavras que já conhecem e dependem muito de pronunciar palavras comuns.

Como resultado, demoram mais para lerem passagens ou histórias e tendem a ler de forma instável e forçada. Porque tanto esforço é colocado na leitura das palavras, eles também lutam com a compreensão de leitura (o significado geral do que estão lendo).

Problemas com compreensão de leitura

Quando uma criança tem dificuldade em entender o que as palavras significam depois de lê-las, existe um problema na compreensão de leitura.

Crianças que podem ler fluentemente, mas ainda têm problemas de compreensão, muitas vezes têm problemas em entender o significado geral do que estão lendo.

Como resolver?

De acordo com um estudo realizado por Duke e Pearson (2002), existem estratégias auxiliares que são relevantes para impulsionar o processo de leitura, sendo elas:

Predição: Para facilitar a compreensão do texto, a partir de conhecimentos existentes, procure explorar maneiras de antecipar ou prever os próximos acontecimentos da obra que está sendo lida. 

Pensar em voz alta: Enquanto a criança lê, peça para que ela verbalize seus pensamentos sobre o texto.

Estrutura do texto: Analise as partes que compõem o texto e peça para que os alunos façam o mesmo, descrevendo o cenário, personagens ou até mesmo o tema.

Representação visual do texto: Escreva algumas das palavras do texto na lousa. O apoio visual ajuda as crianças a criarem associações e uma imagem mental do que leem. 

Resumo: Realizar resumos após a leitura, auxilia na compreensão global do conteúdo, pois incentiva os alunos a destacarem as informações principais do texto.

Questionamento: Essa estratégia também permite que a criança faça uma reflexão sobre o que ela acabou de ler. 

Tratamento

Os problemas de leitura podem ser tratados com intervenções precoces.

Quanto mais cedo uma criança com problemas de leitura receber uma intervenção  baseada em evidências, maior será a probabilidade de alcançar os colegas e atingir a proficiência na leitura.

É importante dizer que, não somente durante o desenvolvimento da leitura, mas também durante o da escrita, professores e pais são figuras muito importantes para o processo de aprendizagem das crianças. 

Por isso, é necessário que ambos tenham um olhar atento para identificar e prevenir possíveis prejuízos que esses problemas possam trazer a médio ou longo prazo.

Que tal ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre o assunto? Neste vídeo abaixo, o Dr. Clay nos explica mais sobre o assunto, explicando características sobre problemas de leitura e quando eles podem ser um indicativo de transtornos do neurodesenvolvimento! É só clicar aqui embaixo!

Referências:

About Kids Health.ca. n.d. Reading disabilities: Overview. [online] Disponível em: <https://www.aboutkidshealth.ca/article?contentid=3859&language=english#/> [Acesso em 20 agosto 2021].

Campos Caiado, E., n.d. Como orientar os alunos com dificuldades na leitura – Educador Brasil Escola. [online] Educador Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-orientar-os-alunos-com-dificuldades-na-leitura.htm> [Acesso em 20 agosto 2021].

Você também pode se interessar...

6 respostas em “Saiba como reconhecer e resolver problemas de leitura”

Que artigo maravilhoso! Enfatiza um conhecimento rico e muito importante no processo de Alfabetização. Além da linguagem ser bem esclarecedora. Obrigada!

Estou amando tudo que vocês tem me man do sobre alfabetização. Estou aprendendo, e quero aprender mais e mais. Pode continuar me mandando tudo que puderem mandar, ficarei cada vez mais grata a vocês. Quando terminar tudo , se puder mandar mandarem atividades para que eu possa trabalhar com as crianças,. Se não for pedir demais e desde já fico agradecida.

Minha filha tem 10 anos e às vezes percebo que, ao ler em voz alta, ela inicia uma palavra e completa sem lê-la inteira. Às vezes saem palavras que não tem sentido e aí ela corrige. No geral o texto sai perfeito, mas percebo que isso acontece com frequência. Ela lê bem rápido, então parece que está lendo tudo certo. Também acontece de “comer” palavras ou pequenos trechos. Tenho a impressão de que ela não lê palavra por palavra. Isso é normal? Caso não seja, o que pode ser? Como devo proceder? Que profissional devo procurar? Desde já agradeço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *